mulher e um porquinho para guardar dinheiro representando a forma de como empreender com pouco dinheiro

Como empreender com pouco dinheiro?

Quem nunca pensou em produzir algo para vendas ou, então, revender algum produto? As ideias se iniciam desde a produção de bolos para vender na escola quando pequenos, até a compra de produtos no exterior para vender no Brasil. Só que empreender sempre exige investimento, concorda? Então, como empreender com pouco dinheiro?

Por mais que exista uma vocação para ser comerciante, grande parte dos brasileiros não tem dinheiro guardado para abrir um negócio, investir em matéria-prima ou comprar um estoque de mercadorias. Ainda assim, na busca por diferentes formas de ganhar dinheiro, as pessoas podem se tornar boas comerciantes!

Pensando nisso, criamos este artigo para dar dicas de como empreender com pouco dinheiro. 

botão para contato

Buscamos inspiração no Dia do Comerciante, celebrado no dia 16 de julho. A data homenageia o nascimento de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, cuja influência foi decisiva para a abertura dos portos do Brasil ao comércio com nações do exterior, em 1808.

A partir daí, o comércio brasileiro ganhou relevância. Segundo o Ministério da Economia, hoje o setor tem participação de 13% no PIB nacional, com um significativo crescimento nas últimas décadas.

Então, se você também quer se tornar um(a) grande comerciante, mesmo com pouco dinheiro para empreender, acompanhe agora as nossas dicas:

Venda como afiliado

Vender como afiliado significa divulgar os produtos de outros criadores e ganhar uma porcentagem sobre a venda que você gerar.

Geralmente, os programas de afiliados são focados em infoprodutos (e-books, vídeo aulas, cursos online e outros produtos digitais). Portanto, você não precisa investir na compra de mercadorias e estoques de produtos.

O que você deve fazer é construir uma audiência na internet com credibilidade, assim, os seguidores poderão confiar nas suas recomendações e acessar seus links de divulgação. 

Para isso, talvez você precise investir na criação de sites ou em anúncios no Google e nas redes sociais. O mundo digital vem ganhando cada vez mais força, e se educar sobre o nicho é um dos passos chave para saber como empreender com pouco dinheiro.

Crie produtos de artesanato

Fazer artesanato consiste em pegar produtos simples, sem valor agregado relevante, colocar seu talento e criatividade e transformar em algo que as pessoas desejem comprar. É isso que você faz ao criar luminárias com garrafas de vidro que seriam descartadas, por exemplo.

linhas e artigos de artesanato são uma forma de como empreender com pouco dinheiro
Agregar valor a um produto com seu trabalho é uma das formas de como empreender com pouco dinheiro

Portanto, vender artesanato é uma forma de empreender com pouco dinheiro. Já que você tem mínimos custos com matéria-prima, pode trabalhar em casa e ainda vender pela internet. O desafio é conseguir criar produtos artesanais criativos, diferenciados, que sejam úteis e encham os olhos dos clientes.

Escolha um nicho de alimentação barato

Entre os produtos artesanais que você pode criar para empreender com pouco dinheiro, estão os produtos alimentícios. Você também vai transformar ingredientes simples em alimentos de dar água na boca.

Mas, como você tem pouco dinheiro para empreender, é importante escolher um nicho que tenha poucos custos de matéria-prima e gere produtos de maior valor agregado — assim você maximiza o retorno financeiro. Bolos caseiros, brownies, comidas veganas e marmitas saudáveis são alguns exemplos.

Nessa área, é preciso ter um cuidado extra com a higiene do local de trabalho, de maneira que cumpra as exigências sanitárias e mantenha a segurança da saúde dos clientes.

Invista em microfranquias

Se você quer ter um negócio próprio com segurança e baixo investimento, outra opção é investir em franquias de pequeno porte, que podem ser bastante baratas e rentáveis. No site da Associação Brasileira de Franchising, você pode pesquisar por franquias de até R$ 5 mil de investimento inicial.

É importante saber que os franqueados oferecem às franquias o direito de uso da marca, distribuição do produto, uso de tecnologias e geralmente dão suporte para gestão e marketing.

Mas, se você pretende entrar nessa área, é importante conhecer todas as regras do sistema de franquias para não ter surpresas no caminho.

Organize suas finanças para empreender com pouco dinheiro

Independentemente do setor de atuação, todo empreendedor precisa organizar as finanças do negócio para prosperar. Isso é especialmente importante quando se pretende saber como empreender com pouco dinheiro, o que exige ainda mais cuidado com o caixa.

Portanto, o primeiro passo é separar o dinheiro que é seu e o dinheiro que é da empresa. Essa mistura é um dos grandes problemas dos pequenos negócios e empresas familiares que, quando percebem, perderam o controle financeiro com gastos pessoais.

homem organizando suas finanças para continuar a organização de como empreender com pouco dinheiro
Tão importante como empreender com pouco dinheiro é saber manusear e gerenciar bem suas obrigações como empreendedor!

Além disso, é importante ter planilhas com os gastos e recebimentos, de maneira que você saiba se o caixa da empresa está positivo ou negativo, em quais áreas você gasta mais e quais produtos geram mais retorno. Assim você consegue planejar o futuro para otimizar os ganhos.

Formalize seu negócio

Sim, muitos comerciantes começam a empreender na informalidade e continuam assim por anos. Porém, a formalização do negócio é uma exigência legal, já que você precisa recolher impostos pelas suas atividades comerciais. Sem a formalização, você pode ter problemas com o Fisco e ter ainda mais prejuízos.

Se você é um microempreendedor e se enquadra nas Atividades Permitidas, pode se formalizar como MEI, que tem um processo simplificado e impostos reduzidos. Se o seu negócio já é maior ou não se encaixa nos requisitos do MEI, você pode abrir uma microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) enquadrada no Simples Nacional.

Nesses casos, é importante ter um contador ao seu lado para formalizar o seu negócio de acordo com as exigências legais. Esse profissional pode orientar você sobre o melhor enquadramento jurídico e fazer todos os documentos e cadastros necessários.

botão para contato da contabilivre para empreender com pouco dinheiro

Aqui na Contabilivre, oferecemos o serviço de abertura de empresas, com o pacote obrigatório de serviços contábeis e fiscais de sua empresa inclusos na mensalidade, como:  emissão de guias de impostos, cadastro no e-Social,  demonstrações financeiras anuais (Balanço e DRE), entre outras.

Se você tem interesse, entre em contato agora conosco e conheça melhor os nossos serviços de contabilidade.