gráficos yoy, mão e caneta

YoY: o que é, como utilizá-lo e as vantagens para sua empresa

Monitorar o desempenho da sua empresa é necessário para se manter em melhoria contínua. Quando você avalia os números do negócio ano após ano, consegue identificar se está em crescimento, comparar com o mercado e trazer insights para a gestão empresarial. É para isso, então, que a taxa YoY é usada.

YoY significa ano a ano. Essa taxa serve para comparar a variação de indicadores entre um ano e outro. Quando você lê no jornal, por exemplo, que a taxa de analfabetismo no Brasil caiu 3% de 2018 para 2019, significa que foi feito um cálculo YoY para saber qual foi o percentual da queda.

botão para contato do conteúdo de YoY

Mas perceba que essa taxa pode ser usada para calcular a variação de diversos tipos de indicadores — inclusive, é claro, aqueles que você usa na gestão da sua empresa!

Então, é sobre isso que vamos falar agora. Siga conosco para saber como usar o YoY no seu negócio:

O que é YoY?

YoY é um tipo de cálculo que serve para comparar variáveis de um período do ano com o mesmo período do ano anterior. É a sigla para Year-over-Year, em inglês, que significa ano a ano. Também é chamada de taxa homóloga ou taxa de variação homóloga.

Essa taxa é expressa em percentual para informar a variação de determinado indicador de um ano para o outro.  

Dessa maneira, é possível avaliar a taxa de queda ou crescimento do indicador que estiver em análise.

Nesse caso, o cálculo faz uma comparação anual, que permite ter uma visão de longo prazo. Mas essa variação também pode ser medida mês a mês (MoM ou Month-over-Month) ou trimestre a trimestre (QoQ ou Quarter-over-Quarter), que permitem analisar indicadores no curto e médio prazo.

Como calcular YoY?

O cálculo YoY deve comparar a variável no mesmo período em dois anos consecutivos. Por exemplo, para calcular a variação no faturamento de uma empresa, é preciso saber o valor que ela faturou até determinado mês do ano atual e até o mesmo mês do ano anterior.

mãos, gráficos e calculadora operando o YoY da empresa
As fórmulas de YoY, QoQ e MoM se adequam a diferentes nichos de mercado

Então, aplica-se a seguinte fórmula:

  • YoY = (Valor do Ano Atual – Valor do Ano Anterior) / (Valor do Ano Anterior) x 100

Digamos, por exemplo, que uma empresa teve um faturamento de R$ 500 mil até dezembro de 2018, e de R$ 800 mil até dezembro de 2019. Então, o cálculo ficaria assim:

  • YoY = (800.000 – 500.000)  / 500.000 x 100 = 60%

Isso quer dizer, portanto, que o faturamento da empresa cresceu 60% de 2018 para 2019.

Como o YoY é usado?

A taxa de variação homóloga pode ser usada para avaliar qualquer indicador do nosso dia a dia, como a variação do seu peso ou do seu aumento de renda em relação ao ano anterior.

Você também vai notar esse tipo de cálculo YoY na divulgação de índices de macroeconomia, como inflação e PIB, e de indicadores socioeconômicos, como taxas de IDH, analfabetismo ou desemprego. 

Nesses casos, é importante fazer essa comparação com o ano anterior para não cair em análises apressadas e ter uma visão mais abrangente sobre a situação do país.

O cálculo YoY também é bastante usado no mercado financeiro, especialmente no mercado de ações. As taxas YoY das empresas são aguardadas pelos investidores para avaliar como foi o desempenho da empresa no último ano e decidir se vale a pena comprar suas ações ou não.

Além disso, o cálculo da taxa homóloga também pode ser muito útil na avaliação de desempenho das próprias empresas, como veremos a seguir.

Por que usar a variação YoY na sua empresa?

Nas empresas, é essencial acompanhar os indicadores de desempenho para saber se os negócios estão no caminho certo. Elas podem monitorar desde o número de visitantes do site, as vendas do e-commerce ou a receita gerada por publicidade até o acúmulo de patrimônio de um ano para o outro.

Muitas vezes, a análise avulsa de um indicador ou uma variação em um curto espaço de tempo podem dar uma impressão errada.

Por exemplo: a queda de faturamento de um mês para o outro pode assustar, mas se comparar com o mesmo mês no ano anterior, pode ter havido um crescimento.

Então, ao comparar um período maior de tempo, o YoY oferece um panorama comparativo de longo prazo que evita percepções equivocadas. Nessa análise, sazonalidades (como o aumento das vendas no Dia das Mães, que é bastante comum no comércio) não distorcem o resultado.

Assim, com uma visão correta sobre o desempenho, a empresa pode tomar decisões mais acertadas e direcionar investimentos e esforços para as áreas mais importantes.

Além de auxiliar a tomada de decisões da gestão internamente, as taxas homólogas também servem para fins externos.

Quando é preciso prestar contas a sócios e acionistas, atrair potenciais investidores ou solicitar empréstimos e financiamentos, a demonstração de resultados ano a ano ajuda a comprovar os resultados da empresa.

Portanto, o cálculo YoY é essencial para monitorar o desempenho dos negócios e controlar as finanças da empresa. Então, se você quer ter uma empresa com saúde financeira, não deixe de avaliar essas variações anuais de indicadores.

botão para contato da contabilivre com o conteúdo e planejamento de YoY, year over year

Se você gostou desse conteúdo, siga acompanhando o nosso blog para ver mais dicas de como cuidar das finanças e da contabilidade da sua empresa. Continue por aqui!