Vale a pena abrir negócio no Brasil? Entenda tudo aqui

Vale a pena abrir negócio no Brasil? Entenda tudo aqui

Será que ainda vale a pena abrir negócio no Brasil? Essa dúvida está presente nos pensamentos de quem pretende iniciar uma vida empreendedora, mas ainda lida com as inseguranças que essa atividade exige. 

Apesar dos desafios que fazem parte da jornada empresarial, existem diversas vantagens que devem ser destacadas.

O Brasil é um país com uma população jovem, altamente consumista e que está disposta a investir na sua qualidade de vida. 

Essa oportunidade foi observada por muitos brasileiros. Mesmo com o cenário pandêmico, houve abertura de quase 4 milhões de novos MEIs em 2021, representando acréscimo de quase 2% com relação ao ano anterior.

Se deseja aproveitar essa oportunidade como muitos já fizeram, vale a pena continuar a leitura e conferir esse conteúdo especial que preparamos para você!

Quais são as vantagens de abrir um negócio?

Empreender envolve diversos desafios que fazem parte da rotina empresarial. Entretanto, também há alguns benefícios exclusivos para quem escolheu esse caminho. 

Veja, a seguir, quais as principais vantagens que os empresários normalmente desfrutam.

Tenha mais autonomia

A liberdade é uma característica comum à rotina empreendedora. Isso não significa adotar uma postura irresponsável diante do próprio negócio e chegar na loja a hora que tiver vontade, apenas representa uma grande liberdade para organizar na agenda os compromissos profissionais sem ter de abrir mão da sua vida pessoal.

Assim, é possível liberar um horário para levar as crianças para a escola, sair mais cedo para resolver assuntos pessoais, entre outras situações da vida cotidiana.

Trabalhe no que gosta

Se você se cansou de trabalhar em atividades nas quais não sente prazer, o empreendedorismo representa uma boa oportunidade para reverter esse quadro. Nesse sentido, você consegue criar soluções inovadoras em áreas que tenha satisfação de trabalhar.

Assim, é possível resolver o problema de outras pessoas, ganhar dinheiro e viver com mais leveza. Além disso, é possível organizar seus horários e fazer a gestão do seu tempo de modo a conseguir bons resultados no negócio e satisfação na vida pessoal.

Alcance realização profissional

Obter uma carreira de sucesso é objetivo de milhares de brasileiros. Muitas vezes, ao trabalhar em empresas de terceiros, é possível que você não tenha o reconhecimento que merece.

Por isso, ao abrir a sua própria empresa é plausível alcançar melhores resultados com sua vida profissional. Com boa organização e tendo as dicas e o suporte adequado, o empreendedorismo pode ser uma excelente oportunidade.

Como iniciar o próprio negócio no Brasil?

Existem algumas boas práticas que vão ajudá-lo a abrir uma empresa no Brasil. 

Conhecê-las e contar com a ajuda de pessoas com conhecimento nessa área pode ser muito útil para agilizar esse início e começar a lucrar. Com a intenção de auxiliá-lo, separamos várias dicas. Vale conferir!

Entenda as possibilidades de abertura de empresas

Conhecer quais são as possibilidades de abertura de empresas no país é o primeiro passo que você deve dar. Entre as principais estão o Microempreendedor Individual (MEI), a Microempresa (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Nesse sentido, existem algumas diferenças que são importante conhecer. Por exemplo, o MEI não pode ter faturamento anual maior que R$ 81 mil e tem permissão de contratar apenas um funcionário.

Portanto, avalie com cautela quais são as suas necessidades, faça uma previsão de faturamento e conte com um profissional contábil a fim de escolher a alternativa adequada para abrir o próprio negócio.

Aprenda sobre gestão

Um dos principais motivos pelo qual empresas com pouco tempo vão à falência é a falta de conhecimento sobre gestão. Desse modo, investir em capacitação nessa área pode ser importante para assegurar longevidade para a sua empresa e conquistar bons resultados.

Vale aprender sobre gestão financeira, de pessoas, de recursos, fiscal e outros pontos relevantes na hora de comandar um empreendimento. Há diversas opções, tanto gratuitas, quanto pagas, que podem auxiliar nessa etapa.

Faça um plano de negócios

O plano de negócios é uma etapa importante que deve ser feita previamente. Por meio dele, você define objetivos que quer alcançar, qual é o capital necessário para iniciar sua empresa, como vai posicionar a marca no mercado e quais são as ações de marketing que devem ser colocadas em prática.

Portanto, não deixe de elaborar esse documento. Além de todos os pontos destacados acima, o plano de negócios é um bom meio de captar recursos com investidores a fim de dar o pontapé inicial e começar a empreender.

Invista em organização

Ter organização é uma das habilidades importantes para um empreendedor. Por meio dela, o gerenciamento da empresa se torna mais fácil, além de evitar diversas dores de cabeça que podem prejudicar o andamento do negócio.

Portanto, adotar softwares de gestão, contar com uma contabilidade especializada para lidar com tributos e outros serviços relacionados a área e investir em capacitação vão facilitar a sua vida.

Compreenda os cuidados a serem tomados antes de abrir a empresa

Existem algumas boas práticas que você deve adotar antes de abrir o seu negócio. 

Por exemplo, fazer uma análise do mercado e saber como se posicionar é fundamental para alcançar clientes e ter uma boa entrada de receita para manutenção da empresa.

Além disso, é importante ter atenção com a legislação fiscal, enquadrar a empresa no regime tributário adequado e ter um planejamento financeiro e tributário para garantir segurança no negócio. Nesse sentido, contar com uma empresa de Contabilidade pode ajudar.

Por que contar com uma Contabilidade Online especializada em abertura de empresas?

Abrir uma empresa pode ser desafiador mas, com a ajuda adequada, essa tarefa fica simples e você se aproxima dos seus sonhos e de todas as vantagens que viu durante este texto.

Assim, ter o auxílio de uma Contabilidade Online especializada em abertura de empresas é uma excelente alternativa.

Por exemplo, ao contar com o auxílio da Contabilivre você não precisa se preocupar com toda a documentação envolvida na abertura da empresa. Então, é possível ter mais segurança, agilidade e economia na hora de iniciar sua jornada empreendedora.

Viu como é fácil abrir um negócio e começar a trilhar um caminho profissional de sucesso? Por meio de nossas dicas, você tem mais segurança, alcançando longevidade e lucratividade por meio do empreendedorismo. 

Além disso, ao contar com a Contabilivre é possível ter suporte de profissionais contábeis de qualidade, prontos para ajudá-lo tanto na abertura do seu negócio, como em questões contábeis e fiscais.

Quer contar com nossos serviços para abrir sua empresa com agilidade e segurança? Então, entre em contato conosco agora mesmo!