o que é endereço fiscal

O que é endereço fiscal e para que serve?

Você já transformou a sua ideia em um negócio e agora precisa formalizar o empreendimento. Entre as dúvidas mais comuns em relação ao processo de abertura de empresa, podemos citar o questionamento sobre o que é endereço fiscal

O endereço fiscal nada mais é do que a localidade apontada no momento em que você registra a sua empresa para obter o CNPJ. Ele é a referência do seu negócio e é usado para fins de contabilidade, tributos, notificações e registro à Junta Comercial


O local oficial da sua empresa pode trazer credibilidade, segurança e economia de recursos para o seu empreendimento. Ficou interessado no assunto? Acompanhe nosso conteúdo para entender o que é endereço fiscal e para que ele serve. 

O que é endereço fiscal? 

Para formalizar um negócio, é preciso informar quais os serviços e/ou produtos a empresa oferece, quem são as pessoas responsáveis pelo empreendimento e qual será o local onde ele vai oficialmente funcionar, que é justamente o endereço fiscal. 


O endereço fiscal  é o local onde a pessoa jurídica centraliza a gestão de sua atividade, sendo equivalente a sede social da sua empresa. 

Qual a diferença entre endereço fiscal e endereço comercial?

O endereço comercial é o local onde ocorre de fato as operações da empresa, ou seja, onde o empresário recebe clientes e faz negócios. A informação não é exatamente usada para o registro do CNPJ, mas sim para a divulgação dos meios de comunicação.

Enquanto um serve para fins basicamente tributários e formais (endereço fiscal), o outro (endereço comercial) apresenta um propósito puramente comercial. 

O endereço fiscal pode ser o mesmo do endereço comercial, mas para isso o empresário deve possuir o imóvel ou a autorização do proprietário do local que o negócio opera.

Meu endereço fiscal pode ser o meu endereço residencial?

Depende do ramo da atividade do seu negócio. Empresas de comércio, por exemplo, precisam da Inscrição Estadual para recolhimento do ICMS devido à comercialização de produtos físicos. Nesse caso, a Secretaria da Fazenda Estadual não libera esse registro para um estabelecimento comercial cujo endereço coincida com o residencial.  

Além disso, empreendimentos comerciais e industriais precisam seguir especificações prediais e de vigilância sanitária estabelecidas pelo próprio município para funcionar. Por isso, empresas que apresentem essas atividades não podem usar o endereço residencial como endereço fiscal.

Já prestadores de serviços que não tem necessidade da inscrição estadual podem usar o endereço residencial como endereço fiscal. Normalmente, as prefeituras liberam esses empreendimentos. Porém, é preciso ser proprietário do imóvel ou pedir autorização para o dono do local para isso. 

Vale destacar também que os prestadores de serviços que moram em condomínios residenciais, nem sempre têm autorização para usar o endereço residencial para fins de registro. É preciso conferir o estatuto do condomínio e ver qual a regra a respeito de abertura de empresas no local antes. 

Imagine a seguinte situação: você quer abrir um e-commerce e realizar as operações dessa empresa na sua casa. Nesse exemplo, seu endereço fiscal deve ser diferente do endereço residencial. 

Só é possível registar a sua casa como local oficial do empreendimento comercial se você for MEI, uma vez que a Inscrição Estadual é aberta automaticamente ao adicionar no CNPJ uma atividade que necessita da inscrição.

Como conseguir um endereço fiscal?

Como já falamos aqui, o endereço fiscal é um requisito obrigatório para formalizar sua empresa. Uma forma de conseguir um endereço fiscal sem precisar alugar um local para realizar o registro do seu negócio, é contratar uma empresa que oferece o serviço de locação de endereço fiscal

Essa opção tem sido uma alternativa de redução de custo para muitas pessoas jurídicas que operam em home office ou até mesmo prestadores de serviços que querem ter um endereço fiscal com credibilidade e segurança. 

Mas, afinal, quais as vantagens de contratar um endereço fiscal?

o que é endereço fiscal?
O que é endereço fiscal? Veja as vantagens em contratar um

Regularização do negócio

O endereço fiscal é uma exigência para você emitir o CNPJ da sua empresa e garantir a regularização do seu negócio. 

Uma empresa legalizada proporciona uma série de benefícios para os donos e sócios do empreendimento. Podemos citar o direito à previdência social, a maior segurança fiscal ao patrimônio do empresário e o melhor relacionamento com os fornecedores, por exemplo. 

Além disso, a empresa tem mais chances de conseguir créditos no mercado e até mesmo pode se candidatar a licitações da União, estados e municípios. 

Economia de recursos

Ao invés de gastar com aluguel e manutenção de um local para registrar o seu negócio na junta comercial ou no cartório de registros de pessoas jurídicas, é possível desembolsar menos de R$ 100 por mês para ter o endereço fiscal de sua empresa. 

Registre a sua empresa no endereço fiscal da Contabilivre. Saiba mais sobre esse serviço exclusivo para clientes que fazem contabilidade com a gente! 

Endereço estável 

Contratar um endereço fiscal traz estabilidade a sua empresa, independente de onde você esteja operando. É possível mudar a localização do seu escritório ou da sua clínica, por exemplo, sem a necessidade de realizar alterações no contrato

Fora isso, todas as suas correspondências são centralizadas em um único endereço, a empresa que você contrata o serviço, gerencia esses documentos e as envia para você aonde estiver. 

Localização estratégica

A localização do endereço fiscal pode trazer credibilidade para a sua empresa. Você pode ganhar confiança dos consumidores e de futuros parceiros ao disponibilizar o endereço em locais conhecidos e de destaque. 

Conheça as vantagens de utilizar nossa contabilidade online e aproveite para saber mais sobre nosso serviço de Endereço Fiscal na famosa Av. Paulista em São Paulo. Comece seu negócio em um endereço de destaque com todo suporte Contábil e Fiscal para sua empresa!

Segurança 

Quando o empresário opta por colocar o endereço residencial como endereço fiscal, qualquer pessoa com o número do seu CNPJ tem acesso ao local em que o empreendedor mora. Além de não ajudar a construir credibilidade no seu negócio, optar por usar o endereço residencial no registro ainda pode te deixar vulnerável.  

O que levar em conta para escolher o endereço fiscal?


Como você pode perceber, contratar uma empresa que subloca seu endereço fiscal pode trazer diversas vantagens para seu empreendimento. Mas antes de escolher seu endereço fiscal, é importante checar se a empresa que você optou tem licença para sublocar o endereço fiscal. 

Além disso, analise se o serviço oferece salas de reuniões e se a localização pode contribuir para aumentar sua credibilidade

O momento em que vivemos é de transformação digital. O fenômeno traz como conceito o uso da tecnologia como ferramenta de solução de problemas tradicionais. A contabilidade online pode ajudar o seu empreendimento e facilitar as burocracias do mundo dos negócios.

Agora que você já sabe o que é endereço fiscal e quais as vantagens de contratar um, aproveite para conhecer o serviço da Contabilivre.

botão para contato da contabilivre no conteúdo de comprovante de renda autônomo