Na foto, há uma mulher segurando uma prancheta, atrás de um balcão de algum estabelecimento alimentício.

Gestão de custos para estabelecimentos alimentícios

Com o objetivo de ter sucesso na gestão de bares, restaurantes, padarias e qualquer outro negócio no setor alimentício, é indispensável contar com uma boa gestão de custos. Tal cuidado é necessário porque esse tipo de atividade envolve diversos itens perecíveis, que podem levar todo o seu lucro embora.

Além disso, você também precisa avaliar sua precificação e acompanhar alguns dados para não perder de vista a saúde financeira do seu negócio. Na intenção de ajudá-lo nessa tarefa, organizamos um artigo detalhado sobre como melhorar a gestão de custo da sua empresa. Quer saber quais ferramentas podem ajudar você? Então siga a leitura e confira nossas recomendações.

Qual a importância da gestão de custos para estabelecimentos alimentícios?

Contar com uma boa gestão de custos é fundamental para garantir uma empresa competitiva no ramo alimentício. Por meio desse gerenciamento, torna-se possível aumentar a lucratividade e garantir a sustentabilidade financeira no longo prazo.

Por isso, descobrir quais são as melhores práticas que podem ser aplicadas nos mais diferentes estabelecimentos é crucial para seu negócio. Pensando nisso, destacamos várias dicas que serão úteis no dia a dia do seu empreendimento.

Como realizar a gestão de custos?

Existem diversas práticas que podem simplificar a gestão de custos, garantindo mais controle e menores desperdícios no seu estabelecimento alimentício. Explicamos em detalhes algumas delas, a seguir.

Categorize os custos

A primeira dica para fazer uma gestão eficiente é entender e categorizar os custos do estabelecimento. Nesse sentido, é possível separá-los em custos fixos e variáveis.

Os fixos são aqueles que precisam ser pagos todos os meses, independentemente de quanto sua empresa produzir ou vender, como folha de pagamento dos funcionários, aluguel e outros.

Já os custos variáveis são os que oscilam com a quantidade produzida, como a compra de insumos para preparar os alimentos que vão ser vendidos pelo seu estabelecimento. Essa categorização vai simplificar o entendimento e ajudar você na hora de minimizar os custos do negócio.

Controle o desperdício

Um dos pontos de atenção de estabelecimentos alimentícios está relacionado ao desperdício. É preciso ter atenção a fim de minimizar as perdas, e isso envolve o conhecimento da sua demanda, o controle sobre as porções servidas e até mesmo a observação sobre o quanto de alimento está sendo descartado.

Para melhorar esse ponto, você pode avaliar aspectos como a quantidade de comida que volta dos clientes, o que foi jogado fora, porções extras que não foram consumidas e o montante de dinheiro que está sendo perdido pelo desperdício.

Com essa observação, você tem insumos para adequar as porções oferecidas aos clientes e também evita custos desnecessários. Consequentemente, com os ajustes necessários, fica mais simples aumentar a lucratividade por meio da redução de custos.

Saiba organizar a margem de lucro

Entender a margem de lucro é uma ferramenta valiosa na busca pela redução de custos em seu estabelecimento. Isso porque a margem de lucro é a diferença entre a receita total e os custos totais, expressa como uma porcentagem da receita.

Desse modo, ela reflete a eficiência e a rentabilidade do negócio. Ao analisar a margem de lucro, você pode identificar áreas em que os custos estão impactando negativamente os ganhos e implementar estratégias para reduzi-los.

Além disso, permite fazer negociações com os fornecedores em busca do aumento da lucratividade, reavaliar processos internos para otimizar os retornos e fazer investimentos no operacional para melhorar os resultados.

Entenda como formar preços adequadamente

Utilizar ferramentas adequadas para precificar de forma correta tem um papel fundamental na redução de custos. A partir de uma estratégia de precificação eficaz, consegue-se otimizar a rentabilidade do seu negócio e direcionar os esforços para áreas de maior retorno.

Por exemplo, com um preço correto, você assegura que as vendas feitas no estabelecimento cubram os custos da operação e ainda produzam lucro. Desse modo, evita-se que as margens sejam insuficientes e também garante que o negócio mantenha-se competitivo no mercado alimentício.

Por isso, encontrar uma estratégia de precificação adequada para a empresa é crucial para garantir uma gestão de custos adequada. Há vários modelos, como o de markup, baseado em valor, e outros.

Use ferramentas contábeis

Contar com boas ferramentas e com a tecnologia pode ajudar a melhorar a gestão de custos e garantir eficiência ao seu negócio. Por exemplo, você pode usar um sistema contábil para acompanhar as entradas e saídas do negócio, e compreender possíveis gargalos que prejudicam o desempenho da empresa.

Além disso, é possível recorrer ao fluxo de caixa para monitorar os custos e ter um controle de contas a pagar e a receber, para evitar perder prazos e desenvolver um centro de custos que melhore a visão sobre o negócio.

Por fim, ainda vale contar com uma assessoria contábil para auxiliar você no planejamento e na busca pela otimização do estabelecimento alimentício. Nesse sentido, contar com a Contabilivre é uma ótima alternativa.

Como a Contabilivre pode auxiliar você nessa organização?

Muitos problemas financeiros apenas são identificados por meio do acompanhamento de dados e informações atualizados sobre sua empresa. Especialmente para os negócios com grande giro de mercadoria, essa tarefa pode ficar ainda mais complicada.

Pensando nesse tipo de negócio, a Contabilivre desenvolveu uma plataforma completa para simplificar sua gestão contábil, fiscal e tributária. Ademais, você também ganha o controle na gestão de movimentações, podendo cadastrar clientes, fornecedores e produtos.

Tais dados permitem criar o fluxo de caixa de suas movimentações, além de aumentar o controle de todas as documentações da empresa. Então não deixe de conferir essa inovação que já revolucionou a rotina de mais de 7 mil empresas, simplificando processos, gerando economia, agilidade e mostrando que é possível ter uma contabilidade simples e descomplicada.

Encontrar caminhos para otimizar sua gestão de custos faz com que sua empresa torne-se mais competitiva, rentável e capaz de se sustentar diante da concorrência. Portanto, vale a pena investir em ferramentas que simplificam e trazem mais controle sobre aspectos financeiros da sua marca.

Quer saber como preparar sua empresa para o crescimento? Então entre em contato conosco e confira como funciona a assessoria contábil na Contabilivre.