Na foto, uma mulher jovem, vestida com camisa branca e um colete azul, com os braços cruzados em cima da mesa, a sua frente na mesa, há um notebook, um óculos e alguns papéis.

Qual tipo de empreendedor você é? Veja neste artigo

Assumir o comando de um negócio pode ser uma atividade empolgante, mas também que exige muito comprometimento e preparação. Antes de iniciar sua jornada, vale a pena identificar que tipo de empreendedor você é,  para que assim, haja uma valorização das suas habilidades e aptidões naturais na hora de empreender.

Afinal, cada pessoa conta com conhecimentos únicos e que impactam diretamente no sucesso do seu empreendimento. Para esclarecer um pouco mais sobre esse assunto, preparamos este artigo sobre os principais perfis empreendedores, além de mostrar como identificar o seu e aproveitar suas características para alcançar objetivos empresariais. Quer saber mais? Então siga a leitura e confira nosso conteúdo!

Por que conhecer os tipos de empreendedores?

Ao conhecer os principais tipos de empreendedores, você consegue ter mais clareza sobre em qual categoria se enquadra, além de descobrir quais qualidades podem ser potencializadas para alcançar as metas do seu negócio.

Esse tipo de conhecimento também ajuda a identificar quais setores ou atividades poderiam ser beneficiadas por suas aptidões pessoais. Assim, para quem está com alguma dúvida sobre qual segmento de mercado escolher, entender qual é o seu perfil pode ajudar nessa decisão.

Conhecer mais sobre os diferentes perfis de empreendedores também contribui para que você compreenda sobre o ecossistema empresarial como um todo, identificando tendências e compreendendo quais as oportunidades para pessoas com suas características. Essa visão ampliada é essencial para conhecer mais sobre o mercado e suas possibilidades.

Quais são os principais tipos de empreendedores?

Você já parou para pensar quais são os tipos de empreendedores, suas principais características e como atuam? Entender essas informações vai te ajudar a melhorar a sua forma de empreender e trazer mais resultados para o seu negócio. Por isso, elencamos os principais tipos a seguir.

Independente

O empreendedor independente ainda não legalizou a sua empresa, mas o seu negócio já existe há alguns anos. Apesar de não ter muito conhecimento formal, ele se destaca no mercado e consegue ótimos resultados.

Isso acontece devido a sua habilidade em negociar, o que acaba gerando muitas vendas. Porém, ainda tem desafios na parte de gestão do negócio, o que pode reduzir a sua lucratividade.

Informal

Uma boa parte dos empresários já passou por esse tipo. Ele é aquele que ganha dinheiro porque precisa pagar as contas e não olha muito para o longo prazo, pois está focado em resolver os problemas imediatos.

Além disso, o seu foco é ganhar dinheiro pensando no próximo dia, assumindo um risco mais baixo. Por isso, ainda não tem planos de crescimento para a empresa, apesar de muitas vezes ter potencial para isso.

Cooperado

O empreendedor cooperado é aquele que tem relação com cooperativas e aproveita uma estrutura com outros pequenos empreendedores. Ele valoriza o trabalho conjunto e acredita que unir forças é uma ótima alternativa para se desenvolver.

Nesse sentido, tem como objetivo conseguir crescer e melhorar de vida. Mesmo que os recursos disponíveis para se desenvolver não sejam muitos, consegue se sair bem pelo trabalho em equipe e por não ter muitos riscos em sua jornada.

Visionário

O perfil visionário já conta com muitos conhecimentos e tem diversas habilidades importantes no mundo empreendedor. Ele conta com uma boa preparação para superar as dificuldades que surgem durante a jornada empreendedora.

Entre as suas principais características, estão a boa visão dos negócios, a capacidade de se informar e a autoconfiança. Porém, deve ter cuidado com esse último ponto para não tomar decisões equivocadas.

Individual

O empreendedor individual é aquele que superou a informalidade e começou a dar os primeiros passos para um negócio bem estruturado e com boa lucratividade. Porém, ainda conta com dificuldades para saber o quanto a empresa pode se desenvolver.

Além disso, delegar atividades é algo bem complexo para esse perfil, pois, em geral, trabalha sozinho ou com um único funcionário. Mas, aos poucos, pode alçar voos mais altos e, com o suporte adequado, conseguir se destacar ainda mais.

