serviços de contabilidade funcionam?

Plataforma para contabilidade online funciona mesmo? Vale a pena?

Manter as obrigações em dia, pagar todos os impostos, preencher relatórios de contabilidade e ainda planejar as finanças para ao futuro — tudo isso dá muito trabalho! Já pensou em contratar serviços de contabilidade para te ajudar? Afinal, contabilidade online vale a pena?

Nem sempre o empresário tem tempo suficiente para realizar essas tarefas cotidianas, que acabam ficando em segundo plano e, por isso, podem prejudicar o andamento das operações da empresa. Já imaginou, por exemplo, esquecer-se de declarar os impostos à Receita Federal?

Portanto, nada melhor que contar com uma ferramenta prática que ajude a organizar as rotinas contábeis. Estamos falando dos serviços de contabilidade online, que podem ser grandes aliados para o seu negócio!

Mas será que os serviços de contabilidade online funcionam mesmo? Será que servem para a sua empresa? Continue acompanhando este post para entender melhor esta solução:

Como os serviços e plataformas para contabilidade online funcionam?

Para saber se o serviço de contabilidade online vale a pena, primeiro entenda como ele e a plataforma funcionam. Na plataforma, você tem acesso a funcionalidades como estas:

– Emissão de notas fiscais;
– Cálculo da folha de pagamento;
– Guias de impostos;
– Envio de declarações previdenciárias;
– Geração de demonstrações financeiras (Balanço e DRE);
– Emissão de relatórios gerenciais.

Portanto, em um só lugar, você pode controlar todas as suas informações contábeis para manter tudo em dia. Geralmente, as plataformas online permitem também automatizar ações e configurar lembretes, para você não deixar passar nenhuma obrigação.

Dessa forma, o empresário ganha agilidade e autonomia para resolver as pequenas demandas da contabilidade, que tradicionalmente sempre foram responsabilidade do contador.

Não pense, porém, que você está sozinho para realizar essa tarefa — por trás da plataforma, existe também uma equipe de contadores que podem ajudar a sua empresa em qualquer dúvida ou necessidade, o que nos leva a concluir que contador online vale a pena também.

Quais as vantagens dos serviços de contabilidade online?

Os escritórios que prestam serviços de contabilidade online, cumprem as mesmas obrigações legais (formação profissional, contador responsável e registro no conselho regional) e assumem as mesmas responsabilidades que os escritórios convencionais que possuem atendimento presencial.

A grande diferença é que as rotinas contábeis e os serviços do contador online acontecem à distância, com a intermediação da plataforma. Entenda agora quais são as principais vantagens desse modelo de contabilidade:

Centralização da informação

Todas as informações relacionadas aos assuntos contábeis — documentos, prazos, pagamentos, histórico etc. — são registradas e centralizadas na plataforma para contabilidade online. Isso ajuda o empresário a se organizar melhor e ter mais agilidade, por pode acessar tudo o que precisa, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Agilidade do atendimento

A agilidade também ocorre na hora do atendimento. Você não precisa mais marcar um horário para se encontrar com o seu contador — é só chamá-lo para uma conversa, que pode ser por chat, e-mail ou telefone, como você preferir. Em horário comercial, ele estará sempre disponível para resolver a sua necessidade.

Redução de erros e esquecimentos

Por meio da plataforma, algumas ações manuais podem ser automatizadas, como cálculos e envios de documentos, o que reduz a possibilidade de erros e esquecimentos. Além disso, notificações podem ser configuradas para não deixar passar nenhum prazo.

Digitalização de documentos

Muitas vezes, quando se fala em serviços de contabilidade, as pessoas imaginam uma mesa cheia de papéis por cima. Porém, a contabilidade online funciona de outra forma: documentos, notas e comprovantes são virtuais, sem papelada — o que ainda ajuda na organização e na redução de custos.

Registro do histórico de operações

Está em dúvida se já fez aquele pagamento ou se já preencheu o relatório? É só olhar na plataforma e consultar o histórico de operações. Tudo está registrado lá, em um mesmo lugar, para não deixar dúvidas do que já foi realizado.

Para quais empresas o serviço de contabilidade online vale a pena e funciona?

A contabilidade online funciona para qualquer tipo de empresa. Esse modelo de atendimento traz mais agilidade e praticidade para o dia a dia do empresário, que não precisa mais se preocupar com questões burocráticas.

No entanto, empresas de grande porte ou com operações mais complexas podem exigir um atendimento mais pessoal. Para elas, pode ser mais vantajoso ter um contador próximo dos gestores, o qual realize encontros presenciais para participar do dia a dia da empresa e contribuir estrategicamente para as decisões financeiras, tributárias e trabalhistas.

Os serviços da plataforma para contabilidade online, por outro lado, ajudam muito a rotina das empresas, porém perdem um pouco dessa proximidade. Por isso, podem ser mais eficientes para MEIs, profissionais autônomos ou PMEs que tenham operações mais simples e enxutas.

Enfim, os serviços de contabilidade online funcionam para facilitar a vida do empresário. Em uma plataforma simples e prática, é possível controlar todas as demandas contábeis do dia a dia, que acabariam tomando muito tempo se feitas sem auxílio.

Então, em vez de perder tempo com a burocracia de documentos e pagamentos, você pode se dedicar a questões mais importantes para o crescimento da sua empresa.

Agora, se você gostou das vantagens que apresentamos e quer esta solução, conheça os nossos planos e traga o seu negócio para os serviços de contabilidade online da Contabilivre!