Como escolher um contador online para sua empresa?

Como escolher um contador online para sua empresa?

Seja qual for o tamanho e o segmento da sua empresa, ter o apoio de um contador é essencial para evitar problemas e gastos desnecessários. Afinal, esse profissional pode ajudar em diversos assuntos cruciais à saúde de um negócio, desde o pagamento dos impostos até um simples registro no MEI.

Mas diante de tantas possibilidades existentes no mercado, como escolher um contador? Certamente você já conhece os modelos mais tradicionais desse serviço, em que o profissional (ou um time de profissionais, especializados nas mais diversas áreas) atua dentro de um escritório físico, geralmente repleto de arquivos e papéis.

E há também a opção da contabilidade online, que como o próprio nome já sugere, realiza todos os processos de forma digital, com mais agilidade e menos papelada — e, consequentemente, menores custos.

Vamos falar mais sobre tudo isso neste artigo. Acompanhe até o final e veja como escolher o melhor serviço para a sua empresa.

Por que é importante o apoio de um contador?

Caso você já tenha se perguntado se realmente precisa de um contador para a sua empresa, a resposta é sim! Por lei, com exceção do MEI (Microempreendedor Individual), todas as empresas precisam de um contador para responder perante a Receita Federal.

Como falamos, o trabalho de um contador é fundamental em qualquer tipo de negócio. Isso porque, até mesmo, os serviços mais simples realizados por esse setor podem dar bastante trabalho para uma pessoa que não entende profundamente sobre o assunto.

Alguns desses exemplos que podem roubar o seu tempo e a sua energia são as obrigações contábeis e fiscais, que precisam ser entregues mensalmente à Receita Federal, declaração de Imposto de Renda, inscrições e pagamentos mensais do MEI e o processo de abertura de um novo negócio.

Apostamos que só de pensar nesses momentos burocráticos você já ficou cansado, não é mesmo? Pois imagine, então, processos mais complexos, como a apuração de impostos e relatórios anuais, além de balanço patrimonial e demonstrativo de resultado de exercício.

Vale lembrar, ainda, que um profissional de contabilidade, além de acompanhar todos esses fatores relacionados às obrigações contábeis e fiscais, cuida da saúde financeira da empresa — já que é ele quem vai perceber, primeiro, o que está dando lucro ou não, e dar um norte para o negócio por meio de suas consultorias.

Como você pode perceber, ter o auxílio de um contador pode te ajudar a organizar a rotina de sua empresa, além de evitar que você tenha gastos a mais com impostos, multas por esquecimentos ou processos feitos de forma errada. Assim, ajudando você a focar no core business da sua empresa, já que terá mais tempo para isso. 

Agora que você entendeu como é importante contar com o auxílio de um contador para sua empresa, vamos te mostrar quais as diferenças e desafios entre o modelo de contabilidade tradicional e o online. Confira a seguir.

Quais os desafios da contabilidade tradicional?

Se você já teve a oportunidade de trabalhar com um escritório de contabilidade tradicional, pode ter se deparado com alguns desafios capazes de atrapalhar ou atrasar os processos no dia a dia.

A ida e vinda de documentos pode ser o maior deles: o escritório manda um documento físico para você assinar, você assina e manda de volta. Quanto tempo isso gasta?

Além disso, há muitos profissionais que ainda arquivam todos os documentos de forma física, exclusivamente. Encontrar um deles em meio a tantos papéis pode ser outro grande desafio.

Apenas com esses dois exemplos é possível perceber o maior entrave da contabilidade tradicional: a morosidade nos processos.

Também, por causa dessa necessidade física de assinaturas e outros processos que são feitos de forma física, você pode ficar preso a uma quantidade limitada de contadores — já que eles precisam estar na sua cidade ou em um município perto.

Como funciona a contabilidade online?

Atualmente, existe uma série de escritórios de contabilidade online atuando no Brasil. A contabilidade online cumpre as mesmas obrigações legais e assume as mesmas responsabilidades que as contabilidades tradicionais. A diferença é que o atendimento acontece à distância, geralmente por canais próprios, ou ainda por e-mail, chat ou WhatsApp.

Geralmente os serviços prestados são realizados por meio de plataformas online, as quais os clientes têm acesso a toda rotina da contabilidade da sua empresa, disponível a qualquer horário do dia.

Além disso, grande parte da rotina contábil é automatizada, graças à comunicação com os sistemas dos órgãos públicos. Hoje em dia, é possível ter acesso a uma infinidade de documentos na internet, como notas fiscais, declarações, IR e muito mais. Até mesmo as documentações podem ser assinadas digitalmente.

Agora que você já sabe o que é e como funciona a contabilidade online, vamos apresentar uma excelente opção para o seu negócio. Acompanhe!

Por que escolher a Contabilivre, sua contabilidade online?

Como você pôde ver, a contabilidade online é interessante para o seu negócio, mas entre tantas opções no Brasil, por que escolher a Contabilivre? Confira abaixo alguns motivos! 

Benefícios alinhados à realidade da sua empresa

A Contabilivre tem diversos planos para atender a empresas de variados tamanhos e necessidades. Você precisa que a gente faça serviços mais simples ou de um pacote mais completo? Fique tranquilo, nós vamos ajudar!

Economia de recursos e dinheiro

Uma contabilidade profissional, como você viu, não é despesa, é investimento. Mas nem por isso o preço precisa ser alto. Com a economia de recursos (papéis, malotes, motoboy etc.), o custo do serviço fica mais acessível. E você também não precisa se deslocar da sua empresa ou home office, o que gera ainda mais economia.

Agilidade em todos os processos

Com as informações centralizadas e os processos automatizados, todo o trabalho fica mais rápido — para o próprio escritório e para o seu negócio.

Clareza e autonomia

Como tudo está online, você não fica sem saber o que está acontecendo no seu negócio, o que permite um controle muito maior do seu dinheiro. Além disso, se precisar de um documento ou informação, você o tem em poucos cliques, sem ter que pedir para o time da contabilidade esperar por isso. Nada mais justo, não é mesmo?

Segurança

O acesso às informações da sua empresa é bastante controlado e fica tudo armazenado em nuvem. Existem protocolos de segurança que protegem esses dados para que somente as pessoas autorizadas possam acessar protocolos, guias e muito mais.

Atendimento personalizado

Nós sabemos que um serviço online não precisa — nem deve! — ser impessoal. É por isso que o nosso time de especialistas está sempre a postos, cuidando de todos os processos e à sua disposição para esclarecer quaisquer fatos ou dúvidas.

E lembre-se: para escolher o seu escritório de contabilidade, pesquise bastante, peça referências, analise as avaliações na internet e o currículo dos profissionais. Também entre em contato e converse com uma pessoa da equipe, esclarecendo dúvidas e percebendo a disponibilidade e a forma de trabalhar da equipe.

Devido à falta de barreira física, bons escritórios online costumam ter um número elevado de clientes. A Contabilivre, por exemplo, ajuda mais de 7.000 clientes, garantindo um atendimento eficiente e personalizado para cada um.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Converse com a gente, conheça os nossos diferenciais e veja como tudo pode ser mais fácil, desde o momento da contratação!