Planejamento tributário: conheça quais são e como aplicá-los em sua empresa

Planejamento tributário: conheça quais são e como aplicá-los em sua empresa

São muitos os casos de empresas que sofrem prejuízos financeiros por não terem um bom planejamento tributário. É imperativo manter seus impostos em dia e evitar multas. É claro que empresários de todos os tipos sabem da importância da gestão tributária. Porém, muitos sentem dificuldades em gerenciar essa tarefa no dia a dia agitado. 

Desse modo, por mais difícil que seja, esse é um atributo essencial para um negócio de sucesso. Você precisa entender os custos tributários e as obrigações colaterais associadas aos seus negócios e operações comerciais. Com isso, você evita problemas com o fisco e garante que não perderá um centavo por erro de cálculo ou falta de planejamento. 

Então, como aprender mais sobre isso? Preparamos um guia completo de planejamento financeiro. Saiba mais sobre como o programa funciona e por que é importante. 

O que é e qual a importância do planejamento tributário? 

O planejamento tributário é uma ferramenta de gestão financeira que auxilia empresas e empresários a entenderem o valor, o período e o tipo de impostos que precisarão pagar ao longo de vários meses. Além de auxiliar as organizações tributárias, o planejamento auxilia na redução de tributos por meio da gestão inteligente de recursos e operações. 

A vantagem do planejamento é a possibilidade de escolher o melhor imposto para a empresa. Tudo é feito dentro da lei, sem nenhuma forma de sonegação, em cumprimento de suas obrigações fiscais. 

Trata-se de uma ferramenta personalizada que leva em consideração a estrutura da empresa, modelo de negócios, relacionamento com fornecedores e sua estratégia logística. Para melhor organizar seus tributos e estar em dia com o fisco, muitas empresas realizam um planejamento contábil tributário. Essa é uma preparação para evitar surpresas negativas na hora do imposto. 

Em suma, o planejamento tributário é essencial para auxiliar na organização financeira de uma empresa. Isso garante que sua empresa não tenha problemas com o fisco. A carga tributária pode ser reduzida por meio de uma boa administração e de mecanismos legais. 

Quais são os benefícios de aplicá-lo em sua empresa? 

Existem muitos benefícios em fazer um planejamento tributário, sendo o principal deles a redução de custos. O sistema tributário do Brasil pode ser complicado, o que pode acabar causando atrasos nos pagamentos. Por isso, é tão importante saber quais impostos você tem que pagar e como aproveitar as condições que funcionam a seu favor. Confira! 

Prevenir contra multas 

O despreparo é uma das principais causas de multas. Pesquisar as datas de vencimento e os tipos de tributos a serem pagos é fundamental para evitar esse problema, que pode custar financeiramente às empresas. 

Diminuir o valor dos tributos 

Ao analisar os impostos que você tem que pagar, você pode encontrar maneiras legais de reduzir seus gastos. Um exemplo disso é o seguro de acidentes de trabalho, em que é necessário reduzir os acidentes da empresa para que o risco do fator acidentário mude a classificação e assim, o seguro possa ser reduzido. Outra possibilidade é aproveitar os incentivos que permitem taxas de juros mais baixas. 

Estender o prazo de pagamentos 

Um método que também pode ajudar é tentar estender o prazo de pagamento no caso de benefícios fiscais diferidos, para empresas específicas nos termos da lei. Isso ajuda a permitir mais tempo para pausas na caixa registradora. Assim, os impostos são pagos sem afetar o capital de giro. 

Quais são os tipos de planejamento tributário? 

Como explicamos acima, o planejamento tributário é uma ferramenta adaptada à estrutura organizacional. Na prática, existem diferentes tipos de análise e administração tributária: 

  • Planejamento tributário estratégico: relacionado a mudanças estratégicas, como estrutura de capital, localização geográfica, força de trabalho, políticas de terceirização, etc; 
  • Planejamento tributário operacional: refere-se ao processo que foi estipulado por regras ou costumes;
  • Planejamento tributário preventivo: refere-se às diretrizes para seguir as obrigações primárias e secundárias quando implementadas. O objetivo é “evitar” erros; 
  • Planejamento tributário corretivo: refere-se ao processo de correção de anomalias e problemas na administração tributária; 
  • Planejamento tributário especial: refere-se a eventos especiais, como lançamento de novos produtos ou abertura de filiais. 

Como fazer um bom planejamento tributário? 

Agora que você já sabe exatamente o que é planejamento tributário e por que ele é importante, junto com todos os detalhes das informações fiscais nele utilizadas, é hora de aprender a fazer um planejamento tributário. Não se preocupe: geralmente é um processo fácil, mas requer bastante atenção. Acompanhe! 

Conte com um profissional especializado 

O primeiro passo é contar com profissionais dedicados! Para qualquer tipo de empresa que não seja um microempreendedor individual, a contabilidade deve ser feita para fins fiscais. A assessoria contábil certa pode ser de grande ajuda na hora de organizar seus impostos

Certifique-se de que sua empresa está no regime tributário ideal 

Um erro que muitos empreendedores cometem – muitas vezes nos piores momentos – é que eles pagam mais impostos simplesmente porque escolheram o sistema tributário errado. Aqui, a ajuda de um profissional da área contábil pode ser muito útil, pois ele entenderá exatamente quais são as atividades do seu negócio, o padrão esperado e o melhor regime a se enquadrar. 

Analise o desempenho da sua empresa 

Por quanto tempo a operação ficou em execução na sua empresa? Comece a analisar seu desempenho financeiro, verificando seu fluxo de caixa. Isso inclui entradas e saídas – de onde vem o dinheiro e para onde vai. 

Colete dados 

Verifique balanços, compras com fornecedores, pagamentos a funcionários e recebimentos e outras movimentações financeiras. O tipo de produto ou serviço que está sendo vendido e suas atividades também devem ser considerados neste ponto. Se você tem planejamento tributário, essa etapa já pode ter sido feita – mas deve ser revisada sempre que possível. 

Trace os objetivos do negócio 

Você pode estranhar quando associa os objetivos do negócio com o planejamento tributário, mas entenda que são aspectos relacionados. Conhecer suas metas de negócios ajudará você a definir um cronograma para a ação. Afinal, as obrigações acessórias variam de acordo com seu regime tributário, como é o caso do Lucro Real, em que os ganhos são tributados no ano anterior ou mesmo a cada trimestre. 

Elabore o plano tributário 

Depois de reunir todas as informações, é hora de criar o seu planejamento tributário. Isso servirá de roteiro para pagamento de impostos e cumprimento de prazos impostos pelos órgãos dos três reinos. Junto a isso, o planejamento tributário pode ajudar na evasão fiscal – que envolve a adaptação de uma empresa para pagar menos impostos. 

O mais recomendado é que as empresas façam o planejamento tributário a cada ano-calendário. Essa frequência específica é importante porque marca o fim de um período ao qual os empresários precisam prestar atenção. Isso ocorre porque eles têm a oportunidade de alterar seu código tributário, sendo este um processo vital para administrar um negócio de sucesso. Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato com a Contabilivre e descubra como podemos ajudar as finanças do seu empreendimento!