Guia Completo das Deduções e Despesas Dedutíveis no IRPF 2024

Preparar a declaração do imposto de renda pode parecer desafiador para muitas pessoas. Nesse sentido, entender as leis é crucial para garantir que a dedução do IRPF seja feita corretamente, possibilitando pagar um valor justo e economizar legalmente por meio da redução da base tributável.

Existem diversas despesas dedutíveis e, dependendo da situação, optar pela declaração completa pode ser mais vantajoso para diminuir o valor pago ou aumentar o montante a ser restituído. Por isso, contar com a assessoria de um contador é uma excelente ideia.

Se você deseja aprender mais sobre as despesas dedutíveis e como economizar com o IRPF, continue a leitura!

O que é a dedução do Imposto de Renda?

A dedução do IRPF é um recurso que oferece aos contribuintes uma forma de diminuir os valores devidos desse tributo. Para isso, é preciso realizar a inclusão de comprovantes de despesas dedutíveis, definidas por meio da Lei n.º 9.250/1995.

Existem diversas categorias de despesas dedutíveis e o conhecimento delas pode ajudar você a economizar dinheiro legalmente. Solicitar suporte de contadores com experiência no assunto é um passo crucial para fazer a declaração de maneira adequada e pagar apenas o valor apropriado.

Vale mencionar ainda que as deduções são aplicadas sobre a base de cálculo do imposto de renda, diminuindo o valor total a ser pago ou aumentando o valor a ser restituído. Por isso, o suporte de um profissional contábil é fundamental, pois garante a correta utilização das deduções e evita problemas com a Receita Federal.

Quais são os modelos de dedução?

Vale lembrar que existem dois tipos de modelos de declaração que podem ser usados para fazer a dedução do seu imposto de renda, sendo elas:

  • dedução completa — oferece a possibilidade do contribuinte abater do seu imposto devido todas as despesas dedutíveis permitidas pela legislação. Nesse caso, é preciso reunir e comprovar os gastos realizados ao longo do ano para incluí-las na declaração;
  • dedução simplificada — é uma opção oferecida pela Receita Federal que permite ao contribuinte optar por descontar um valor padrão, o qual está atualmente fixado em 20% da renda tributável, limitado a R$16.754,34, em vez de apresentar todas as despesas detalhadas.

A segunda opção é mais simples, mas pode não ser a melhor para o seu caso. Por isso, o adequado é contar com a ajuda de um especialista para verificar qual o caminho para entregar a sua declaração e encontrar a opção mais vantajosa antes de realizar a declaração de imposto de renda.

Quais são as despesas dedutíveis do IRPF?

Após saber quais são os modelos de dedução do IRPF, que tal verificar as categorias por meio das quais você pode descobrir uma forma de reduzir o valor pago de maneira legal? A seguir, listamos cada uma delas em detalhes:

  • despesas com saúde — podem envolver gastos com consultas médicas, exames laboratoriais, internações, planos de saúde e outros;
  • despesas com educação — entram na conta gastos com educação própria e de dependentes, como mensalidades escolares de instituições de ensino fundamental, médio, superior e pós-graduação;
  • despesas previdenciárias — também podem ser deduzidas contribuições com planos de previdência privada, respeitando o limite estabelecido;
  • despesas com dependentes — essas envolvem gastos com alimentação, educação e saúde, desde que declarados conforme a legislação vigente;
  • doações — esse tipo de ação, quando realizada para entidades beneficentes e desde que atendam aos critérios estabelecidos pela legislação, também pode ser deduzida;
  • pensão alimentícia — valores pagos com esse fim também podem ser utilizados para reduzir o montante pago de IRPF.

Ao consultar um contador da sua confiança, você consegue entender quais são os procedimentos e ter clareza dos montantes que podem ser deduzidos em seu caso. Por isso, é aconselhável buscar ajuda de um profissional contábil.

Como comprovar as despesas dedutíveis?

Vale lembrar que, ao optar pelo modelo de declaração completa, é fundamental apresentar os comprovantes das despesas dedutíveis. Por isso, é crucial que você mantenha toda a documentação organizada.

Ela pode incluir notas fiscais, recibos, comprovantes de pagamento e outros documentos específicos para cada tipo de despesa. Por exemplo, para despesas com saúde, é importante ter em mãos notas fiscais de consultas médicas, exames laboratoriais e recibos de reembolso de planos de saúde.

Já para despesas com educação, é necessário guardar comprovantes de pagamento de mensalidades e documentos que atestem a matrícula ou frequência do aluno. Além disso, a documentação deve ser mantida por um período mínimo de cinco anos após a entrega da declaração do imposto de renda, pois a Receita Federal pode solicitá-la.

Como economizar dinheiro por meio de deduções legais?

Quer saber como economizar na hora de fazer a sua declaração de imposto de renda? Então, continue a leitura e confira nossas dicas, a seguir.

Planeje suas finanças

Com um bom planejamento antes do período de declaração do IR, é possível incorporar despesas e investimentos de forma estratégica nas suas finanças. Por exemplo, o investimento em um plano de saúde pode ajudar a reduzir os valores de IR e proporcionar mais qualidade de vida e acesso a serviços de qualidade.

Além disso, realizar investimentos em previdência privada ajuda a começar a montar o seu plano de aposentadoria e ainda colabora para diminuir os valores a serem pagos no imposto de renda.

Ao fazer um planejamento, é possível maximizar suas deduções legais de forma eficiente e otimizar a sua economia no momento da declaração do imposto de renda.

Mantenha os documentos em ordem

Para compreender qual modelo de declaração faz mais sentido para o seu caso, é importante que você tenha todos os documentos bem organizados. Esse cuidado pode facilitar muito na hora de fazer a declaração do imposto de renda.

Por isso, é importante guardar os comprovantes de despesas em um local apropriado ou salvá-los em meio digital para entregar para o profissional que vai realizar a sua declaração. Assim, ele pode entender o melhor cenário, além de evitar erros.

Conte com uma contabilidade online

Optar pelo suporte de uma contabilidade online, como a Contabilivre, garante acesso a profissionais qualificados para fazer a sua declaração de maneira apropriada, aproveitando as despesas dedutíveis previstas na lei para diminuir o montante a pagar.

Após entender quais são as despesas que permitem dedução do IRPF e saber como se planejar para reduzir os valores a serem pagos de maneira legal, você consegue melhorar a sua gestão financeira e fiscal. Além disso, não deixe de contar com o suporte da Contabilivre nesse processo.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Então, entre em contato conosco e fale com um consultor agora mesmo!