Simples Nacional: compensa entrar nesse regime tributário?

simples nacional

O Simples Nacional é para mim? Se você tem essa dúvida e quer entender melhor o regime tributário que facilitou a inserção de milhares de empresários no mercado formal, pare um pouquinho e leia esse texto.

As respostas para todas as suas perguntas estão aqui.

Simples Nacional – como funciona

O Simples Nacional é um regime tributário destinado às empresas que faturam até R$3,6 mi anuais. Em 2018, o valor máximo passará para R$4,8 mi, favorecendo a entrada de novas empresas.

No regime do Simples, todos os impostos são cobrados em uma guia única chamada DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Dentro dessa guia estão contemplados:

simples nacional

• Como entrar no Simples Nacional?

Se a sua empresa MEI passou do limite de faturamento, chegou a hora de mudar. Para entrar no Simples é preciso adequar a sua empresa as solicitações do regime, que são:

Pertencer a uma CNAE enquadrada no Simples:

CNAE, ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas, são os códigos que padronizam as atividades econômicas exercidas no território nacional, para facilitar a administração tributária no país.

O Simples Nacional comporta as CNAEs que se enquadram dentro dos seus cinco anexos.

✔ Anexo I – Partilha dos Simples – Comércio

✔ Anexo II – Partilha do Simples Nacional – Indústria

✔ Anexo III – Partilha do Simples Nacional – Serviços e Locação de Bens Móveis

✔ Anexo IV – Partilha do Simples Nacional – Serviços relacionados no § 5º-C do art. 18 da Lei Complementar nº 123/06

✔ Anexo V – Partilha do Simples Nacional – Serviços relacionados no § 5º-D do art. 18 da Lei Complementar nº 123/06

 

 

Para enquadrar-se ao Simples é preciso definir a CNAE primária do negócio, que é a base daquilo que a sua empresa pretender oferecer. A partir disso, você e seu contador avaliam quais são as outras atividades prestadas e determinam as CNAEs secundárias.

O importante é saber que cada CNAE tem uma alíquota – em outras palavras uma tributação própria – que independe da classificação primária da empresa.

Por conta disso, o valor do DAS poderá variar mensalmente de acordo com a CNAE utilizada para a emissão de notas das atividades prestadas dentro do período de cobrança da guia.

Por exemplo:

Você é dono de uma agência de publicidade, serviço que se encaixa no Anexo VI, com alíquota na CNAE primária de 15,5%.

Nas CNAEs secundárias sua empresa oferece serviços de produção musical (alíquota de 6%), produção de filmes de publicidade (alíquota 6%), consultoria em publicidade (alíquota de 15,5%), marketing direto (alíquota de 6%) e promoção de vendas (alíquota de 6%).

Se você realizar um serviço de produção de filmes de publicidade, seu DAS virá com alíquota para cobrança de 6%; se realizar uma consultoria, o valor sobe para 15,5%.

• Compensa estar no Simples Nacional?

Sim, compensa. Apesar da variação, a tributação para esse regime ainda é a melhor opção para quem deseja sair do MEI e crescer de forma legal, sem risco de problemas.

Está na hora da sua empresa fazer parte do Simples Nacional? A Contabilivre pode te ajudar!

Faça a conversão da sua empresa de MEI para ME enquadrada no Simples com agilidade e o melhor – online!

 


 

Viu como o Simples é simples mesmo? Mesmo que você não seja MEI e esteja abrindo empresa do ZERO, esse é o regime tributário ideal para você. Agora vamos descobrir qual o melhor formato jurídico para o seu negócio?

 

 

Contabilivre – simples e online.