Na imagem a foto de um computador em cima de uma mesa, a sua frente há uma pessoa com camiseta mostarda, porém aparece apenas um pedaço da manga de sua camiseta. Ao lado do cotovelo da pessoa, apoiado na mesa também há um celular.

Presença digital: o que é, qual é sua importância e como aplicar em sua empresa?

Ter presença digital é algo inegociável nos dias de hoje. Ou você está online ou você corre um sério risco de cair no esquecimento do seu público. Mas, afinal, você sabe como se manter ativo na medida certa para cativar seus consumidores?

Entender o que é presença digital, descobrir algumas estratégias úteis e saber quais dicas práticas vão melhorar sua performance são os passos iniciais nessa jornada. Para ajudar você, reunimos as sugestões mais importantes sobre o assunto. Então, se quiser saber mais, continue atento!

O que é presença digital?

Presença digital consiste na participação de uma pessoa ou marca em ambientes online. Isso pode ser feito por meio de diversos canais, tais como redes sociais, sites ou até mesmo blogs corporativos, por exemplo. Mas é preciso saber como estar presente na medida certa.

Seus principais objetivos envolvem aumentar a visibilidade de uma marca, atribuir mais autoridade à empresa e promover um relacionamento benéfico para o negócio e para os leads. Obviamente, isso tudo se converte em vendas e em ganho de participação no mercado.

Mais recentemente, a presença digital tem se tornado indispensável para aprimorar o relacionamento com o público de um negócio. Ela permite que as trocas aconteçam no “um para um”, com mais personalização e proximidade.

Isso não só aumenta o potencial do time de vendas, como também estabelece relacionamentos mais duradouros e vantajosos. Essa estratégia reduz custos, amplia o faturamento, melhora o posicionamento da marca, e assim sucessivamente.

Quais são as estratégias para estabelecer presença online eficaz?

A construção de uma presença digital forte e consolidada depende, sobretudo, de algumas estratégias que já foram comprovadas como eficientes para esse fim. Hoje, existem diversos recursos e ferramentas que facilitam esse posicionamento, como você verá a seguir.

Criação de site

Um site empresarial é um dos primeiros passos quando se trata de estabelecer uma presença online eficaz e forte. É ele que comunica de uma maneira mais estruturada qual é sua empresa, o que ela faz, no que acredita e que benefícios entrega ao seu público.

Esse é um excelente instrumento de apresentação e, é claro, acaba sendo uma plataforma valiosa para estabelecer os primeiros contatos com seu público-alvo. Além de melhorar a imagem da sua marca, um site profissional divulga seu negócio para pessoas interessadas, quebrando algumas barreiras, inclusive geográficas.

Redes sociais

Só o site corporativo não é o suficiente para conquistar uma presença digital diferenciada. É preciso apostar também na dinâmica e na volatilidade das redes sociais, pois seu negócio deve ser levado para o dia a dia dos consumidores.

Isso é feito por meio das postagens de stories, divulgação de produtos e serviços, ações sociais, promoções e muito mais. A ideia é gerar o máximo de tráfego orgânico possível e realmente fazer o nome da sua empresa chegar a lugares inimagináveis.

Marketing digital

Uma estratégia de marketing digital também tem muito a contribuir. Por exemplo, como o seu negócio está criando conteúdos para o público? Suas postagens educam seus consumidores e os mantêm interessados? Como você identifica os interesses da sua clientela?

Criar um calendário estruturado para as ações de marketing digital da sua empresa é uma etapa indispensável para garantir que você esteja por dentro das melhores oportunidades. Além disso, é o único meio de criar um posicionamento consistente ao longo do tempo, fazendo sua marca ser reconhecida pela personalidade, linguagem e interação.

Quais são as melhores práticas para impulsionar a visibilidade e o engajamento da marca no digital?

Felizmente, a presença no ambiente digital ocorre de diversas maneiras. Isso é possível considerando desde o cuidado com o público interno, provocando uma promoção orgânica nas redes, até ações com o público externo mesmo.

Veja algumas opções!

Produza conteúdo relevante

Seja em uma rede de consumo rápido, como o Instagram, seja em um canal mais consistente, como um blog organizacional, é importante investir em conteúdo. A educação do seu público-alvo é o que vai aumentar a autoridade da marca e tornar sua empresa ainda mais confiável.

Obviamente, você pode flexibilizar esses espaços para ganhar ainda mais proximidade com os clientes. Adote uma linguagem neutra e informal, poste a rotina da sua empresa, divulgue materiais divertidos e participe das trends! Isso tudo vai tornar sua marca mais “humana” e, consequentemente, mais interessante.

Invista em campanhas de e-mail marketing

Outra forma de se dar bem online é tendo o próprio canal de comunicação direta com o público. O que pode ser melhor do que uma newsletter, em que você entrega conteúdo personalizado e selecionado a dedo para o seu cliente?

Além disso, esse é um excelente meio para incentivar a ação e para nutrir o relacionamento. É muito mais fácil responder a um e-mail na sua caixa de entrada, por exemplo, do que procurar um perfil em uma rede social para enviar uma mensagem.

Crie relacionamentos personalizados

Saiba o nome do seu cliente, estabeleça uma comunicação personalizada, tenha um registro do seu histórico de interações. Tanto no chat do site, no inbox das redes sociais quanto no WhatsApp da empresa, é essencial otimizar o tempo do cliente e fazê-lo se sentir especial.

Se você não tem condições de fazer isso “de cabeça”, utilize ferramentas que otimizam sua rotina e automatizam alguns processos. O mais importante é que, ao falar com um cliente pela internet, você saiba exatamente quem ele é e o que está buscando.

A presença digital é um fator de sobrevivência para qualquer negócio. Agora, você sabe como usar esse recurso a seu favor. Então, aproveite as dicas para estreitar o relacionamento com seu público e dar mais visibilidade à sua marca.

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