Uma imagem ilustrativa de uma mão segurando um celular, e do celular sai alguns ícones de rede sociais.

Marketing de influência: o que é e quais os benefícios para sua empresa

Atualmente, grande parte das pessoas utilizam alguma rede social, o que faz com que o marketing de influência seja indispensável para qualquer empresa que deseje prosperar.

Pensando nisso, preparamos este artigo em que você vai conhecer o que é esse modelo de marketing, como ele funciona, quais são as suas vantagens e algumas dicas para implementá-lo em seu negócio. Então, prossiga com a leitura para descobrir.

O que é marketing de influência?

O marketing digital é uma ferramenta essencial para fazer a sua empresa crescer, especialmente em um mundo onde estamos constantemente conectados pela internet. Nesse segmento, existe um instrumento útil para essa estratégia: a parceria com influenciadores digitais.

Assim, esse marketing consiste na divulgação da sua marca por meio de ações com influenciadores digitais nas redes sociais (por exemplo, no Instagram, TikTok, Youtube e Facebook). Em outras palavras, a partir de uma parceria com produtores de conteúdo de grande notoriedade e audiência nesses canais.

De fato, essas plataformas proporcionam uma experiência de conexão e de engajamento entre o produtor e o seu público. Isso significa que essas pessoas gostam de acompanhar a rotina de seus influenciadores preferidos, assim como apreciar os produtos que eles consomem.

Segundo uma pesquisa da NCSolutions, 92% dos consumidores confiam mais em uma sugestão feita por um indivíduo do que por uma marca.

Então, é aqui que o seu negócio pode se beneficiar! Por meio de uma parceria estruturada com esses influenciadores, é possível apresentar o seu produto ou serviço para um público verdadeiramente engajado — seja você o líder de uma pequena, média ou grande empresa.

Como ele funciona?

O marketing de influência traz muitas vantagens para a sua empresa. Entretanto, essa ferramenta tem características específicas e exige uma estratégia inteligente por parte do empreendedor.

Primeiramente, você precisa encontrar um influenciador cujo público atenda ao nicho de sua atuação. Além disso, ele deve ter um número considerável de seguidores engajados nas redes sociais. Após a descoberta, será a hora de entrar em contato direto com ele ou com a agência responsável.

É agora que você irá negociar os detalhes da divulgação da sua marca nas redes do produtor de conteúdo, tal como os prazos, valores e os formatos dos posts. Em alguns casos, os influenciadores disponibilizam um “mídia kit” com as informações necessárias para a parceria. Assim, por meio desse material, ele poderá realizar ações como:

  • divulgação paga;
  • permuta;
  • “unboxing” de produtos;
  • fotos;
  • vídeos;
  • depoimentos;
  • recomendação do seu produto.

Também chamado de “publipost”, o conteúdo divulgado nesta estratégia pode direcionar a jornada de compra do consumidor e angariar clientes para a sua empresa. Contudo, a publicação precisa ser natural e autêntica para atingir a simpatia do público-alvo. Inclusive, caso a ação seja bem-sucedida, é possível estabelecer uma parceria duradoura com o influenciador.

Quais são as suas vantagens?

1) Conexão

Um dos maiores benefícios do marketing de influência é que ele se baseia na afinidade e na confiança que o consumidor tem com o seu influenciador. Ou seja, isso leva as pessoas a curtirem os conteúdos, compartilharem os posts e comprarem os produtos sugeridos por ele.

Logo, uma boa impressão criada por um publipost faz com que ele possa se identificar com os valores da sua empresa. Da mesma forma, isso reforçará a credibilidade do seu negócio.

2) Visibilidade

O objetivo principal de uma ação com influenciadores digitais é alcançar um público maior de clientes e fazer o interesse pela sua empresa crescer no mercado.

Além disso, esse marketing tem outra vantagem sensacional: a segmentação da sua audiência. Por exemplo, é possível identificar uma “persona” específica dentre os seguidores do influenciador para ajustar a sua estratégia de vendas. Com isso, você pode dialogar com um público-alvo determinado que seja um potencial cliente para os seus produtos.

3) Metrificação

Campanhas de marketing podem ser difíceis de administrar por causa da dificuldade de verificação dos seus resultados. Porém, isso não ocorre com a modalidade de influência devido à sua facilidade de metrificação. Então, você pode avaliar objetivamente o desempenho dos publiposts por meio de parâmetros como:

  • número de leads e de vendas;
  • aumento de seguidores;
  • tráfego no site;
  • taxa de conversão;
  • cupons e códigos específicos da campanha;
  • número de curtidas, comentários e compartilhamentos na rede social.

4) Praticidade

Outra vantagem em empregar o marketing de influência na estratégia da sua empresa é que ele é bastante acessível. Assim, existem muitas opções de influenciadores para trabalhar, o orçamento não precisa ser necessariamente grande e o contato com o produtor não requer burocracia. Como dissemos anteriormente, você também pode utilizar vários formatos para concretizar essa parceria digital.

5) Lucratividade

Se você ainda não se convenceu de que fazer uma parceria com influenciadores digitais é um bom negócio, saiba que isso é bastante lucrativo. Segundo a agência Influencer Marketing Hub, para cada dólar investido nesse tipo de campanha, a empresa fatura US$5,20, em média R$29,30.

Como aplicar o marketing de influência em sua empresa?

  • Identifique um influenciador cujo público realmente interaja com o seu conteúdo, pois um número alto de seguidores não significa necessariamente um alto grau de engajamento;
  • Pesquise sobre o trabalho deste produtor de conteúdo, avalie os trabalhos anteriores que ele fez com outras marcas, reflita se ele se encaixa no seu nicho de atuação e se sintoniza com os valores da sua empresa;
  • Firme a parceria por meio de contrato com previsão de prazos, pagamentos e direitos de imagem;
  • Estruture eficientemente a sua campanha. Isso significa estabelecer objetivos claros, estratégia de marketing, público-alvo e orçamento;
  • Faça um planejamento com o influenciador para que ambos possam agregar os seus conhecimentos na ação.

Como você percebeu, investir nesse tipo de marketing é uma excelente ideia. Por isso, vale muito a pena aproveitar o crescimento das redes sociais pelo mundo e fazer com que a sua empresa amplie exponencialmente o seu número de clientes.

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender mais sobre marketing digital, confira também o nosso artigo direcionado para microempreendedores.

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