Na imagem, a foto de um homem, fazendo quatro pilhas de moedas. Cada pilha é o dobro da anterior, começando da esquerda para a direita. Em sua outra mão está uma caneta, em cima de um bloco de anotações, em posição de escrita. Em volta das pilhas de moeda, há uma ilustração de um quadrado, mapeando seu tamanho e acima, o simbolo de percentual. Na frente de todas as pilhas de moeda, há uma flecha indicando seu crescimento.

Planejamento financeiro para novos empreendedores

Se você está iniciando no universo do empreendedorismo, investir em um bom planejamento financeiro é a chave para o sucesso do seu negócio. Por meio do acompanhamento das principais informações sobre as finanças da sua nova empresa, é possível tomar decisões acertadas, que vão ajudar a deixar a concorrência para trás e a conquistar a tão sonhada independência financeira.

O primeiro passo para ter uma empresa bem gerida é realizar a abertura de maneira adequada. Além disso, há várias boas práticas para garantir a sustentabilidade e longevidade em seu novo negócio. Que tal descobrir os principais conceitos que podem te ajudar no planejamento financeiro? Siga a leitura, que destacamos cada um deles em detalhes para você!

Qual a importância do planejamento financeiro para os novos empreendedores?

Investir em um bom planejamento financeiro é um passo importante para começar bem o seu negócio. Por meio dele, você consegue entender quais são os possíveis desafios e se preparar para eles. Segundo dados do IBGE, muitas pequenas e médias empresas enfrentam dificuldades financeiras que podem levar à falência.

Mas não se preocupe! Com um bom planejamento financeiro e seguindo as dicas que vamos apresentar ao longo deste texto, você vai ficar fora dessa estatística. Além disso, ao incorporar boas práticas na hora de cuidar do financeiro da sua empresa, é possível se destacar no mercado.

Consequentemente, fica mais simples alcançar boa lucratividade e sustentabilidade financeira. A seguir, confira quais são as principais práticas de planejamento financeiro para novos empreendedores.

Quais as práticas que vão ajudar no planejamento financeiro no começo da sua empresa?

Se você também está nos estágios iniciais da sua empresa, é hora de criar uma estrutura inteligente para que o negócio comece com o pé direito. Veja, a seguir, quais são as melhores formas de estruturar um bom planejamento financeiro.

Faça a projeção de fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos principais mecanismos que você pode utilizar para ter mais controle sobre as finanças da empresa. Ele é responsável por determinar as entradas e saídas que ocorrem em um determinado período. Sua avaliação é feita em diversos períodos para criar projeções, tendências e demais dados importantes.

Isso significa que, para quem ainda não iniciou suas atividades, é necessário estabelecer um valor esperado de vendas, uma faixa de custos diretos e indiretos, além de qual a necessidade de pagamentos para fornecedores ou qualquer outra demanda de capital.

Isso permite que você alinhe os fluxos de entradas e saídas de modo que não haja falta de caixa na empresa. Vale destacar que essa atualização deve ser feita periodicamente para que você não perca o controle sobre as finanças.

Defina um orçamento inicial

Outra prática recomendada é realizar um orçamento inicial para entender qual é a necessidade de capital para abrir a empresa e começar a lucrar. Para isso, pense em todos os fatores que vão gerar custos para o seu negócio.

Entre os mais comuns, estão os pagamentos de aluguel, custos com matéria-prima, impostos e o seu pró-labore, que deve ser definido para evitar misturar as finanças pessoais com as empresariais.

A partir desse entendimento orçamentário, você consegue entender quanto precisa para começar a empresa e também o que é necessário vender para garantir a manutenção das operações e do seu bem-estar.

Entenda as possibilidades de financiamento

Caso o negócio que você pensou demande um investimento inicial um pouco elevado, você também vai precisar compreender quais são as possibilidades de financiamento para colocar sua ideia em prática.

Por exemplo, é possível colocar o seu próprio dinheiro para dar o pontapé. Mas saiba que existem outras alternativas, como convidar alguém da sua confiança para fazer uma sociedade ou solicitar um empréstimo no banco.

Ao escolher essa última opção, é importante que você a considere na projeção de fluxo de caixa e também no seu planejamento orçamentário. Esse cuidado vai ajudar a evitar apertos financeiros que podem prejudicar o andamento do seu negócio.

Saiba como lidar com os desafios financeiros iniciais

Por fim, é preciso conhecer os principais desafios financeiros que uma empresa em início pode enfrentar para saber como superá-los. Assim, você se prepara e tem grandes chances de construir um negócio de sucesso.

Nesse sentido, as principais dificuldades que são enfrentadas em um negócio são as seguintes:

  • precificação — colocar preço nas suas soluções pode ser difícil. Há vários métodos que você pode utilizar para superar esse desafio, como o uso do markup e pesquisas de mercado;
  • controle das contas a pagar e receber — é importante conciliar os prazos de pagamentos para evitar ficar sem capital de giro. O uso da tecnologia pode ajudar nesse ponto;
  • tomada de decisões — outra dificuldade que pode surgir é com relação às decisões financeiras. Usar uma base de dados para ter mais consciência na hora de decidir é uma ótima saída;
  • ter atenção ao mercado — é preciso estar atento às mudanças do seu nicho para se adaptar e garantir uma alta demanda pelas suas soluções;
  • não separar as despesas da empresa das despesas pessoais — é preciso manter os custos separados para garantir controle financeiro. Fazer contas-correntes separadas e definir um pró-labore vai ajudar a vencer esse desafio;
  • escolha do tipo de empresa — é possível que você tenha dificuldades para escolher o formato jurídico da sua empresa. Nesse sentido, vale a pena contar com uma empresa de contabilidade especializada.

Como abrir uma empresa com segurança?

Para abrir uma empresa formalmente, é necessário cumprir algumas etapas e compreender aspectos importantes da legislação brasileira. Isso significa que documentos, registros e autorizações são necessários.

O primeiro passo se refere ao planejamento inicial da empresa, que envolve o plano de negócio, a definição do público, os canais de atendimento, as metas e os recursos disponíveis para investimento e marketing.

Em seguida, é necessário seguir para o registro legal do seu CNPJ e, nesta etapa, é essencial contar com a ajuda de uma contabilidade especializada, pois irá te orientar na melhor escolha do formato jurídico para sua empresa, além do registro em órgãos reguladores como a Junta Comercial, a Receita Federal e a prefeitura da sua região. Por fim, ressaltamos a importância de desenvolver um planejamento financeiro para o empreendimento. 

Se você faz parte dos novos empreendedores e deseja economizar na abertura da sua empresa, vale a pena abrir sua empresa com a Contabilivre. Com uma plataforma online completa, intuitiva e de fácil manuseio, você tem acesso a todos os recursos necessários para emissão de notas fiscais, acesso às guias de impostos, como também recebe lembretes das obrigações mensais, tendo a  certeza de que seu negócio estará em dia com as obrigações legais.

Quer tirar seus planos do papel? Então, venha para a Contabilivre e abra sua empresa de maneira simples, rápida e segura!