A imagem nos apresenta uma ampulheta com o tempo passando, essa imagem se arremete a história da contabilidade.

Conheça a História da Contabilidade, desde os primórdios até a contabilidade online

A história da contabilidade narra a criação de uma atividade central para o crescimento de empresas e para o controle de suas finanças a longo prazo. Por isso, vale a pena descobrir a trajetória de evolução desde os registros dos escribas até os modernos recursos de contabilidade online da atualidade.

Ao conhecer a história, você compreende como o progresso da ciência contábil trouxe inúmeros benefícios para a gestão empresarial. Se você quiser saber de algumas curiosidades sobre essa área e também descobrir como a contabilidade atual está ainda mais segura, continue a leitura.

Qual é a importância da Contabilidade?

A contabilidade é essencial tanto para as pessoas quanto para as empresas, pois ela oferece suporte a diversas frentes fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e o crescimento dos negócios. Por exemplo, por meio das atividades dos contadores, é possível tomar decisões bem-sucedidas sobre o que fazer com os recursos disponíveis.

Além disso, a contabilidade auxilia a melhorar o controle financeiro, aspecto fundamental para a sustentabilidade das empresas. Vale citar também que, ao contar com o suporte de uma contabilidade online, é possível assegurar o atendimento às obrigações fiscais e ter transparência na hora de prestar contas.

Com todas essas vantagens, escolher uma empresa de contabilidade online para auxiliá-lo em seu negócio é indispensável para garantir saúde financeira e prosperidade na empresa.

Como a Contabilidade começou?

A origem da contabilidade está ligada às civilizações antigas do mundo, como o Antigo Egito. As primeiras formas de registros contábeis eram usadas para acompanhar transações comerciais e administrar recursos.

Os escribas da época, por exemplo, usavam tabletes de argila para registrar atividades econômicas, incluindo transações e inventários. Esses lançamentos iniciais eram essenciais para controlar os recursos e garantir a prestação de contas em transações comerciais.

O desenvolvimento inicial da contabilidade estava fortemente ligado à necessidade de manter um registro preciso dos recursos, proporcionando uma base para a evolução posterior dessa prática ao longo dos séculos.

Como ocorreu a evolução da Contabilidade?

Após entender como a contabilidade surgiu, o próximo passo é compreender os avanços pelos quais ela passou, incluindo os dias atuais.

Fase antiga

Como você viu, a contabilidade se originou nas civilizações mais antigas do mundo, sendo usada para estabelecer controles de transações e mantê-los para fins fiscais. Nesse tempo, os registros eram feitos em argilas e pergaminhos.

Essa fase inicial foi extremamente importante para a evolução dessa área, marcando o início de uma das profissões mais importantes do mundo. Sem ela, todo o auxílio que os contadores prestam para pessoas físicas e jurídicas não existiria.

Contabilidade moderna e industrial

Gradualmente, a contabilidade foi evoluindo e criando métodos mais desenvolvidos para lidar com os registros e acompanhamentos necessários. A fase moderna iniciou no século XV, cuja figura principal foi o monge Luca Pacioli, conhecido como o pai da contabilidade. Nesse contexto, já era possível observar a aplicação dos conceitos para gerenciar as finanças empresariais.

Com o avanço do mundo e a revolução industrial, foi preciso encontrar formas de evoluir ainda mais. Nesse sentido, houve melhorias nas formas de controlar custos e gerenciar os orçamentos, visando tornar a evolução das firmas ainda mais visível.

Contabilidade gerencial

A fase gerencial iniciou por volta de 1950 e seu principal intuito foi encontrar maneiras de usar os dados objetivos para gerenciar as empresas e garantir um planejamento mais estratégico.

Com base nisso, começaram a ser utilizadas técnicas como análise de fluxo de caixa, balanços, entre outras. Vale mencionar também que, com o tempo, foram incluídas ferramentas tecnológicas para estabelecer um controle mais efetivo e em tempo real.

Contabilidade online

Por fim, chegamos à contabilidade online, a abordagem mais moderna das práticas contábeis. Esse avanço marcou o uso de tecnologias para facilitar o registro, a análise e o gerenciamento das atividades financeiras de uma empresa.

Por meio de softwares e plataformas online, os profissionais contábeis e empresários podem acessar dados financeiros em tempo real, realizar transações bancárias, gerar relatórios automáticos e cumprir obrigações fiscais de maneira mais eficiente. Além disso, permite que as empresas aproveitem as melhores contabilidades disponíveis no país.

Quais são as vantagens da Contabilidade online?

Dada a evolução da internet e dos meios de comunicação, tornou-se possível contratar serviços contábeis pelos canais digitais. Isso significa que, independentemente de sua região, é possível ter acesso a ótimos profissionais por meio da contabilidade online. Veja, a seguir, como esse formato pode beneficiar sua empresa.

Segurança

Ao contar com uma empresa especializada em contabilidade online, você tem acesso a um ambiente com diversas camadas de criptografia, firewalls, autenticação de dois fatores e outras medidas de segurança. Esses cuidados garantem a privacidade dos seus dados e o controle de acesso.

Além das questões de proteção, o armazenamento de dados na nuvem também traz mais segurança para a manutenção dos seus documentos. Afinal, é possível contratar recursos de backup automático dos dados. Isso garante a preservação de seus registros em situações de falha do sistema ou qualquer outro incidente que prejudique registros físicos.

Efetividade

A contabilidade online também é mais efetiva uma vez que você pode contratar uma empresa especializada em sua necessidade. Para quem é MEI, por exemplo, é possível recorrer a contabilidades que atendem especificamente a empresas semelhantes. Isso garante uma equipe ainda mais especializada e competente.

Usar os canais digitais traz também a automação de processos, o levantamento de indicadores em tempo real e ainda facilita o trabalho remoto. Como as ferramentas de contabilidade são integradas com sistemas empresariais, a conciliação bancária e a elaboração dos relatórios também é facilitada. Tudo isso contribui para o levantamento de informações relevantes para a tomada de decisão estratégica.

Gestão estratégica

Com essas ferramentas mais modernas e com o suporte de uma equipe especializada, como a da Contabilivre, é possível encontrar formas de reduzir custos, melhorar a gestão e aumentar a lucratividade do seu negócio. Assim, é viável se diferenciar dos concorrentes e obter crescimento sustentável com a ajuda da contabilidade online.

Ao entender a História da Contabilidade e como a contabilidade online pode ser efetiva para a sua empresa, fica mais fácil encontrar maneiras de otimizar os resultados. Nesse sentido, contar com o suporte dos profissionais da Contabilivre é uma excelente maneira de aproveitar todos os avanços que a profissão apresentou ao longo dos anos.

Quer saber mais sobre nossos serviços e aproveitar as vantagens observadas no texto? Então, entre em contato conosco agora mesmo!