homem branco sentado em um sofá e de frente para uma mesinha em que há um notebook em cima

Contabilidade e tecnologia: vantagens da contabilidade online para startups!

A inovação, tecnologia, agilidade e transformação presentes na Contabilidade online são características que fazem parte do perfil das startups. Elas têm como  base a alta escalabilidade, o modelo replicável e surgem em um contexto de incertezas

É por surgir em um cenário de incertezas que as startups podem enfrentar riscos financeiros. Mas com um gerenciamento contábil online, e com o auxílio da contabilidade e tecnologia, é possível prevenir complicações e planejar as finanças. 

Pensando nisso, nós preparamos um artigo exclusivo para que você saiba quais as vantagens da contabilidade online para startups e porque ela é importante para esse tipo de negócio. Confira! 

Contabilidade e tecnologia: entenda a contabilidade online

A transformação digital ocasionou diversas mudanças estruturais nas organizações, já que o uso da tecnologia digital traz melhorias na agilidade, eficácia e desempenho dos processos. Com a contabilidade não foi diferente, a tecnologia digital agregou às atividades contábeis diversas vantagens, a partir da junção de contabilidade e tecnologia.  

A prestação de serviços contábeis por meios digitais já é uma realidade que muitos negócios adotaram para agilizar processos, economizar tempo e dinheiro. Com o advento da tecnologia, não faz mais sentido acumular pilhas de folhas de pagamento na mesa ou até realizar longas reuniões com um contador. 

Isto porque, o perfil do empresário moderno é entendido como uma pessoa envolvida em diversas tarefas que precisam ser resolvidas em pouco tempo e com muita responsabilidade. É preciso gerir o negócio, organizar documentos, administrar as finanças, coordenar ou gerenciar a equipe, entre outras funções.

Com a contabilidade online, não é preciso manter pilhas de papéis de notas fiscais ou despender tempo em atividades burocráticas. Os dados contábeis, financeiros e os documentos, que precisam ser enviados e recebidos, são registrados e organizados por meio da plataforma da contabilidade online. Assim, o empresário terá acesso e controle da vida contábil e fiscal da sua empresa quando e onde quiser.

Resumindo, a contabilidade online tem por objetivo oferecer um serviço tradicional de uma forma simples e inovadora, resultando em agilidade, inovação e economia de recursos. 

Porque a contabilidade online é importante para startups?

A contabilidade online é importante por dois motivos: a formalização da startup mantê-la regularizada junto ao fisco, com suas obrigações contábeis e fiscais em dia. Além disso, a contabilidade online também é um serviço consultivo, ou seja, o empreendedor pode consultar especialistas e tirar dúvidas sobre os procedimentos burocráticos de forma ágil e fácil.

O empresário que está começando uma startup, ou aquele que já possui uma, entende que para a tirar a ideia do papel e crescer é necessário investimentos. O momento de conseguir investidores pode ser difícil, por isso, apresentar o plano de negócios como uma empresa já formalizada pode ser um diferencial nesse momento.

Para formalizar a sua startup, é preciso elaborar um plano de negócios, ter o contrato social, abrir um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), pagar as taxas necessárias ao governo, definir o porte da empresa, o CNAE e o regime tributário

Esses procedimentos são necessários para abrir uma startup. Para que todas as etapas aconteçam de forma fluída, sem burocracia e economizando tempo e dinheiro, recomendamos que procure os serviços de especialistas da área. 

Agora que você compreende a importância da contabilidade online para as startups, vamos detalhar as suas vantagens. 

Quais as vantagens da contabilidade online para startups?

A contabilidade online cumpre as mesmas funções legais da contabilidade tradicional. Em outras palavras, os serviços prestados por ambos modelos são os mesmos, o atendimento também é feito por profissionais especialistas, e contador responsável com registro no CRC (Conselho Regional Contabilidade), só que de forma online e a distância..

Os escritórios, que prestam serviços de contabilidade online, cumprem as mesmas obrigações legais, e assumem as mesmas responsabilidades que os escritórios convencionais, com atendimento presencial.

A diferença é que as rotinas contábeis e os serviços do contador acontecem a distância, com a intermediação de uma plataforma. A vantagem com este modelo de contabilidade é que as empresas podem controlar todas as suas informações, manter tudo em dia e sob controle.

