Vale a pena abrir uma empresa de consultoria em tecnologia da informação?

A Tecnologia da Informação está passando por um momento de aumento de possibilidades de atuação. Por exemplo, estima-se que tenhamos um déficit de 500 mil profissionais especializados até 2025 em todo o mundo, por falta de pessoas com qualificação adequada. E esse número pode aumentar, de acordo com os processos de digitalização das empresas.

Dentro deste cenário, a consultoria em tecnologia da informação pode ser uma ótima oportunidade para você que está em busca de empreender nessa área com maior autonomia e ter maior sucesso em uma área com grande possibilidade de crescimento.

Mas vale a pena abrir uma empresa de consultoria em Tecnologia da Informação? Saiba mais a seguir e tire suas dúvidas.

O que é a consultoria em tecnologia da informação?

A consultoria em Tecnologia da Informação é um trabalho no qual um profissional, especialista em um determinado tema dentro desse setor, presta o serviço de analisar, aconselhar, oferecer insights, definir planos, entre outras possibilidades, para empresas que, de forma direta ou indireta, trabalham com tecnologia no dia a dia.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com varejo em loja física deseja começar com e-commerce. Para isso, muitas mudanças deverão ser realizadas e é preciso ter um profissional que saiba identificar o cenário atual e trazer dicas de como fazer essa migração.

Um consultor em tecnologia da informação pode, portanto, fazer um estudo do cenário atual e indicar as melhores formas de proporcionar uma migração segura para esse modelo e potencializar o sucesso para essa nova fase do negócio.

Vale a pena abrir uma consultoria em tecnologia da informação?

A resposta é: sim. Isso porque hoje temos um cenário que favorece a explosão no número de chamadas para este tipo de profissional. Em primeiro lugar, muitas empresas que sempre atuaram no ambiente offline estão buscando migrações cada vez mais eficientes para o ambiente online, por meio da transformação digital.

Este processo precisa ser feito de forma eficiente, identificando os melhores caminhos para isso. E a consultoria em tecnologia da informação pode ser uma importante aliada para isso. Mas não é só nessa situação que temos um aumento de demanda.

Além disso, as empresas de tecnologia e profissionais autônomos podem contratar uma consultoria para ajudar no planejamento de um serviço específico. Por exemplo, a criação de uma solução específica pode demandar um corpo de profissionais para isso, um cronograma específico, levantamento de valores, entre outros.

Um profissional tech lead pode, portanto, contratar uma consultoria para auxiliar na criação do projeto ou, então, para criar um orçamento para um negócio para identificar o que será preciso para executar o projeto.

E não para por aí. Outras vantagens de abrir uma empresa de consultoria em Tecnologia da Informação são:

  • autonomia: você poderá definir seu regime de trabalho e suas rotinas;
  • flexibilidade: você consegue orientar seus ganhos de acordo com seu desejo. Quer ganhar mais? Pode pegar mais clientes. Quer diminuir o ritmo? Pode diminuir a sua disponibilidade para maior tempo livre;
  • independência financeira: muito mais fácil alcançar um patamar de rendimento que proporcione independência financeira para sua vida;
  • trabalho analítico: se você não é fã de colocar a mão na massa, mas gosta da Tecnologia da Informação, essa é uma ótima oportunidade de atuação. Ainda estará imerso na área, mas de forma estratégica.

Como abrir uma empresa de consultoria em Tecnologia da Informação?

Ok, agora que você sabe o quão vantajoso pode ser para sua carreira abrir uma empresa de consultoria em Tecnologia da Informação, é o momento de começar seus primeiros passos para isso. Quer dicas para isso? Confira o passo a passo e garanta o sucesso nessa nova jornada.

Mantenha-se constantemente qualificado

Um profissional que presta consultoria precisa ser especialista naquele assunto. Afinal, ele vai ajudar a definir os melhores rumos para determinadas situações, auxiliando a pessoa em temas que ele tenha dúvidas.

Como a TI é uma área extremamente dinâmica e, portanto, tende a mudar constantemente, é importante que você não deixe de se atualizar no dia a dia. Faça cursos, obtenha novas certificações e acompanhe o que está em alta no mercado atualmente.

Tenha um plano de negócios

O plano de negócios é fundamental para os diferentes tipos de empresas. E para a consultoria em TI não é diferente. Ele traz todas as informações que orientarão a abertura, as atividades e os planos para o futuro.

Nele, por exemplo, você consegue definir quais serão os serviços oferecidos, como estabelecer precificação (será por projeto, por hora?), definição de padrão de atendimento ao público, entre outros pontos. Nele, também, deve ter pontos sobre seu público-alvo e oportunidades de mercado.

Cuide da divulgação do seu negócio

A divulgação é fundamental para o sucesso da sua empresa de consultoria de TI. Afinal, de que forma seus potenciais clientes vão conhecer sobre as possibilidades que você pode apresentar para eles?

Por isso, invista em estratégias eficientes de marketing. Elas serão importantes para alcançar o público-alvo que tenha interesse, de fato, nas suas atividades como consultor.

Conte com o apoio de uma empresa de contabilidade online

A área de TI tem uma peculiaridade interessante e que exige maior atenção para os profissionais que desejam abrir o seu negócio: o cadastro do CNAE correto pode determinar os valores de impostos que você precisará pagar em suas atividades. Uma escolha errada pode aumentar a sua alíquota desnecessariamente.

Mas como resolver isso? Uma empresa de contabilidade online poderá ser a sua maior aliada nesse momento. Profissionais especializados, justamente, no atendimento de abertura de consultorias para profissionais de TI já conhecem as peculiaridades da área e, a partir de conversas com você, identificará quais são as melhores escolhas.

Além disso, ao ter o suporte de uma empresa de contabilidade online, você poderá ter contato facilitado para resolução de problemas e poderá deixar essa área, tão importante para a vitalidade do seu negócio, com quem entende. E, com isso, poderá ficar com as atividades do core business do seu negócio.;

E para poder abrir sua empresa de consultoria de TI e ter maior sucesso, conte com a Contabilivre. Nós ajudamos desde o processo de abertura, fazendo as melhores escolhas de regimes jurídicos, escolhas de CNAE, organização financeira, definição do pró-labore, realização do imposto de renda, entre outros pontos.

Quer saber mais? Entre em contato e vamos conversar sobre o assunto!