Foto de uma pessoa com moletom verde, apoiada em uma mesa, segurando um cartão de crédito com a mão esquerda e segurando uma caneta, além de estar mexendo no notebook com a mão direita.

Comprar com CNPJ: o que pode ser comprado como pessoa jurídica?

Uma das dúvidas mais comuns na rotina das empresas é sobre a necessidade de comprar com CNPJ ou como pessoa física. Afinal, a boa gestão das suas despesas é a chave para o sucesso da sua marca.

Pensando nisso, preparamos um artigo revelador que vai esclarecer as suas dúvidas e ajudar a otimizar a organização financeira da sua empresa.

Quer saber como as compras por CNPJ podem alavancar o seu negócio? Então continue com a leitura para descobrir!

O que significa comprar com CNPJ?

Uma empresa é uma entidade cujo registro legal é representado pelo número do seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Assim, é possível realizar compras no nome dela a partir deste cadastro.

Para poder desfrutar desse benefício, primeiramente é necessário abrir uma empresa e formalizar um CNPJ. Com o cadastro ativo e o pagamento dos impostos em dia, você poderá comprar itens úteis para a viabilidade do seu negócio. Porém, cabe dizer aqui que é importante direcionar essas aquisições para produtos ligados à sua área empresarial, designada por meio dos CNAEs (Classificação Nacional de Atividade Econômica) da sua companhia.

A utilização do CNPJ para compras está disponível para todas as empresas regularizadas, não importando o seu tamanho. Inclusive, essa modalidade também pode ser empregada pelos microempreendedores individuais (MEIs), desde que se cumpra o limite máximo mensal de compras estabelecido pela legislação para essa categoria profissional (80% do faturamento bruto).

Quais são as vantagens da compra por CNPJ?

1) Atratividade financeira

A boa notícia é que você conseguirá preços mais reduzidos ao comprar com CNPJ. Isso ocorre porque a natureza dessa operação é direta com o fornecedor, sem a necessidade de intermediários. Ou seja, o preço final é “de fábrica”, sendo mais barato por causa de uma menor incidência de tributos na cadeia de venda.

Além disso, você terá melhores condições de pagamento do que se comprasse como pessoa física. Por exemplo, a partir de descontos e de parcelamentos.

2) Formação de estoque

A compra feita por CNPJ possibilita a aquisição de uma quantidade maior de insumos para a sua empresa devido ao preço reduzido junto aos fornecedores. Assim, você poderá organizar o seu estoque de produtos a médio e a longo prazo, estruturando com inteligência a operação do seu negócio.

Nesse sentido, ter uma grande variedade de produtos em seu estoque também permite a criação de ofertas exclusivas para os seus clientes. Por exemplo, você pode disponibilizar a compra antecipada de alguns itens e garantir um programa de fidelidade aos seus consumidores.

3) Acesso a crédito

Um CNPJ ativo e em dia com as obrigações fiscais lhe permite contrair empréstimos com juros razoáveis em instituições financeiras e bancárias. Você está precisando de crédito para a sua empresa? Essa, com certeza, é uma forma disponível de aquisição de capital para garantir a sua competitividade no mercado.

4) Escalabilidade do negócio

Se você adquirir produtos por meio do CNPJ, a sua revenda sairá mais barata e acessível ao consumidor, o que fará com que a sua empresa aumente exponencialmente a receita e melhore o desempenho financeiro. Incrível, não é?

Entretanto, é importante fazer um alerta: a compra com CNPJ exige responsabilidade por parte da empresa. Assim, os pagamentos devem ser feitos corretamente para não negativar o nome da companhia na praça (o que impediria futuras aquisições nesta modalidade). Além disso, é essencial cultivar a organização financeira do seu negócio e não confundir gastos pessoais com despesas empresariais.

Quais são os itens que posso comprar?

Em suma, a compra no atacado lhe permite adquirir produtos em grandes quantidades com descontos consideráveis. Por outro lado, as operações no varejo oferecem descontos menores, mas ainda é possível conseguir condições especiais de pagamento nesse setor. A seguir, apresentamos uma lista com alguns itens que você pode comprar com CNPJ:

  • veículos automotivos;
  • produtos para revenda;
  • insumos;
  • mobiliário;
  • produtos hospitalares;
  • dispositivos eletrônicos;
  • equipamentos;
  • material de escritório;
  • produtos de higiene;
  • sistemas de gestão financeira.

Como posso realizar efetivamente esta compra?

O primeiro passo é uma pesquisa minuciosa a respeito dos seus fornecedores, com atenção especial para preços, prazos e a qualidade dos produtos. Além disso, é importante sempre confirmar se eles aceitam a modalidade de compra por CNPJ. Ademais, os estabelecimentos pesquisarão o cadastro público para verificar se a sua empresa está ativa e se não se encontra inadimplente com a Receita Federal ou os órgãos de proteção ao crédito. Nesse sentido, você será instruído a apresentar documentos como o contrato social da companhia e o Cartão CNPJ.

A saber, embora tenha um preço mais atrativo (por causa da isenção de IPI e de ICMS), a compra de veículos automotivos nesta modalidade exige alguns critérios adicionais. Podemos citar a análise prévia pela concessionária e a obrigatoriedade de permanência mínima de um ano com o carro.

Por outro lado, a compra em plataformas digitais e em marketplaces (por exemplo, no Mercado Livre ou na Magazine Luiza) requer um cadastro específico para as empresas em que deverá inserir os dados oficiais da sua companhia e por vezes até digitalizar os documentos para anexá-los nesses sites.

Após a verificação do cadastro e a confirmação da transação, é só prosseguir com a compra normalmente com o seu meio de pagamento escolhido, de preferência vinculado a uma conta bancária de pessoa jurídica. Enfim, é essencial declarar todas as suas compras para a contabilidade e exigir a nota fiscal da empresa que lhe vendeu o produto por garantia e comprovação de valores para declarações de bens.

Neste artigo, você viu que vale muito a pena comprar com CNPJ e fazer com que ele jogue a favor do seu negócio. Com um planejamento financeiro eficiente, a sua empresa será alavancada de maneira consistente, expandindo assim a sua marca no mercado.

Está pensando em empreender e mudar de vida? Então saiba como abrir a sua empresa de forma ágil e prática com a Contabilivre.

Dúvidas? Fale com a gente.