Outra vantagem é que, por trás de toda a praticidade que a plataforma oferece, existe uma equipe de contadores que ajudam o empresário em qualquer dúvida ou necessidade, de forma personalizada, humanizada e eficiente

Desta forma, as vantagens que contabilidade online oferece para qualquer modelo de empresa, assim como para as startups, são:

  • Rotinas e atendimentos ágeis e práticos;
  • Centralização e registro de informações na plataforma;
  • Automatização de atividades manuais, como cálculos e envio de documentos,
  • Redução de erros com tarefas repetitivas; 
  • Economia, isso porque através da aplicação de tecnologia para automação de processos e inteligência artificial, a contabilidade online tem condições de oferecer preços mais competitivos para os empresários..
  • Autonomia do empreendedor. É possível verificar as tarefas de contabilidade do seu negócio em qualquer lugar com acesso à internet. 

Podemos dizer, então, que a contabilidade online auxilia as startups, assim como o empreendedor, descomplicando a sua rotina contábil e fiscal e ainda permitindo  que informações e documentos importantes fiquem seguros, organizados e disponíveis para acesso onde e quando ele quiser. 

Inclusive o acompanhamento dos valores de entrada e saída da startup pode ser feito através da contabilidade online. Com a visibilidade das informações, o empreendedor consegue tempo hábil para elaborar estratégias e alavancar o negócio. Para que isso aconteça, entenda os três pontos vantajosos que permitem essas ações. Confira abaixo.

Segurança financeira

O contador pode ser responsável pela parte financeira, econômica e patrimonial da empresa. A contabilidade online pode oferecer um planejamento tributário para a startup, o que possibilita uma segurança financeira. 

Além disso, caso aconteça alguma exigência de documentação ou complicações jurídicas, os contadores mantêm o registro das movimentações do negócio, o que também proporciona segurança em relação às finanças. 

Identificação de oportunidades

Assim como pode prevenir complicações futuras, a contabilidade online consegue fornecer a identificação de oportunidades para as startups. Os dados e informações contábeis presentes em relatórios otimizam e atribuem qualidade à tomada de decisão

Em outras palavras, há análises sobre o andamento da empresa, o que possibilita projeções e planejamento de oportunidades para a startup.

Consultoria tributária e empresarial

homem branco segurando um tablet e teclando em cima
Caso queira saber mais sobre a plataforma de contabilidade online,
nós temos um artigo sobre o assunto!

Outra vantagem da contabilidade online para startups é a consultoria tributária e empresarial. Isso significa que o especialista está disponível para auxiliar em várias questões da gestão financeira

Consultoria de precificação de produtos e serviços, redução de custos ou dicas para manter o fluxo de caixa saudável são alguns exemplos. É importante a compreensão de que a contabilidade online permite esse contato consultivo entre empresa e contador

Lei das Startups: entenda o Inova Simples

A Lei Complementar nº 167/2019 apresentou mudanças para as startups com o Inova Simples. Ele é criado para ser um regime especial e simplificado para iniciativas empresariais disruptivas, de inovação e que se autodeclaram como startups.

Assim, a norma ficou conhecida como “a lei das startups” principalmente por contribuir com a criação de um regime tributário exclusivo para esse tipo de negócio. 

O objetivo do regime é atribuir um tratamento diferenciado para estimular a criação, formalização e desenvolvimento das startups. Outro ponto importante é a simplificação no momento de abrir essas empresas. 

Sob o regime Inova, todo o procedimento de abertura pode ser feito de forma online e pelo  Portal Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). 

De acordo com a Resolução CGSIM nº 55, de 23 de março de 2020, é esperado que a implementação do Inova Simples ocorra a partir do dia 1º de setembro de 2021. 

Para formalizar a sua startup com esse regime, é preciso reunir dados de identificação dos sócios, saber qual a razão social compatível com o Inova, entre outras etapas que um escritório de contabilidade online pode facilitar e agilizar para você.

Em resumo…

As vantagens da contabilidade online envolvem agilizar demandas contábeis, garantir uma segurança financeira e até identificar oportunidades. Além disso, a praticidade de atendimento, a visibilidade de informações e a segurança financeira também são pontos vantajosos para uma startup que busca esse perfil semelhante de parceiros. Em outras palavras, que também seja ágil, automatizado e que agregue na evolução do negócio

Se você gostou deste conteúdo e se interessa por abrir seu negócio de forma fácil, sem burocracias e com profissionais especialistas em contabilidade, abra seu negócio conosco!