Inovador

O empreendedor inovador ainda não tem muita experiência, porém, conta com uma boa percepção sobre quais são as principais demandas do público que deseja atender.

Ele quer colocar no mercado soluções que podem gerar uma revolução, além de pensar fora da caixa e se questionar sobre as possíveis respostas para um problema, o que ajuda na hora de desenvolver ótimas saídas para o mercado consumidor.

Franqueado

O empreendedor que vamos destacar é o franqueado. Ele é mais arrojado e busca fazer com que a empresa cresça de forma rápida e lucrativa. Enfrenta alguns desafios nessa jornada, mas qual empreendedor não tem suas dificuldades, não é mesmo?

Porém, os empreendedores franqueados buscam por investimentos com retornos mais certeiros, que já foram testados anteriormente e podem agregar em sua renda mensal obtida. Enxergam essa possibilidade como uma oportunidade de investir com bom retorno.

Provedor

Esse perfil é mais sonhador. Acredita que o empreendedorismo pode ser a chave para melhorar de vida e conseguir bons retornos financeiros. Apesar disso, ainda sente muita insegurança na hora de colocar as ideias em ação.

Em geral, ele começa a empreender diante de uma necessidade, precisando investir em capacitação no meio do caminho. Ainda acredita que o trabalho é uma ótima maneira de fazer o seu negócio se desenvolver e alcançar os resultados pretendidos.

Social

O empreendedor social é aquele que pensa no bem comum, que deseja realizar feitos que ajudam as outras pessoas e que fazem a diferença para a sociedade em sua totalidade. Logo, ele não está preocupado apenas em ganhar dinheiro.

Em geral, esse tipo dá mais valor aos aspectos de colaboração e de engajamento e procura melhorar o mundo em que vivemos. Para isso, colocam suas forças em projetos que resolvem problemas importantes apresentados pela sociedade.

Corporativo

Esse empreendedor é aquele que está em uma empresa visando desenvolver projetos inovadores para ajudar no desenvolvimento da companhia nas quais prestam os seus serviços.

Nesse sentido, procuram por negócios que apresentam um plano de carreira que possibilite o crescimento e desenvolvimento. Tais aspectos são levados em conta na hora de escolher por quem vão trabalhar.

Digital

Por fim, o último tipo que vamos apresentar tem crescido significativamente nos últimos tempos. É aquele perfil que aproveita o crescimento do mundo digital para se desenvolver e encontrar novas oportunidades de negócios.

Além de aptidão para o uso de ferramentas digitais, sistemas e novas tecnologias, esse perfil empreendedor está sempre em busca de inovações e possibilidades de explorar o ambiente digital para produzir resultados e soluções no mundo real.

Ainda conta com habilidades ligadas à informática e conhecimentos de ferramentas digitais e precisa dominar aspectos de comunicação em massa e demais recursos comuns a esse meio.

Em qual tipo de empreendedor você se encaixa?

Agora que você já conhece os principais tipos de empreendedores que existem, é hora de pensar em suas características e em qual perfil se encaixa melhor. Além de analisar características pessoais, habilidades e questões comportamentais, é importante responder algumas perguntas para chegar a uma decisão.

Por meio delas, você consegue realizar uma auto análise honesta, identificando com clareza quais são as suas forças ou fraquezas, assim como quais suas preferências pessoais quando se trata de negócios. Entre as principais perguntas que podem levar esclarecer sua percepção, destacam-se:

  • qual a sua inspiração na hora de empreender;
  • quais suas habilidades mais proeminentes;
  • que tipo de liderança normalmente adota;
  • como resolve os problemas que aparecem;
  • com que facilidade administra riscos e incertezas;
  • o quanto se preocupa com inovações;
  • qual a sua postura diante da concorrência.

Por fim, vale destacar que é importante considerar suas afinidades e conhecimentos, tendo em vista que eles também impactam os resultados que podem ser alcançados. Ao realizar tal análise, você consegue identificar qual é o seu perfil de empreendedor com mais facilidade e, a partir dessa informação, criar um planejamento eficiente para alcançar suas metas pessoais e profissionais.

Quer saber como se preparar para a jornada empreendedora? Então continue com sua visita ao blog e entenda quais habilidades você precisa ter para alcançar o sucesso empresarial!

Botão - Abra sua empresa com a Contabilivre.