Como separar as contas pessoais das contas da empresa de forma correta?

Como separar as contas pessoais das contas da empresa de forma correta?

Você separa as contas pessoais daquelas da sua empresa? Se ainda não, saiba que seu negócio poderá ter sérios problemas, podendo, até mesmo, ter um fechamento precoce por conta disso. 

Essa separação é fundamental para minimizar tanto os problemas em sua gestão financeira pessoal quanto, também, não prejudicar o controle de caixa do negócio. Evitará causar, até mesmo, problemas fiscais graves.

Por isso, separamos as principais informações que você precisa saber sobre o assunto neste artigo. Aproveite e tire suas dúvidas sobre o tema.

Importância de separar contas pessoais e da empresa

Principalmente para quem tem pequenos negócios ou, até mesmo, atua como MEI, confundir as finanças pessoais com as da empresa pode atrapalhar a vitalidade do negócio a longo prazo.

Contudo, é importante sempre pensar que estamos falando de duas pessoas diferentes: Pessoa Física, você, sócio ou dono de uma empresa e Pessoa Jurídica, que é a da empresa. Você confundiria suas contas com a de um parente ou um amigo? Não. Então é importante separar, também, em relação a essas duas pessoas.

Essa separação é fundamental, principalmente, porque cada uma delas possui demandas e questões diferentes umas das outras. Você, no dia a dia, precisa de recursos financeiros para lazer, alimentação, pagar contas pessoais, entre outros pontos. Já a empresa precisa de finanças para pagar fornecedores, arcar com o pagamento de funcionários, pagar por serviços terceirizados, impostos entre outros.

A separação de patrimônios é importante, porque sua empresa precisa de recursos para crescimento, assim como você também precisa para ter melhor qualidade de vida. Contudo, a forma com a qual cada uma fará isso é diferente.

Se você começar a utilizar valores da Pessoa Jurídica para sua Pessoa Física, impossibilita que possa investir em melhorias adequadas para seu negócio. E isso poderia ser um grande diferencial, por exemplo, para alavancar vendas e proporcionar, inclusive, o aumento da sua rentabilidade.

Ou seja, a divisão dessas finanças faz com que você possa, inclusive, aumentar seu pró-labore a longo prazo. Logo, é um erro estratégico que compromete até mesmo a sua vida pessoal. Nada bom, não é mesmo?

Outros pontos benéficos em manter essa separação de forma adequada são:

  • maior estabilidade para as finanças do seu negócio;
  • não compromete a sua rentabilidade mensal em caso de problemas com o caixa da empresa;
  • possibilita ter lucro para investir em melhorias para o negócio;
  • credibilidade para o mercado, o que pode levar, a aumentar as chances de investimentos de terceiros, caso esteja prospectando essa possibilidade;
  • aumenta a longevidade do seu negócio. Isso é fundamental, principalmente, para as empresas novas e que estão sob o risco de caírem no “vale da morte”.

Veja como separar as contas pessoais e da empresa

Ok, agora que você sabe a importância dessa separação de forma consistente e responsável, é importante ver como isso pode ser feito na prática. Vamos a algumas dicas que vão ajudá-lo neste processo.

Tenha contas bancárias separadas 

Essa dica é importante e que ajuda neste momento, a facilitar e conseguir separar as receitas e despesas da Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Lembra-se o que falamos sobre serem duas pessoas diferentes e, portanto, as finanças não poderem se misturar! Essa separação ajuda a não causar confusões

Quando você mantém as contas juntas, há um forte risco de que você, por descontrole, gaste um valor a mais do que possui na conta pessoal e impacte o orçamento da empresa. A separação ajuda em um melhor controle financeiro e, inclusive, contábil. Visto que toda receita e despesa será lançada no balanço da empresa.

Não tente dar jeitinho

Teve algum problema financeiro pessoal ou quer investir na aquisição de um bem e está pensando em contar com o valor de caixa do seu negócio para isso? Acredita que poderá ajudar as finanças e repor a longo prazo? Pare com esse pensamento, pois esse é um dos mais prejudiciais para o seu negócio.

Vamos a um exemplo prático: você quer financiar um carro e possui o valor da entrada no caixa da empresa. Pensa que poderá utilizá-lo para isso e, depois, repor o valor mensalmente, como uma espécie de empréstimo. Contudo, acontece um imprevisto no negócio que poderia ser contornado com esse valor em caixa, mas que não está ali.

Consequentemente, pela lucratividade reduzida, você poderá ter uma redução no seu percentual de ganhos pessoais e não conseguir repor o valor. Ou seja, cria-se uma bola de neve que complica as finanças da Pessoa Física e Jurídica ao mesmo tempo.

Tenha um pró-labore definido

Uma forma de contornar conflitos neste tipo de situação é ter um pró-labore definido. Esse termo diz respeito à remuneração fixa que um sócio ou gestor deverá ter. A partir disso, você consegue ter um planejamento financeiro mais eficiente.

Conte com especialistas para gestão das suas finanças

Seja tanto sobre as dicas anteriores quanto, também, para trazer estratégias ainda mais eficientes de controle financeiro e organização das contas do negócio, é importante contar com especialistas em contabilidade.

Profissionais especializados sabem realizar os cálculos para um pró-labore preciso, identificar qual o capital de giro necessário para sua empresa, além de outras ações importantes, como o pagamento dos impostos, emissão de notas fiscais, e outros pontos essenciais para o controle contábil do seu negócio.

A importância da tecnologia no processo de separação das contas

Imagine passar por todos esses processos de forma manual em seu negócio. As chances de que os cálculos possam passar por erros são grandes, não é mesmo? Imagine retirar um valor do caixa da sua empresa maior do que deveria e não conseguir cumprir com as obrigações financeiras do CNPJ: isso poderá causar um efeito cascata nos bens do negócio.
Com soluções focadas para este fim, você consegue manter um melhor controle do fluxo de caixa e das contas a pagar do seu negócio. Isso minimiza os prejuízos mas, ainda assim, é importante contar com outras formas de manter o controle financeiro em dia.

Além de tudo que falamos, para conseguir separar bem as contas pessoais daquelas da empresa, o apoio de especialistas fará toda a diferença. E, por isso, uma empresa de contabilidade online será a sua maior aliada.

A partir das informações internas do seu negócio, ela conseguirá, por exemplo, separar o seu pró-labore (ou seja, o valor do “salário” que você, como sócio, terá direito) do lucro do negócio e já encaminhá-lo para sua conta pessoal.

Além disso, eles ajudarão a identificar de que forma é possível investir os valores da sua empresa, manter o fluxo de caixa sempre em dia e garantindo melhores resultados para seu negócio. Por isso, é importante deixar suas finanças com quem realmente entende do assunto.

Conte com a Contabilivre para separar suas contas pessoais da empresa da forma correta e permitindo uma melhor rentabilidade sem prejudicar seu negócio, além de reduzir impostos. Entre em contato e vamos começar já a cuidar dessas questões!