Imagem com a foto de todas as mulheres que trabalham na empresa Contabilivre.

Impacto das Mulheres na Inovação Contábil

Este é um mês especial para celebrar as mulheres que fazem a diferença no mundo. Na Contabilivre, temos orgulho do nosso time formado por 80% de mulheres, as quais ocupam 70% dos cargos de liderança em nossa empresa. Elas são inovadoras, criativas e talentosas em todas as áreas e trazem força e harmonia para a nossa empresa e para os nossos clientes.

As mulheres estão exercendo um grande impacto em diversos setores, inclusive fomentando a inovação contábil. Utilizando tecnologias, modelos e estratégias diferenciadas, essas profissionais estão contribuindo ativamente para oferecer aos empreendedores o suporte contábil necessário para as suas organizações.

A fim de explicar um pouco mais sobre essa perspectiva, convidamos algumas mulheres que compõem nosso time na Contabilivre para narrarem seus desafios e suas cooperações para a inovação contábil.

Quer conhecer um pouco mais sobre como nossas colaboradoras podem ajudar sua empresa a evoluir? Então, confira este conteúdo!

Investimento em conhecimento e relacionamento

Inovar no setor comercial é fundamental para alcançar sucesso financeiro no negócio e construir uma empresa cada vez mais forte. Para nos ajudar a entender tanto os desafios como as formas de inovar, conversamos com a Alessandra Felicio Sabatine, nossa colaboradora do setor Comercial.

Para ela, um dos maiores desafios no universo contábil são as mudanças nas integrações entre as plataformas utilizadas. Além disso, padronizar regras de atendimento é desafiador, pois cada cliente refere-se a um caso específico e deve ser tratado de forma única e especial.

Para inovar, Alessandra destaca a importância de se preparar, estudar e estar sempre atualizada para alcançar sucesso na carreira e desafios diários. Com isso em mente, é possível contribuir para o crescimento da Contabilivre e o de seus parceiros.

Ela também explica que o relacionamento aberto com toda a equipe proporciona um ambiente de trabalho saudável e proativo na busca de resultados positivos e inovação.

Finalização de compras

Além de ter um setor comercial bem-estruturado, é preciso investir em maneiras de fidelizar os clientes e oferecer um bom pós-venda. Esse cuidado aumenta a satisfação e as parcerias de longo prazo, o que, aliás, é uma das maiores preocupações da Contabilivre.

Para inovar nesse setor, Maria Eduarda, do time de pós-vendas, destaca sua atuação para auxiliar os clientes, com muito carinho, a finalizarem a etapa de preenchimento de informações de forma clara e objetiva. Assim, eles contam com a ajuda da nossa equipe e firmam uma parceria de sucesso na gestão da empresa.

Conhecimento sobre as atualizações no RH

O departamento pessoal também faz parte da rotina contábil dos negócios. Nesse sentido, entender como inovar para superar as adversidades é um ponto importante para obter crescimento sustentável.

Nossa colaboradora Yasmin Lourenço afirma que entre os principais desafios encontrados no setor estão as grandes mudanças repentinas nos órgãos públicos e os prazos curtos.

Para lidar com essas questões, Yasmin ressalta que se manter atualizada acerca das mudanças na área de gestão de pessoas, além de buscar automatização e melhoria nos processos, é uma maneira de fomentar as inovações.

Investimento em atualizações constantes

“Os profissionais do setor fiscal têm o desafio diário de desempenhar diversas funções importantes para o bom funcionamento da empresa Contábil, cujo objetivo é entregar um trabalho bem-desenvolvido e de forma organizada”, destaca nossa colaboradora Patrícia Lima Rigon, do setor Fiscal.

Ademais, enviar diversas informações nos prazos das obrigações fiscais é um trabalho que demanda inovação constante. Para permanecer atualizado nesse cenário dentro da Contabilivre, Patrícia também destaca que investe sempre nos seguintes pontos:

  • estar sempre acompanhando as normas e as leis tributárias;
  • ter atenção ao desenvolver meios de automatizar processos fiscais;
  • manter periodicamente auditorias fiscais junto à governança a fim de identificar as falhas processuais e garantir que todas as normas sejam cumpridas; e
  • desenvolver ao máximo a automatização dos serviços para obter mais segurança e aumentar a produtividade.

Padronização

Conforme as empresas crescem, é importante desenvolver processos bem-estruturados e claros, garantindo a fluidez entre os departamentos. Tal padronização promove a produtividade, reduz custos e traz mais clareza a respeito da rotina.

Segundo Tatiana Y. G. Matsuda, colaboradora do departamento societário, um dos desafios se refere à padronização dos sistemas de órgãos públicos. Para lidar com alterações contratuais nesse cenário, é indispensável contar com profissionais versáteis e com ampla formação.

Para Tatiana, é importante investir em melhorias constantes no dia a dia, a fim de desenvolver a capacidade para lidar com diferentes situações que não estejam sob seu controle. Assim, modernizar-se com uma estrutura padronizada internamente facilita o gerenciamento da falta de padrão de instituições externas, tal como acontece nos sistemas de órgãos públicos.

Aplicação de novas ferramentas

O trabalho de inovação também envolve a aplicação de ferramentas atuais, especialmente em termos de automação de processos, atividades e tarefas. Camila Fanti Campoi, membro da equipe de Marketing, ressalta os desafios do cotidiano para criar estratégias capazes de tornar a empresa reconhecida no mercado, as quais devem considerar o posicionamento dos concorrentes e as mudanças no comportamento dos clientes. Camila ainda explica que usar recursos de automatização, ferramentas para a colaboração do time e mecanismos para estimular a criatividade determina os bons resultados.

Ela reconhece a importância de aproximar os colaboradores por meio de programas ligados à inovação, pois essas interações trazem para a equipe de marketing, por exemplo, informações sobre as vendas e a experiência do cliente, o que contribui para elaborar estratégias com melhor desempenho.

Como vimos até aqui, é fundamental conhecer a perspectiva dessas mulheres para entender como a inovação contábil é priorizada na Contabilivre. Ao aliar ferramentas de qualidade com um time de profissionais competentes, você tem acesso a uma solução completa para cuidar da contabilidade do seu negócio.

Quer contar com as inovações da nossa equipe em sua empresa? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Enquanto os cálculos fluem como uma sinfonia Contábil, as mulheres da Contabilivre se destacam como maestras, harmonizando a inovação com pragmatismo. Alessandra, Maria Eduarda, Yasmin, Patrícia, Tatiana, Camila e tantas outras são as heroínas que enfrentam, sorrindo, os desafios da contabilidade online e assim provam que a inovação contábil tem um toque feminino único e necessário!