Entenda o que é perícia contábil e para que serve este processo!

A perícia contábil é o processo técnico responsável pelo levantamento e avaliação de provas utilizadas em laudos ou pareceres. São inúmeras as atividades ilegais que podem ser apuradas pelo perito, como crimes em licitações, corrupção, sonegação fiscal, entre outros. 

A partir do resultado do laudo, é gerado um documento objetivo, argumentativo e claro, que contém uma série de informações, como identificação do processo, objeto da perícia e metodologia adotada para os trabalhos periciais. 

Quer entender mais sobre perícia contábil e quem pode realizá-la? Acompanhe a seguir e confira!

O que é perícia contábil? 

Todo tipo de corporação conta com dados financeiros que devem ser verificados com alguma frequência por profissionais especializados e autorizados para essa função. A perícia contábil, nesse caso, é adotada como instrumento para criar evidências que servem como prova na esfera judicial ou extrajudicial. 

É a partir dessa ferramenta que é possível saber se determinado fato ocorreu ou não, e de que maneira se deu. A análise também ajuda a avaliar se a empresa está adequada à legislação vigente, por meio de um parecer técnico, realizado e entregue por um perito. 

A realização da perícia contábil é feita em algumas etapas, que incluem exame, vistoria, investigação, arbitramento, entre outras. Veja: 

  • exame: análise de livros, registros de transações e documentos da empresa
  • vistoria: levantamento de dados, situações ou coisas; 
  • indagação: busca de informações com pessoas relacionadas às evidências encontradas; 
  • investigação: pesquisa informações para agregar ao laudo pericial o que estiver oculto ou equivocado; arbitramento: determina os valores ou a solução das controvérsias; 
  • mensuração: qualificação de coisas, bens, direitos e obrigações relacionados ao objeto da perícia contábil; avaliação: estabelece o valor das obrigações acessórias, despesas e receitas; 
  • certificação: confirma as informações registradas no laudo pericial contábil. 

Ao final do processo, é emitido um laudo, ou seja, um documento que apresenta os resultados obtidos por meio do trabalho. Ele serve para dar suporte à tomada de decisão, facilitando a compreensão do juiz que receberá e fará a avaliação do laudo. 

Qual o objetivo da perícia? 

Como citamos, a perícia contábil é um instrumento que fornece uma análise detalhada do histórico financeiro e contábil de um negócio. No caso, o procedimento é feito por profissionais especializados e devidamente autorizados que realizam a conferência de documentos fiscais e tributários, para certificar se são verdadeiros ou não. 

A ferramenta cria os elementos comprobatórios necessários para que um empreendimento apresente, em vias judiciais ou extrajudiciais, provas de que um determinado fato ocorreu. Da mesma forma, a perícia contábil também pode detectar problemas, impedindo que punições sejam feitas inadequadamente. 

Quais são os tipos de perícia contábil? 

A depender do objetivo da perícia contábil, ela pode receber classificações específicas. Atualmente, existe a modalidade judicial e a extrajudicial, que apresentam diferentes particularidades e características. Veja a seguir! 

Judicial

A perícia contábil judicial é ordenada por um juiz em situação de litígio, com o propósito de servir como prova para isentar a empresa de questões de natureza jurídica. Por isso, o laudo desse tipo de perícia é usado para basear a tomada de decisão a respeito de uma sentença. 

A partir desse processo, é realizada a conferência de dados, a coleta de evidências e a análise das provas apresentadas. Em geral, a modalidade judicial é solicitada no momento em que os argumentos não podem ser comprovados por meio das provas já existentes. 

Extrajudicial

Já a perícia contábil extrajudicial não é solicitada pelo juiz, mas sim por empreendimentos ou pessoas físicas que desejam ter acesso a respostas sobre determinadas situações contábeis. Nesse caso, existem três categorias principais de processos: arbitral, estatal e voluntária. 

Essa modalidade é bastante adotada por empresas que tenham interesse em adquirir outras, por exemplo. Para isso, o comprador solicita que seja feita uma perícia contábil sobre certos documentos para comprovar se as informações são ou não verídicas. 

Como e quem pode realizar a perícia contábil? 

Apenas profissionais habilitados em Contabilidade, com cadastro no CRC ativo podem realizar uma perícia contábil. Como perito, o contador deve manter-se atualizado sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade e estar apto para empregar as técnicas, cálculos e análises que forem necessárias para atestar a veracidade das informações. 

São inúmeras as atribuições e os trabalhos feitos pelo perito contábil ao elaborar uma perícia, como: 

  • avaliação de acervos patrimoniais; 
  • avaliação dos fundos de comércio; 
  • apuração do valor patrimonial de participações, quotas ou ações; 
  • reavaliação e medição dos fatos sobre o patrimônio; 
  • regulações judiciais ou extrajudiciais; 
  • revisões de balanços, contas ou qualquer demonstração de registro contábil. 

O laudo pericial deve conter toda pesquisa feita, como balancetes, livros, cálculos, relatórios, entre outras informações. O documento representa a universalidade das provas, sendo específico, minucioso e imparcial. Assim, é possível identificar erros ou até mesmo fraudes. 

Lembrando que, devido ao requisito técnico dessa atividade, ela sempre deve ser feita por um profissional com amplo conhecimento na área. A perícia contábil é benéfica, pois apresenta uma série de certezas para a empresa e pode, com isso, melhorar significativamente a tomada de decisão. 

Você sabia que, a partir de um serviço de Contabilidade online, é possível realizar toda a gestão financeira e fiscal do seu negócio? Com o apoio de uma plataforma intuitiva e de fácil acesso, como a fornecida pela Contabilivre, você tem mais economia, agilidade e praticidade no dia a dia. 

Nós desenvolvemos um sistema que reúne tudo o que o empreendedor precisa em um só lugar. Ao modernizar os seus processos, fica mais simples inovar e reduzir erros, tendo ainda mais chances de desenvolver um crescimento consistente e sustentável. 

Por isso, investir em serviços de Contabilidade online é a alternativa mais indicada para otimizar as operações e manter a regularidade fiscal e contábil da empresa. A Contabilivre conta com soluções específicas de migração, com profissionais e contadores especialistas. 

Vimos como a perícia contábil é um procedimento altamente relevante para manter a companhia em conformidade com as atuais normas jurídicas e legislativas. A indicação é que os empreendedores que desejam ter mais praticidade no processo busquem plataformas digitais, como a Contabilivre. 

Aproveite a visita e entre em contato com um consultor agora mesmo para conhecer todos os diferenciais do sistema online da Contabilivre!