Entenda o que é Escrituração Contábil e quais os seus tipos

A escrituração contábil é uma obrigação da maioria dos negócios, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI). É com esse conjunto de lançamentos contábeis que a empresa declara todo o processo de controle patrimonial à Receita Federal e mantém a regularidade da atuação.

Conhecer os diferentes tipos de escrituração contábil tal como o passo a passo para elaborá-lo faz toda a diferença para realizar a gestão financeira e tributária da empresa. Para isso, é importante contar com serviços confiáveis para manter a contabilidade em dia.

Neste artigo, tire as suas principais dúvidas sobre o assunto ao entender melhor o que é a escrituração contábil, quais são os seus tipos e o que é necessário para realizá-la.

O que é escrituração contábil?

Esse é o nome dado ao registro de toda a movimentação financeira, administrativa e econômica, em ordem cronológica, de uma empresa. Em outras palavras, a escrituração contábil representa o controle do patrimônio de um negócio, no qual são apresentados todos os lançamentos contábeis e as suas origens.

Esse é um processo contábil fundamental para a empresa, pois deve ser apresentado anualmente à Receita Federal, geralmente até o último dia útil do mês de julho, pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Esse registro é obrigatório por lei, definido na Lei das Sociedades por Ações (Lei n° 6.404/76).

Por meio da escrituração contábil também é possível realizar outros tipos de relatórios essenciais para empresa, como por exemplo: 

  • balanço patrimonial;
  • demonstrativos financeiros — resultados, fluxo de caixa etc.;
  • balancetes de verificação.

Quais os tipos de escrituração contábil?

É interessante destacar que existem duas maneiras de realizar a escrituração contábil: digital e fiscal. Conhecer as diferenças entre esses dois modelos é um passo importante para elaborar o documento de acordo com as obrigatoriedades da empresa.

Digital

A Escrituração Contábil Digital (ECD) conta com a exigência do envio de balanços, balancetes, fichas de lançamento, Livro Diário e Livro Razão. Esse é o modelo obrigatório para as empresas que seguem os regimes tributários Lucro Real e Lucro Presumido, além das Sociedades em Conta Participação.

Fiscal

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) surgiu para entrar no lugar da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (DIPJ). O que esse documento faz é unir as informações presentes no Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 

Essa é uma obrigação acessória e todas as empresas precisam elaborar essa escrituração, com exceção daquelas que optam pelo Simples Nacional. Instituições públicas, CNPJs inativos e autarquias também não têm a obrigatoriedade de apresentação desse documento.

Quais as suas vantagens?

Para começar, fazer a escrituração contábil é uma maneira de manter o controle financeiro da empresa. Com este, é possível acompanhar cada lançamento e observar o patrimônio do negócio. Assim, torna-se mais fácil elaborar estratégias em prol do desenvolvimento da organização.

Além dos benefícios para a gestão financeira e para a tomada de decisões para o crescimento da empresa, a escrituração contábil é importante para manter as responsabilidades fiscais e judiciais em dia. Em caso de acusações, é possível ter provas que protegem a empresa e evitam problemas trabalhistas, de sociedade, entre muitos outros.

Como fazer escrituração contábil?

Tendo em vista a importância de elaborar esse documento uma vez ao ano, é necessário entender quais são os dados que não podem faltar na escrituração contábil. Desde já, vale a pena destacar como um profissional da área da contabilidade é fundamental para que todo o processo seja executado corretamente.

Para entender melhor como é feita a escrituração contábil, confira os principais dados que precisam estar no documento! 

Formalidades internas

Esse é o critério que diz respeito à escrita. Existe uma série de questões envolvendo a escrituração contábil que podem passar despercebidas por pessoas que não são profissionais da contabilidade, como:

  • a importância da ordem cronológica da apresentação dos dados;
  • a necessidade da escrita no idioma nacional;
  • os documentos que justificam cada lançamento;
  • a descrição dos valores em moeda nacional;
  • os erros e falhas que podem indicar fraudes e que devem ser evitados.

Formalidades externas

Há também regras para a apresentação e a estética da escrituração contábil: como:

  • identificação da empresa;
  • tipografia;
  • encadernação;
  • termo de abertura e de encerramento;
  • espécie do livro;
  • número de páginas.

Livro Diário

O Livro Diário é responsável por organizar todos os registros de movimentação no patrimônio da empresa. Esse é um documento que deve ter autenticação, seja ele físico ou digital e precisa obedecer as regras de escrituração.

Vale destacar que todas as empresas devem ter um Livro Diário. Caso haja filial, é possível decidir se a escrituração contábil vai ser realizada por unidade ou integrada.

Livro Razão

O Livro Razão, por sua vez, é utilizado à parte do Livro Diário, com o objetivo de anotar cada registro contábil de forma individual. Nesse caso, não há a obrigatoriedade de autenticação no cartório. No entanto, ainda assim, as informações devem ser apresentadas em ordem cronológica e de acordo com as regras de escrituração.

Livros Auxiliares

Os livros fiscais, sociais e administrativos são considerados auxiliares e têm função extracontábil. Nesse caso, é possível registrar os dados segundo a legislação aplicada sobre a fiscalização do órgão de vínculo ao negócio.

Desde o inventário até o caixa podem ser considerados livros auxiliares. A obrigatoriedade desses documentos vai de acordo com o órgão fazendário ou legal que a empresa está vinculada.

Como a Contabilivre pode auxiliar?

Como você pode perceber, realizar a escrituração contábil é algo bem complexo e que exige bastante atenção, por isso é imprescindível contar com uma contabilidade especializada no assunto. A Contabilivre oferece serviços de contabilidade online para facilitar todo o processo de gestão financeira e contábil da sua empresa. Por meio de uma plataforma online, intuitiva e de fácil acesso, é possível manter toda a rotina fiscal em dia.

Na prática, o uso da plataforma de contabilidade online permite a otimização de tempo e dinheiro nos processos internos, favorecendo a empresa a ter uma gestão eficiente. Além disso, a Contabilivre oferece atendimento personalizado com profissionais experientes, o que é fundamental para realizar a escrituração contábil corretamente e apresentar à Receita Federal.

Agora você sabe a importância da escrituração contábil e as vantagens de elaborá-la corretamente. Sendo assim, aproveite a facilidade de ter serviços de contabilidade online e tenha a certeza que a escrituração deste conjunto de lançamentos contábeis serão entregues da melhor maneira. 

Quer saber como dar o primeiro passo? Entre em contato com a Contabilivre e veja como dar início à sua escrituração!