Você está vendo uma foto de um homem com camiseta azul, de lado, segurando um notebook em sua mão, junto ao corpo e e com uma mochila de viagem. Ao fundo é uma pista de aeroporto, com aviões prontos para decolar e um avião decolando.

Nômade Digital: entenda o que é e como adotar esse estilo de vida e trabalho

Viajar para onde quiser, conhecer novas culturas e ter liberdade plena no trabalho. Essas são as características mais proeminentes de uma vida como nômade digital. Devido ao surgimento do home office e de modalidades mais flexíveis para o exercício de alguns cargos, é possível se ver livre do escritório e desfrutar da liberdade geográfica.

Além de aumentar a qualidade de vida dos profissionais, essa possibilidade também oferece mais flexibilidade para que você aplique seu tempo e sua vivência em favor dos seus objetivos na carreira. Se você deseja adotar esse estilo de vida, continue a leitura e descubra como se transformar em um nômade digital!

O que é ser um nômade digital?

O nômade digital nada mais é do que um profissional que utiliza canais online para desempenhar suas funções. Nesse sentido, ele não precisa estar em um local específico, como escritório, cidade ou país.

Em vez disso, pode exercer sua profissão em qualquer lugar do mundo, precisando apenas ter acesso à internet. Há dois aspectos muito atraentes para quem deseja ser um nômade digital: trabalhar na internet e viajar pelo mundo.

Várias profissões permitem assumir esse estilo de vida, como freelancers, fotógrafos, designers gráficos, empreendedores digitais, programadores, consultores financeiros e muitas outras.

Como adotar esse estilo de vida e trabalho flexível?

Ser um nômade digital requer planejamento e adaptação, além de um ótimo controle financeiro. A partir das dicas que vamos apresentar a seguir, você consegue adotar esse estilo de vida e construir uma jornada de sucesso.

Faça a seleção de empregos remotos

Para ser um nômade digital, é preciso encontrar empregos que sejam remotos e que ofereçam a flexibilidade de trabalhar fora de um escritório tradicional. Para essa etapa, vale a pena fazer uma busca por plataformas de freelancers, por possibilidades de empreendimentos online e por empresas que sejam adeptas a modelos de trabalho remoto.

Por exemplo, desenvolver uma loja virtual pode possibilitar um trabalho online, de maneira que você ganhe dinheiro sem necessitar de um local de trabalho físico. Portanto, avalie as suas habilidades e verifique o que você pode fazer para lucrar trabalhando no formato online.

Tenha uma boa gestão do tempo

Em geral, o trabalho de nômade digital depende de uma boa gestão de tempo. Por exemplo, é preciso definir os horários que você vai trabalhar e ter disciplina para cumpri-los. Também é necessário priorizar tarefas, evitar distrações e saber a hora de descansar.

Para essa etapa, você pode usar ferramentas de produtividade, como a do método Pomodoro, para se concentrar e melhorar o equilíbrio entre trabalho e descanso. Essa gestão eficiente é fundamental para garantir a produtividade de suas tarefas, além de tornar a rotina mais leve e sustentável.

Escolha bons destinos

Já que existe bastante liberdade geográfica, é possível considerar qualquer região do planeta. Entretanto, também é necessário considerar outros aspectos, como fuso horário, câmbio, acesso à internet, custo de vida, segurança, recursos de saúde, aspectos culturais e sua capacidade de se comunicar na língua nativa.

Uma boa ideia é escolher alguma região interessante no próprio país e mais tarde explorar opções mais ousadas. Antes de se mudar para o exterior, vale pesquisar mais sobre o destino, especialmente quanto aos requisitos de vistos e à política de imigração.

Invista em equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um ponto fundamental. Esse cuidado evita que você se esgote ou que não desempenhe profissionalmente o que esperava. Para isso, há algumas ações que podem ser adotadas.

Por exemplo, defina horários de trabalho, reserve tempo para suas atividades de lazer e cuide da saúde mental e física. Não permita que o trabalho invada constantemente sua vida pessoal, e vice-versa.

Planeje suas finanças

Por fim, é importante ter um bom planejamento financeiro para garantir que suas contas fiquem em dia. Abrir uma empresa para separar os recursos pessoais e profissionais é uma ótima alternativa.

Consulte um profissional financeiro se for necessário para garantir sua adequação orçamentária. Além disso, mantenha uma reserva financeira para emergências. Esse cuidado vai garantir mais tranquilidade.

Quais são as vantagens de ser um nômade digital?

A escolha por esse estilo de vida é repleta de custos e benefícios, assim como qualquer outra modalidade de trabalho disponível. Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de escolher o caminho como nômade digital.

Liberdade geográfica

Um dos maiores benefícios do trabalho remoto se refere à liberdade geográfica. Além da possibilidade de viver em regiões mais baratas, você pode explorar diversos países e culturas. Isso significa viver em regiões alinhadas ao seu estilo de vida, independentemente de onde estão seus clientes e parceiros.

Flexibilidade de horários

Grande parte dos nômades digitais conseguem tanto cumprir suas obrigações de trabalho quanto aproveitar ao máximo sua experiência. Basta adaptar a rotina de tarefas para um ritmo natural e nos horários em que sua produtividade seja mais alta.

Custo de vida adaptável

Com a liberdade geográfica, é possível adequar o custo de vida conforme seus interesses e desejos. Enquanto para alguns essa é a chance perfeita para poupar dinheiro e ter uma rotina mais tranquila, para outros é o momento de agito, experiências e vivências diferenciadas, mesmo que haja maior impacto nas contas.

Networking

Conhecer pessoas de diferentes partes do mundo pode criar conexões valiosas para seu trabalho e para seus objetivos de carreira. Esses contatos profissionais podem favorecer seus conhecimentos, seus canais de informações e até mesmo oferecer boas oportunidades de negócios.

Desenvolvimento de habilidades

Lidar com diferentes ambientes e culturas contribui para o desenvolvimento de habilidades, especialmente em termos de adaptabilidade, resolução de problemas e comunicação. Além disso, a liberdade geográfica permite que você explore regiões de referência na sua área de trabalho, tendo contato com novos profissionais, ideias e soluções diferentes e cursos específicos para ampliar seu capital humano.

A vida como nômade digital oferece possibilidades infinitas para quem escolheu esse estilo de vida. Além de permitir liberdade para viver em qualquer lugar do planeta, você tem mais tempo para as pessoas que ama, fica livre do trânsito na hora do rush e pode se dedicar a outras paixões além do âmbito profissional.

Já pensou em investir no empreendedorismo digital? Então descubra agora como abrir sua empresa com economia, eficiência e muito mais segurança! E aproveite a liberdade que a contabilidade online com a Contabilivre oferecerá para seu estilo de vida!