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Como funciona o Fator R ?

O Fator R do Simples Nacional é uma ferramenta estratégica para empresas que querem economizar em impostos de acordo com sua situação financeira. Para calcular o Fator R, você deve somar a folha de Pagamentos dos últimos 12 meses incluindo funcionários e pró-labore e dividir pela somatória do faturamento bruto dos últimos 12 meses. Esse cálculo deve ser feito todos os meses e é relativo ao pagamento de impostos do mês seguinte. Ou seja, se uma empresa do Anexo V se enquadra no Anexo III neste mês, no próximo ela pode não se encaixar. Isso vai depender das variações nos valores da folha de pagamento e do faturamento.

O que é o Fator R do Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado que divide as atividades econômicas em cinco anexos, cada um com alíquotas diferentes. No Anexo III e no Anexo V, estão as atividades de prestação de serviços, mas com taxas distintas. No Anexo III, as taxas são mais baixas, podendo ser de até 6%, enquanto no Anexo V, elas podem ser mais altas, chegando a 30,50%. Portanto, empresas no Anexo III podem pagar menos impostos que as do Anexo V. Para se enquadrar no Anexo III, a empresa precisa ter um Fator R igual ou superior a 28%, ou seja, a folha de pagamentos (salário dos colaboradores da empresa, bem como pró-labore dos sócios) deve representar pelo menos 28% da receita bruta nos últimos 12 meses.



Como prever o Fator R na Abertura da Empresa

Para a empresa no começo da atividade dentro do próprio ano-calendário da opção pelo Regime Tributário do Simples Nacional, para fins de determinação da alíquota no primeiro mês no exercício das suas atividades. O sujeito passivo deverá utilizar como receita bruta total acumulada, a receita do primeiro mês de apuração multiplicada por doze, o que é chamada de Receita Bruta Total 12 proporcionalizada.

Em resumo:
No 1° mês de abertura: multiplicar a receita do 1º mês por 12
Nos 11 meses posteriores ao início de atividades: apurar a média aritmética em cada mês e multiplicar por 12. (Receitas acumuladas/número de meses corridos) x 12 = Receita Total
No 13° mês: adotar a receita acumulada nos últimos 12 meses anteriores ao período de apuração.

Cálculo da Alíquota Efetiva:
Alíquota Efetiva = RBT12 x Aliq – PD / RBT12
Onde:
RBT12 = receita bruta acumulada nos 12 meses anteriores ao PA
Aliq = alíquota nominal constante dos Anexos I a V
PD = parcela a deduzir constante dos Anexos I a V

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Perguntas Frequentes

Na Contabilivre o início de qualquer negócio é com segurança e economia, e claro de forma fácil, e com os melhores especialistas. Após contratar nosso serviço de Abertura de empresa, o cliente preenche seus dados, e as principais informações de seu negócio: endereço, atividades (CNAES) e sócios. Depois de aprovada as características da PJ, enviamos para os órgãos públicos de registro analisar e autorizar abrir o CNPJ. Emitimos a minuta do Contrato Social e enviamos ao cliente para validar. Em seguida, realizamos os registros de forma digital, sem burocracia ou demanda de terceiros. Por fim, é só aguardar a finalização do processo de legalização e começar a faturar!

Na Contabilivre, a abertura da empresa é GRÁTIS ao optar pelo plano anual de assessoria contábil (fidelidade 12 meses). Você só paga uma taxa de antecipação (R$99,90), no ato da contratação e ela será convertida em créditos em suas primeiras mensalidades. Com isso, seus únicos gastos com a abertura da empresa serão com as taxas do governo Simule a abertura de sua empresa.

Os documentos serão: RG, CPF ou CNH dos sócios, capa do carnê do IPTU onde a empresa será registrada com dados do imóvel, e caso seja casado(a) com regime de comunhão parcial/total de bens, será necessário informar o CPF do cônjuge Dúvidas fale com nossa equipe!.

A Contabilivre trabalha com diversos segmentos de atividades (CNAEs) sendo prestador de serviços ou comércio, atendendo a diferentes tipos de empresas e negócios.Poderá consultar a tabela completa de CNAEs Você também pode fazer uma pesquisa por palavra-chave ou por código na tabela CNAE Se você tiver alguma dúvida sobre qual CNAE e regime tributário escolher para a sua empresa, pode contar com a ajuda dos nossos especialistas. Fale com a gente!

A necessidade de contador varia conforme o tipo de empresa que você deseja criar. Se você optar por uma ME (Microempresa) ou uma EPP (Empresa de Pequeno Porte), você terá que ter um contador para fazer os registros na abertura da empresa, para manter a contabilidade do negócio em dia e para entregar e assinar as declarações mensais.

Não há uma regra única no Brasil. A maioria das prefeituras autoriza o registro de empresas que prestam serviços sem receber clientes e sem realizar propagandas em endereços residenciais. Se você for um prestador de serviço e preferir não registrar sua empresa no seu endereço residencial, pode estar utilizando algum endereço alternativo seu.
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