Na imagem, um homem apontando para uma ilustração de um foguete (em neon branco) a sua frente.

Opções de negócios para abrir e começar a empreender!

O mundo dos negócios oferece diversas possibilidades para quem deseja dar vida a suas ideias. Entretanto, em meio a tantas opções de negócios para abrir, é possível que você tenha dúvidas sobre qual mercado está mais alinhado com seus interesses, habilidades e tendências atuais.

Para simplificar sua escolha, apresentamos oportunidades em setores diversos, desde os mais tradicionais até os emergentes, cobrindo uma ampla gama de possibilidades para que você possa se inspirar. Se você também está em dúvida sobre como iniciar sua carreira empreendedora, continue a leitura e confira nosso artigo!

Por que começar a empreender?

Há diversos motivos pelos quais você deve começar a empreender agora! O empreendedorismo oferece diversas oportunidades únicas e vantagens que são muito atraentes em relação às demais carreiras.

Um dos principais motivos para escolher essa profissão se refere à autonomia e à independência que ela possibilita. Não para fazer tudo o que quiser, afinal, há responsabilidades ao conduzir uma empresa, mas para que você possa dar vida aos seus projetos e planos.

Além disso, para muitos, a vida empreendedora traz um senso de realização pessoal por conseguir transformar uma ideia em uma empresa capaz de atender seu público e gerar valor. O potencial de ganhos também é um aspecto que deve ser considerado, tendo em vista que você pode obter retornos significativos. Assim, além de aumentar seu patrimônio, é possível criar oportunidades de emprego para outras pessoas.

Quais as melhores opções para iniciar um negócio?

Agora que você já sabe quais são as principais razões para começar a empreender, que tal descobrir opções de negócios lucrativos que você pode iniciar? A seguir, destacamos várias alternativas para você tirar as ideias do papel e começar a viver o sonho do empreendedorismo. Confira!

Invista no comércio eletrônico

Com o mundo cada vez mais digitalizado, abrir um comércio eletrônico representa uma excelente oportunidade para começar a empreender e a lucrar por meio do seu próprio negócio.

É possível vender uma ampla gama de produtos. Além disso, o investimento inicial tende a ser atrativo, já que não é necessário ter um ponto físico. Vale ressaltar a necessidade de fazer uma boa divulgação para alcançar mais pessoas e conseguir ótimos resultados para a sua nova empresa.

Ofereça serviços de consultoria online

A segunda opção de negócios que vamos destacar é voltada para os serviços. A consultoria online representa mais uma ótima oportunidade, principalmente se você tem conhecimentos que podem agregar valor para pessoas ou empresas.

Por exemplo, você pode vender serviços de consultoria sobre finanças pessoais ou empresariais, de marketing, de moda ou de algum conhecimento que seja do seu domínio e que as pessoas estejam dispostas a pagar. Vale investir em construção de autoridade por meio de conteúdos, pois isso facilitará as vendas.

Abra uma empresa de alimentação

Mais uma opção para começar a vender e lucrar é o ramo de alimentação. Há muita facilidade para iniciar um negócio nessa área, dado que a demanda por comida é elevada e você pode começar a empreender com pouco recurso.

Por exemplo, consegue-se começar a venda de doces como brigadeiros com um baixo investimento inicial. Com o lucro obtido, é possível reinvestir para expandir a empresa e aumentar o nível de retorno conquistado. Aos poucos, você pode criar um negócio de sucesso sem a necessidade de muito dinheiro para dar o pontapé inicial.

Empreenda no ramo da saúde

Se você possui formação na área da saúde, este setor oferece boas perspectivas para quem quer começar seu próprio negócio. Isso acontece porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar, buscando por profissionais que ajudem a alcançar boa qualidade de vida.

Desse modo, abre-se uma ótima oportunidade para personal trainers, nutricionistas, esteticistas e muitos outros profissionais que desejam empreender nessa área. Com o alcance das redes sociais e uma boa gestão financeira, é possível alcançar clientes e obter ótimos retornos por meio dessas atividades.

Venda seus produtos artesanais

A quinta opção de negócio possível e que pode dar um bom retorno é o artesanato. Caso você tenha habilidades manuais, vender produtos personalizados pode ser uma boa forma de empreender e alcançar todas as vantagens que citamos logo no começo deste texto.

Isso porque é possível desenvolver uma série de produtos que, com boas ações de marketing, são vendidos por um preço bem lucrativo. Entre os itens que podem ser desenvolvidos, estão camisetas personalizadas, canecas, quadros e até mesmo bolsas.

Desenvolva cursos online

Por fim, vale a pena apostar no mercado de cursos online. Mesmo para quem não é professor, ensinar no digital é uma excelente forma de ganhar uma renda extra ou até mesmo iniciar um negócio próprio.

Pense em alguma área na qual você se destaca e comece a investir na orientação de pessoas que buscam informações sobre essa temática. Depois, basta estruturar um curso e disponibilizá-lo em grandes plataformas como a Hotmart ou a Eduzz, por exemplo.

Além de um baixo custo inicial, você consegue iniciar suas atividades imediatamente. Portanto, para quem detém conhecimentos específicos sobre uma determinada área, vale a pena considerar essa modalidade de empreendimento.

Como iniciar um negócio próprio?

Para alavancar sua empresa, é necessário cumprir alguns requisitos importantes para a organização financeira e a gestão dos recursos disponíveis. Veja, a seguir, quais os principais passos na criação da sua empresa:

  • tenha um plano de negócios detalhado;
  • consiga recursos por meio de sócios, parcerias ou financiamento;
  • identifique quais são os seus diferenciais competitivos;
  • tenha um bom planejamento de marketing;
  • estruture os aspectos fiscais e tributários da sua empresa;
  • conte com a ajuda de especialistas em contabilidade para evitar erros e problemas com o fisco.

Entendeu como existem diversas opções de negócios para abrir que você pode explorar? Ao alinhar suas habilidades com as demandas do mercado, é possível identificar com clareza em qual opção investir. Esse alinhamento é essencial para o sucesso do seu empreendimento, pois permitirá que você aproveite seus pontos fortes e explore setores com potencial de crescimento.

Não sabe como lidar com aspectos burocráticos do negócio? Então, conte com a Contabilivre para abrir sua empresa gratuitamente e tenha acesso a benefícios exclusivos!