Auditoria Contábil: como funciona e qual sua importância!

Auditoria Contábil: como funciona e qual sua importância!

Você já ouviu falar sobre auditoria contábil? Para transmitir informações seguras e confiáveis aos gestores, sócios, entre outros agentes, a empresa precisa garantir que seja retratada fielmente a realidade do negócio e revelada qualquer falha ou irregularidade.

A auditoria contábil é um instrumento fundamental para as empresas ganharem conformidade e passarem a conhecer demasiadamente a situação financeira do seu negócio.

E não se trata apenas de uma burocracia. Quem realiza esse tipo de auditoria regularmente, ainda que não seja exigido, pode ter ganhos significativos na gestão de uma organização.

Por isso,  desenvolvemos este artigo totalmente focado nessa ferramenta essencial para as empresas. Entenda o que  é e como funciona a auditoria contábil com mais detalhes. Acompanhe agora!

O que é auditoria contábil?

A auditoria contábil contempla tanto uma auditoria interna como a externa de uma organização, abrangendo a contabilidade gerencial e financeira das contas empresariais.

A principal função da ferramenta é garantir a correção das contas por meio da análise da situação patrimonial e financeira da empresa em busca de erros, falhas, fraudes ou qualquer inconsistência em relação às normas legais.

O principal responsável por esse serviço é o auditor contábil que tem a função de auditar operações e demonstrações contábeis. Alguns dos instrumentos verificados abrangem:

  • Processos internos;
  • Fluxo de caixa;
  • DRE (Demonstração de Resultado de Exercício);
  • Balanço Patrimonial.

É  importante saber diferenciar a auditoria contábil da auditoria fiscal, que tem a função de identificar erros em pagamento de impostos, além de fraudes e sonegações fiscais.

Como funciona?

No serviço, o auditor fará a auditoria interna e externa sobre as contas empresariais e emitirá um parecer sobre a realidade financeira da organização.

Ele não só tem o trabalho de identificar erros, falhas e inconsistências, mas também indica as melhores práticas, ações de correção e o caminho legal para corrigir as inconsistências.

A empresa pode optar por um auditor independente ou usar seus próprios meios e profissionais para fazer essa análise. É daí que vem os conceitos de auditoria interna e externa. Conheça mais detalhes.

Auditoria interna

Nesse tipo de auditoria, o profissional tem um vínculo com a empresa auditada. Esse serviço não é obrigatório, mas pode ter uma função mais específica e abranger desejos e necessidades da própria empresa para avaliar controles, procedimentos e regulamentos internos na busca de inconsistências. Esse serviço pode ser um pouco mais minucioso em busca de:

  • base para tomada de decisão;
  • identificação de situações de risco;
  • prevenção de falhas;
  • realidade financeira da empresa; dentre outras situações.

Auditoria externa

Na auditoria externa, é necessário que o profissional seja bacharel em Ciências Contábeis com o devido registro no CRC  (Conselho Regional de Contabilidade). É um serviço livre de interferências internas e totalmente imparcial no parecer técnico sobre a situação contábil da empresa. 

Para empresas de capital aberto ou ainda de grande porte, ou seja, faturamento anual acima de R$ 300 milhões ou patrimônio acima de R$ 240 milhões, a auditoria se torna obrigatória e a atividade é regulada pela CMV (Comissão de Valores Mobiliários).

Apesar disso, é recomendado a qualquer organização praticar auditoria externa para garantir a credibilidade e a saúde financeira da empresa e facilitar benefícios como créditos, empréstimos, investidores etc.

Qual a auditoria mais adequada para um negócio?

Apesar da auditoria interna não ser obrigatória e a externa só ser obrigatória para um determinado perfil, o ideal é que você mescle os dois tipos para otimizar ao máximo a gestão contábil da empresa.

Enquanto a auditoria interna trará um olhar mais detalhado sobre as contas e sinalizará caminhos prudentes para a saúde da organização, a auditoria externa trará visibilidade à sociedade como um todo, bem como parceiros, clientes, fornecedores etc.

A combinação entre as duas ferramentas será vital para potencializar a gestão contábil e embasar a evolução empresarial. Além disso, o gestor poderá identificar KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Performance) mais adequados à situação financeira e orçamentária da empresa.

Qual a função da auditoria contábil?

A função da auditoria contábil é principalmente garantir a lisura do negócio, no entanto, há diversos benefícios implícitos com essa ferramenta, já que o gestor ganha confiança para:

  • implementar orçamentos estratégicos mais precisos e realistas;
  • evitar situações de multas ou atrasos no pagamento de impostos;
  • conhecimento sobre endividamentos ou quaisquer problemas ocultos nas contas; dentre outros.

Como realizar uma auditoria contábil na empresa?

Como dissemos anteriormente, há a modalidade interna e a externa. Quanto à última, o processo é simples, bastando a contratação de uma empresa ou profissional capacitado para o processo.

Já em relação a uma auditoria interna, o profissional vinculado à empresa pode traçar um roteiro de análise para identificar a situação real da organização. Algumas das principais práticas abrangem:

  • estudo de processos internos da organização;
  • levantamento de situações de risco à saúde das contas;
  • comparação entre registros internos e registros externos;
  • estabelecimento de práticas mais viáveis para correção de problemas;
  • sugestão de realização de testes e evidências para encontrar inconsistências;
  • uso de um aplicativo especializado em gestão contábil para identificar com maior precisão erros e falhas; dentre outras.

Por que a auditoria contábil é imprescindível para uma empresa?

A auditoria contábil é uma forma de atestar a qualidade e a conformidade das contas empresariais. As análises contábil e operacional são essenciais para a gestão da organização.

Conforme abordamos, dependendo do perfil da organização, essa prática é considerada uma obrigação junto às autoridades, e isso garante conformidade legal, além da precisão das contas.

Ainda nesse ponto, é de extrema importância que os gestores invistam em sistemas contábeis digitais que auxiliem na auditoria contábil e ofereçam dados estratégicos sobre a saúde financeira da empresa.

Quais as principais vantagens da auditoria contábil?

Dentro da importância da auditoria contábil, podemos destacar diversas vantagens para a gestão das contas de um negócio. Alguns dos pontos principais são:

  • detalhamento da realidade financeira;
  • monitoramento das finanças empresariais;
  • projeções realistas para planejamentos de médio e longo prazos;
  • regularização fiscal da organização;
  • base precisa para busca de melhor qualidade de serviço, dentre outros.

Por fim…

Como você viu ao longo do artigo, a auditoria contábil é essencial para qualquer tipo de organização. Os efeitos desse serviço se estendem do aspecto contábil para o administrativo, impactando positivamente a gestão de uma empresa.

Agora que você já descobriu a importância da auditoria contábil, aproveite a oportunidade e entenda o que é a auditoria fiscal!