mãos, celular e gráfico para o conteúdo de o que é previsão de demanda

O que é Previsão de Demanda estratégica, tática ou operacional?

Previsibilidade é essencial para as empresas. Não se pode prever o futuro, mas é possível lançar mão de estudos, pesquisas e análises para antecipar movimentos do mercado e se preparar para eles. Assim, começamos a falar sobre o que é previsão de demanda e como afeta a gestão empresarial.

A previsão de demanda orienta a tomada de decisões nos diferentes níveis de gestão — estratégico, tático e operacional. Neste artigo, então, você vai entender melhor o que é previsão de demanda e por que ela é importante para a gestão do negócio em seus diferentes níveis.

O que é previsão de demanda?

Previsão de demanda é um estudo de mercado que possibilita fazer um prognóstico da procura pelos produtos da empresa. Serve para identificar o interesse e a necessidade dos consumidores pelos produtos no futuro.

botão para contato de conteúdo sobre o que é previsão de demanda

Para isso, o estudo analisa variáveis internas e externas que podem determinar a demanda.

Internamente, a empresa pode avaliar o seu histórico de vendas e resultados anteriores para entender tendências e sazonalidades. Externamente, deve analisar as tendências de macroeconomia, de movimentos do setor e de comportamentos de consumo.

Dessa maneira, é possível construir cenários (otimista, neutro, pessimista) para auxiliar na tomada de decisões nos diferentes níveis de gestão, o que aumenta a eficiência e reduz os riscos dos movimentos da empresa. Quer entender a importância de saber o que é previsão de demanda? Continue a leitura.

Por que prever a demanda nos níveis estratégico, tático e operacional?

A previsão de demanda interfere nos três níveis de gestão empresarial: estratégico, tático e operacional. Esse desmembramento serve para estruturar o planejamento e alinhar os objetivos do nível micro ao macro, de maneira que a empresa consiga chegar aonde deseja.

Para isso, o planejamento em cada um desses níveis projeta diferentes objetivos e trabalha com diferentes prazos. Basicamente, eles podem ser caracterizados assim:

  • Planejamento estratégico: foco no longo prazo, definição de objetivos amplos e diretrizes para a empresa como um todo.
  • Planejamento tático: foco no médio prazo, definição de objetivos e diretrizes para cada departamento.
  • Planejamento operacional: foco no curto prazo, definição de objetivos específicos e diretrizes para tarefas rotineiras.

A previsão de demanda, portanto, pode ser desmembrada para auxiliar as tomadas de decisão no planejamento de cada nível, de acordo com os prazos e a hierarquia.

empresário estudando no computador o que é previsão de demanda
Entender o que é previsão de demanda pode mudar o rumo do seu negócio

A previsão de demanda estratégica mira no longo prazo, para auxiliar as decisões da alta administração. Se a empresa pretende entrar em novos mercados, por exemplo, esse estudo ajuda a entender se os consumidores querem e precisam dos seus produtos.

Já a previsão de demanda tática embasa a tomada de decisões de cada departamento e a definição de objetivos de médio prazo. Digamos que a empresa decidiu entrar em um novo mercado. 

Então, com essa previsão, o marketing planeja as campanhas do trimestre, o estoque analisa quantos produtos precisa ter à disposição, a área de compras identifica quais mercadorias precisa adquirir e a área financeira se prepara para os custos e receitas do período.

E a previsão de demanda operacional orienta as tarefas de curto prazo de cada departamento. Na produção, por exemplo, é preciso saber a previsão de demanda do mês (ou até da semana) para dividir tarefas, estabelecer planos de ação e definir metas de produtividade da equipe.

Como prever a demanda nos diferentes níveis de gestão?

A previsão de demanda pode ser feita em cada nível de gestão. O estudo deve ser coordenado pelos seus responsáveis:

  • Planejamento estratégico: alta administração.
  • Planejamento tático: gerentes de departamento.
  • Planejamento operacional: supervisores de equipes.

Para fazer uma previsão de demanda, primeiramente é preciso definir os objetivos do estudo. No exemplo acima, o objetivo é entrar em um novo mercado. 

Mas você também pode analisar a demanda no mercado atual pelos produtos da empresa, ou ainda segmentar a análise para um público-alvo ou para determinado produto.

Na definição dos objetivos, também é preciso definir o espaço de tempo. Geralmente é assim: o planejamento estratégico prevê a demanda no longo prazo (ano); o tático, no médio prazo (trimestre); e o operacional, no curto prazo (mês ou semana).

O método de pesquisa também é uma definição importante. É possível fazer estudos qualitativos e quantitativos, com dados primários e secundários. Você pode, por exemplo, fazer entrevistas com um grupo de consumidores e aliar as informações à aos dados macroeconômicos.

A partir da coleta de dados, é possível fazer a análise e entender a demanda por um produto em determinada região, por exemplo. Assim, a decisão de vender seus produtos nesse mercado tem mais embasamento.

Enfim, a previsão de demanda estratégica, tática e operacional é uma poderosa ferramenta para a gestão empresarial.

Perceba como ela é importante também para a gestão financeira e contábil, já que permite ter previsibilidade nas contas e controlar o fluxo de caixa de acordo com as variações de demanda ao longo do tempo.

botão para contato para o que é previsão de demanda

Agora que você compreendeu mais sobre o que é previsão de demanda, se precisar de ajuda para ter mais controle financeiro no seu negócio, conte com a Contabilivre. Todas as suas rotinas contábeis são simplificadas na nossa plataforma de contabilidade online. Conheça agora!