Na foto uma imagem de um papel, com uma caneta e um estetoscópio em cima.

DMED – Declaração de Serviços Médicos e de Saúde. O que é?

Entender quais são as obrigações fiscais e contábeis de uma clínica é fundamental para manter tudo conforme a legislação e evitar problemas. Nesse sentido, profissionais da saúde que atuam como pessoas jurídicas (ou pessoa física equiparada) prestadoras de serviços de saúde e operadoras de planos privados de assistência à saúde devem atentar à Declaração de Serviços Médicos e de Saúde, a DMED.

Esse documento deve ser entregue para o governo e visa fazer o cruzamento de informações fornecidas pelos médicos e os entregues pelos pacientes nas suas declarações de IR.

Quer saber mais sobre como fazer essa declaração de maneira adequada? Então, continue a leitura e confira este texto especial que preparamos para você!

O que é a DMED?

A DMED nada mais é do que uma obrigação tributária acessória que deve ser fornecida à Receita Federal do Brasil. Ela foi criada para que prestadores de serviços da área de saúde forneçam informações referentes aos serviços médicos e de saúde prestados durante o ano-calendário.

Portanto, vários profissionais da área de saúde precisam entregar esse documento, entre os quais se destacam Médicos, Dentistas, Psicólogos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, clínicas, laboratórios e hospitais.

Dessa forma, é preciso declarar dados sobre os pagamentos obtidos a partir dos serviços prestados aos clientes, detalhando informações sobre os pacientes e os valores envolvidos nas transações.

Por isso, é importante que os prestadores de serviços na área de saúde estejam atentos às normas e aos prazos estabelecidos pela Receita Federal para o cumprimento dessa obrigação acessória.

Qual é o prazo para entregar a DMED?

Como você viu, é importante entregar a DMED no prazo adequado. Em geral, ela deve ser emitida até o último dia útil do mês de fevereiro e deve conter os dados do ano fiscal anterior.

Por exemplo, na entrega da DMED no ano de 2024, ela deve conter as informações dos ganhos obtidos no exercício das suas atividades durante 2023.

É importante investir na organização dos seus documentos fiscais e, principalmente, contar com profissionais de contabilidade qualificados. Assim, você evita erros na declaração e garante a entrega na data adequada.

Qual é a importância dessa declaração?

A entrega dessa declaração é relevante por uma série de motivos. Primeiro, ao efetuá-la na data correta, você garante que o seu empreendimento se mantenha conforme as normas e leis previstas.

Além disso, a DMED exerce papel importante no combate a fraudes e sonegação de impostos, garantindo a conformidade tributária. Esse ponto é essencial para a Receita conseguir identificar casos fraudulentos que impeçam o avanço da saúde.

Por fim, se a DMED não for entregue no prazo estipulado pela Receita Federal, sua empresa pode ser multada. Para evitar esse tipo de prejuízo, vale contar com uma contabilidade online para ajudá-lo.

Quais são as dicas para realizar a DMED?

Agora que você já sabe o que é a DMED e sua importância, que tal conhecer alguns passos que vão ajudar a entregar essa declaração? A seguir, detalhamos cada um deles. Confira!

Colete os dados

A primeira dica para fazer a entrega da DMED é organizar os dados e documentos necessários para o preenchimento da declaração. Nesse sentido, manter organizadas as Notas Fiscais, os recibos e os demais comprovantes faz muita diferença.

Além disso, é importante manter alguns dados dos pacientes no seu sistema de gestão ou plataforma de contabilidade on-line, pois serão necessários para a entrega dessa declaração. Lembre-se de que essa etapa será fundamental para dar andamento às demais.

Um sistema adequado para garantir maior segurança para a sua clínica é contar com o suporte de um profissional contábil especializado, pois ele terá os conhecimentos necessários para ajudar nessa tarefa.

Preencha as informações

Com as informações já organizadas, o próximo passo é preencher os dados da DMED. Será necessário declarar todos os procedimentos efetuados ao longo do ano anterior.

Caso tenha realizado mais de uma atividade para um mesmo paciente, não é necessário fazer declarações separadas. Por exemplo, se um paciente realizou 3 procedimentos distintos, com valor de R$ 2 mil cada um, basta declarar uma DMED com os dados do paciente com o total de R$ 6 mil.

Faça a transmissão da declaração

Com a etapa anterior finalizada, é preciso assinar o documento de maneira digital. Para isso, recomenda-se contar com um certificado válido a fim de completar essa etapa. Esse cuidado é fundamental para garantir a autenticidade dos dados ao enviá-los à Receita Federal.

Com a DMED preenchida e assinada, basta fazer a transmissão dela. Essa etapa é efetuada por meio do mesmo sistema no qual é entregue a declaração do IR. É importante acompanhar o envio para se certificar de que o processo ocorreu sem falhas.

Conte com o suporte profissional

Caso tenha dúvidas ou dificuldades na elaboração da DMED, consulte profissionais contábeis ou tributários especializados. Eles podem oferecer orientação específica para o seu caso e realizar a entrega da declaração.

Assim, a contabilidade entregará a declaração com segurança e no prazo adequado, evitando quaisquer tipos de penalidades ou multas. Por isso, ter o suporte da Contabilivre é uma excelente opção! Saiba mais, a seguir.

Como a Contabilivre pode ajudar?

Contar conosco significa assegurar que sua empresa cumprirá todas as obrigações contábeis, incluindo a entrega da DMED nos prazos estabelecidos. Com isso, você poderá se concentrar nas atividades essenciais do seu negócio, buscando aumentar o número de pacientes e, consequentemente, os lucros obtidos.

Ao escolher a Contabilivre para ajudá-lo com a DMED, outras demandas contábeis da sua clínica ou com as responsabilidades fiscais como prestador de serviços, você contará com uma equipe de especialistas prontos para oferecer suporte. Com mais de 7 mil empresas atendidas, nossa experiência com empresas na área da saúde visa diminuir burocracias, aumentar a eficiência e garantir agilidade nos processos. Você recebe o suporte de profissionais altamente qualificados, aptos a minimizar erros e garantir eficiência na estrutura contábil da sua empresa. Nossa missão é facilitar a gestão contábil para que você se dedique ao crescimento do seu negócio com tranquilidade e confiança.

Quer saber mais sobre os serviços da Contabilivre? Então, acesse nosso site agora mesmo!