o que é capital de giro

Afinal, o que é capital de giro e para que serve?

Uma pessoa vai ao mercado comprar comida para a sua família, porém ela coloca a mão no bolso e percebe que não tem mais dinheiro para fazer as compras. Situação péssima, né? Mas é isso que pode acontecer também com a sua empresa se você não tiver planejamento. Você sabe o que é capital de giro?

É esse capital que paga as despesas do dia a dia do seu negócio, salva em situações de emergência e, assim, garante a sua sobrevivência no mercado. Voltando ao exemplo que demos acima, é como aquele dinheiro que garante o sustento da família.

Agora, neste post, vamos explicar detalhadamente o que é capital de giro, qual é a sua importância e como cuidar dele, para que a sua empresa não tenha surpresas ao conferir o caixa na hora de pagar as contas. Acompanhe:

O que é capital de giro e por que ele é importante

Para explicar o que é capital de giro, podemos pegar o próprio termo: é o dinheiro que faz “girar a roda” da sua empresa, ou seja, que é movimentado no dia a dia.

Ele garante as despesas operacionais essenciais para o funcionamento do negócio, por exemplo:

– Pagamento a fornecedores;
– Pagamento de salários;
– Pagamento de contas de luz, água, internet;
– Pagamento de impostos.

Sem honrar esses compromissos, as operações da empresa (compra, produção e venda de produtos ou serviços) ficam comprometidas.

Além disso, é o capital de giro também que permite as vendas à prazo. Nesses casos, você já vendeu o produto ou prestou o serviço, mas só vai receber o pagamento completo ao longo dos meses. Portanto, você está “financiando seu cliente”, e isso gera um déficit momentâneo, que é suprido pelo capital.

Portanto, saber o que é capital de giro e aplicá-lo na sua empresa, garantirá que seu negócio não pare e nem precise de empréstimos ou financiamentos por falta de recursos para pagar suas contas.

Como saber o capital de giro necessário para a sua empresa

Se você já entendeu o que é capital de giro, talvez se pergunte agora: “qual valor é necessário para a minha empresa garantir suas operações?”.

Para saber isso, você precisa calcular a Necessidade de Capital de Giro (NCG), sendo que: NCG = Ativo circulante – Passivo circulante.

O ativo circulante é o recurso que estará disponível no curto prazo, como as contas a receber, o valor em estoque e as aplicações financeiras. Já o passivo circulante é o que a empresa precisa pagar no curto prazo, como custos fixos, fornecedores e contas a pagar.

Então, para saber quanto você precisa de capital de giro por mês, basta subtrair o passivo do ativo circulante. Caso o resultado dê positivo, significa que você não precisa recorrer ao capital de terceiros. A NCG negativa, porém, indica um déficit e acende um alerta para a continuidade das operações.

Como cuidar do capital de giro da sua empresa

Agora que você já sabe o que é capital de giro, precisa aprender a cuidar disso em sua empresa.

No início das operações de uma empresa, é natural que ela não tenha o capital de giro ideal, pois ainda não acumulou uma reserva suficiente para honrar todas as suas despesas. Por isso, negócios iniciantes podem recorrer ao capital de terceiros.

Porém, depois do estágio inicial, a empresa precisa ter um capital próprio para garantir suas operações sem depender de empréstimos e financiamentos.

Caso precise recorrer a isso no momento de aperto, o empresário fica vulnerável e tende a negociar juros e prazos ruins com os bancos, o que pode endividar ainda mais o negócio com o tempo.

Portanto, a empresa precisa ficar de olho nas suas reservas constantemente, pois existem períodos em que se vende menos que o esperado ou acontecem situações emergenciais, e você precisa estar preparado para isso.

Veja agora algumas dicas para prevenir a falta de capital de giro:

– Faça um controle financeiro adequado;
– Documente as entradas e saídas no relatório de fluxo de caixa;
– Controle os clientes inadimplentes e adote uma política de cobrança;
– Renegocie prazos com fornecedores para reduzir o acúmulo de estoque e fazer com que a mercadoria seja vendida logo depois de recebê-la;
– Renegocie valores e condições de pagamento com fornecedores para aliviar as despesas;
– Renegocie as dívidas do seu negócio para o longo prazo;
– Renegocie os juros cobrados por empréstimos de bancos;
– Crie uma política de redução de custos e despesas.

Saber o que é capital de giro e fazer todo o controle financeiro pode não ser uma tarefa fácil para o empresário.

Por isso, é sempre bom contar com a orientação de um contador. Esse profissional pode ajudar você a organizar as finanças, não só para que você não se perca nas contas, mas também para projetar o crescimento do seu negócio.

No nosso sistema de contabilidade online, você gerencia a informação contábil da sua empresa em uma só plataforma e recebe o atendimento de um profissional para resolver todas as suas dúvidas. Saiba agora o que a Contabilivre pode fazer por você!