Balancete Contábil: entenda o que é e como elaborar

Balancete Contábil: entenda o que é e como elaborar

O balancete contábil é um relatório que apresenta todo o patrimônio de uma empresa, como bens, saldo de contas, direitos e obrigações. O documento é fundamental para levantar informações aos gestores, que podem tomar decisões de forma mais embasada de acordo com a realidade do negócio. 

O relatório pode ser feito em diferentes períodos, de forma mensal, semanal, quinzenal ou até mesmo diária, ou seja, de acordo com as necessidades de cada organização. 

Acompanhe a seguir e entenda mais sobre o que é o balancete contábil e como elaborar o documento na empresa!

Saiba o que é balancete contábil 

O balancete contábil é bastante utilizado para verificar a saúde financeira de um negócio. Com o relatório, é possível ter um controle interno de um período específico do empreendimento, com o principal objetivo de identificar os resultados financeiros. 

O documento, portanto, abrange todas as informações contábeis do negócio, oferecendo ainda dados valiosos para instituições, fornecedores e demais parceiros envolvidos com a organização. Com o balancete, por exemplo, é possível avaliar qual foi o desempenho da empresa ao longo do tempo, já que o relatório contabiliza lucros e prejuízos. 

Ele é adotado justamente para manter a gestão orçamentária mais eficiente e equilibrada, apontando erros, omissões, saldos divergentes, entre outras informações essenciais. Uma das grandes finalidades do balancete contábil é informar os gestores sobre o atual cenário do negócio. 

Ou seja, a ideia é identificar se foram feitos gastos excessivos ou até mesmo desnecessários na companhia. Com o balancete, os líderes ainda conseguem perceber se há falhas no gerenciamento financeiro — um aspecto que torna o documento extremamente relevante para o resultado do empreendimento no mercado. 

Entenda qual a importância do balancete contábil para a saúde da empresa 

O balancete contábil é feito para garantir a integridade das contas, por isso, o relatório é fundamental para a saúde do orçamento da empresa. Por meio dele, os gestores podem obter um panorama e demonstrativo de todas as contas com os seus respectivos saldos. 

Além disso, devido às suas características, o documento pode ser emitido em intervalos menores que um balanço patrimonial, por exemplo, o que auxilia significativamente na gestão estratégica do negócio. Inclusive, o balancete contábil pode ser solicitado por bancos e fornecedores que desejam conhecer melhor as finanças de uma companhia antes de conceder financiamentos, empréstimos, entre outros. 

Na prática, o relatório demonstra as contas de ativos, passivos, receitas e despesas, tudo de forma detalhada a partir de qualquer período — funcionando como uma espécie de extrato bancário do empreendimento. Não existe nenhum tipo de obrigação em relação à elaboração e apresentação do balancete, mesmo que o documento seja imprescindível para uma boa tomada de decisão. 

Muitos gestores ainda não utilizam o balancete contábil com frequência, justamente em razão da dificuldade no momento de consultar e interpretar as informações que constam no documento. Até porque, para interpretá-lo, é essencial conhecer os conceitos e saber o que cada um deles significa na rotina prática de um negócio. Além disso, um dos pontos que também geram dúvidas é em relação às diferenças entre o balanço patrimonial e o balancete contábil, que é o que veremos a seguir.  

Descubra a diferença entre balancete contábil e balanço patrimonial 

O balancete contábil é adotado com mais frequência pelos gestores para a realização do balanço patrimonial, que funciona como um espelho da empresa ao final de cada ano. Mesmo que tenham nomes parecidos, esses demonstrativos apresentam algumas diferenças relevantes. 

De acordo com o Código Civil, no artigo 1.179, todas as organizações são obrigadas a preparar um balanço patrimonial de forma anual, com exceção de Microempreendores Individuais (MEI). Mesmo que o balancete contábil não seja obrigatório, o documento tem sua importância, já que representa um demonstrativo essencial para a elaboração do balanço patrimonial. 

Isso porque o balancete contábil permite analisar períodos maiores ou menores — sendo extremamente útil para definir um planejamento estratégico e financeiro de um negócio. Se um gestor precisa descobrir, por exemplo, como está o progresso da empresa após tomar ações e decisões mais recentes, é possível entender o desempenho e os resultados com o balancete. 

Ou seja, o balancete contábil é entendido como uma prévia do balanço patrimonial. Enquanto o balancete é realizado ao longo do ano, na periodicidade desejada pela gestão, o balanço patrimonial representa o encerramento do exercício anual — podendo ser embasado nos dados dos balancetes contábeis elaborados previamente. 

Confira como o relatório é elaborado 

Habitualmente , o balancete contábil é feito por uma contabilidade  especializada, por meio das movimentações financeiras da organização em determinado período. Há uma série de contas e documentos que devem estar presentes no relatório, como ativos, passivos, patrimônio líquido, impostos, obrigações legais, folhas de pagamento, entre outros. 

Com o apoio de um contador, a empresa conta com mais segurança e tranquilidade, tendo a certeza de que o balancete contábil será feito de forma adequada. Para que o demonstrativo realmente cumpra seu propósito, é interessante ter informações precisas do setor contábil e financeiro, como notas fiscais, extratos bancários, comprovantes de pagamento, duplicatas e relatórios de desempenho. 

Mesmo após a elaboração do balancete, a gestão ainda pode ter dúvidas no momento de analisar as informações levantadas. Por isso mesmo, contar com uma empresa especializada é tão importante. Com a Contabilivre, a contabilidade da sua empresa deixa de ser um problema para virar uma solução. 

Aqui, você é atendido por uma equipe de especialistas preparados para esclarecer dúvidas e cuidar do gerenciamento contábil e fiscal da sua empresa. Todo o trabalho é feito por meio de uma plataforma online, intuitiva e de fácil acesso. Nossos especialistas realizam todos os cálculos necessários para a realização de balancetes e balanços patrimoniais anuais. 

A Contabilivre baseia suas soluções em tecnologia e inovação, e já revolucionou a vida de mais de 7 mil empresas, desburocratizando processos, gerando economia, agilidade e demonstrando que é possível fazer todos os serviços de contabilidade de forma totalmente online. 

Por fim…

Tendo os dados levantados pelo balancete contábil, o empreendimento pode avaliar a saúde financeira e os resultados de ações em determinado período. Com base nessas informações, os gestores conseguem traçar estratégias efetivas e desenvolver uma tomada de decisão mais alinhada à realidade atual do negócio. Aproveite a visita e entre em contato com a equipe da Contabilivre para entender como podemos ajudar a sua empresa com as nossas soluções!