O que é investidor anjo e como ele pode ajudar você a empreender

O que é investidor anjo e como ele pode ajudar você a empreender

Iniciar um novo empreendimento é sempre um grande desafio. E isso ocorre também com as startups, que apesar de serem modelos de empresas mais enxutas, nascem em torno de uma ideia nova, escalável e em condições de extrema incerteza. Diante disso, como garantir o crescimento do negócio?

Uma das soluções mais procuradas é o apoio financeiro externo. Mas não estamos falando de empréstimos bancários com juros altos e, sim, de investidores anjos que, atualmente, são considerados os principais protagonistas quando o assunto é impulsionar uma startup.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o artigo até o final. A seguir, você vai entender o conceito dessa figura, como funciona esse tipo de investimento e como conseguir um para o seu negócio!

Afinal, o que é um investidor anjo?

Também conhecido como Smart Money, o investidor anjo é uma pessoa que acredita muito no potencial de um novo negócio. Desse modo, investe seus recursos financeiros para impulsioná-lo.

No entanto, ele não oferece apenas capital, como também todo seu conhecimento de mercado e experiência no ramo, mentorando e aconselhando. Por esse motivo é tão disputado pelos empreendedores. Vale lembrar que uma empresa também pode ser um investidor anjo, aplicando seu capital em novos empreendimentos. Em geral, se tratam de fundos de investimento.

Apesar de um conceito que só ultimamente ganhou uma grande força no cenário corporativo, o termo se originou nos Estados Unidos na década de 20, quando investidores bancavam os custos de produção de peças artísticas da Broadway, assumindo seus riscos e, ao mesmo tempo, participando do seu retorno financeiro.

Como funciona esse tipo de investimento?

O investimento anjo em uma empresa normalmente é feito por um grupo de 5 a 30 pessoas. Isso possibilita que a aplicação de recursos na empresa em foco, seja bem maior. Desse modo, há uma maior diversificação entre diferentes startups, reduzindo os riscos de forma significativa.

Essa prática de investir em grupo permite uma pluralidade de perspectivas e um compartilhamento da dedicação.

Geralmente, é designado um investidor do grupo (chamado de Lead Investor ou Deal Leader) que faz uma pré-avaliação do projeto e negocia com o empreendedor. Em seguida, é apresentado aos demais investidores (chamados Followers).

É importante deixar claro que, ao aportar dinheiro, o investidor anjo não se torna sócio da empresa, ou seja, não faz parte do quadro executivo. O que acontece é que, ao injetar dinheiro, recebe em troca ações preferenciais minoritárias da empresa.

Outro ponto importante é que o valor aportado pelo investidor não é considerado capital social do empreendimento. Trata-se de um contrato de investimento celebrado entre as partes, cujo prazo máximo é de 7 anos.

Ou seja, o investidor anjo aplica uma determinada quantia em uma empresa e recebe proporcionalmente à sua cota de participação.

O investimento anjo é seguro?

Uma das maiores dúvidas dos empreendedores ou donos de startups que desejam um apoio financeiro externo é se o investimento anjo é seguro. Se essa também é a sua dúvida, não se preocupe. Há uma lei que regulamenta essa atividade.

A Lei 155/16 determina todos os pontos que devem ser cumpridos nessa modalidade de investimento. Então, se tudo for feito conforme a legislação, não há risco. A lei enumera diversos pontos, sendo que os principais são:

  • deve ser feito um contrato de participação com prazo não superior a 7 anos;
  • o investidor anjo não é considerado sócio da empresa. Sendo assim, não tem qualquer direito à gerência ou voto na administração do empreendimento;
  • não responderá por qualquer dívida da empresa;
  • será remunerado de acordo com seu aporte por, no máximo, 5 anos;
  • pode investir em microempresas e empresas de pequeno porte;
  • ao final de cada ano, poderá receber da distribuição de dividendos, respeitando o limite de, no máximo, 50% do lucro;
  • caso você decida vender a empresa, o investidor anjo não tem direito de preferência na aquisição;
  • o investidor anjo pode resgatar o valor aportado após ter decorrido, no mínimo, 2 anos do investimento ou prazo superior estabelecido em contrato de participação. Esse valor deverá ser corrigido de acordo com o índice definido em contrato entre as partes.

Como conseguir um investidor anjo para o meu negócio?

Agora que você já sabe o que é um investidor anjo, é a hora de entender como conseguir um. O ideal é dividir seu planejamento para isso em duas etapas: preparação do seu negócio e captação do investimento. A seguir, saiba como proceder em cada uma delas.

Preparação do negócio

Nessa etapa inicial, é preciso identificar em quais pontos o aporte financeiro e as orientações do investidor anjo podem contribuir para o crescimento do seu negócio. Afinal, ao investir, ele vai ter uma cota (ainda que pequena) do seu negócio e, ainda, poderá dar conselhos e orientações valiosas para impulsionar seus resultados.

Para decidir sobre isso, muitos empreendedores contam com a ajuda de um advisor, que é uma espécie de conselheiro com bastante experiência nesse tipo de investimento.

Além de ajudar a tomar a decisão, também poderá indicar em quais pontos o investidor anjo contribuirá para a empresa. E isso ajudará você a ter argumentos mais sólidos para atraí-lo para o seu negócio.

Também é fundamental testar sua ideia a fim de validá-la. Isso porque, nem sempre o que imaginamos funciona na prática. Lembre-se de que ter provas práticas e que possam ser demonstradas de que sua ideia dará certo é uma forma bem convincente de que sua execução é viável. E isso pode ser decisivo na hora do investidor anjo optar por fornecer recursos à sua empresa.

Captação do investimento

A etapa seguinte consiste em encontrar um investidor anjo. Saiba que eles estão sempre à procura de novos empreendimentos para diversificar sua carteira de aportes. Para isso, uma das melhores formas é participar de feiras e eventos de empreendedorismo, especialmente as voltadas para o seu setor.

Outro ponto importante é ter um pitch sempre à mão, ou seja, uma breve apresentação da sua ideia, provas de que ela é viável e argumentos sólidos de que tem alto potencial e seu negócio é escalável.

Você também pode tentar uma abordagem direta, como, por exemplo, enviar sua proposta por e-mail. No entanto, esse caminho pode ser mais difícil, visto que provavelmente esse será apenas mais um dos inúmeros e-mails que o investidor anjo recebe diariamente.

Como você viu, a figura do investidor anjo é uma ótima opção para impulsionar seus resultados se você tem um empreendimento com alto potencial. Trata-se de uma parceria que tem grandes chances de dar certo, visto que se trata de uma pessoa com ampla experiência e conhecimento de mercado.

Quer mais dicas para ter um negócio de sucesso? Então, aproveite a visita no blog e entenda quais habilidades empresariais você precisa ter para empreender!