O seu bolso não tem nada a ver com a Crise

CriseEste ano não tem sido nada fácil para os negócios no Brasil. Sinceramente, desde o início do ano, ainda não ouvi ninguém que não tenha reclamado como as coisas estão difíceis.

 

Tenho contato com profissionais de todas as áreas, varejo, atacado, indústria, serviços, autônomos e todos são unânimes em dizer que o ano tem sido muito difícil para os negócios.

 

Até me lembrei de uma conversa que tive com um cliente que disse:

 

“Este ano eu só conversei com dois tipos de pessoas: os que reclamam que os negócios estão indo mal e os mentirosos.”

 

A crise econômica assusta, realmente, mas será que a culpa pelos males do nosso bolso é dela?

 

Com certeza não. Quem tem mais de 20 anos já viveu pelo menos 4 grandes crises: 1999, 2002, 2008 e agora 2015. Entre cada uma dessas crises, por outro lado, houve períodos de bonança e crescimento.

 

Agora o mais interessante, todas as pessoas bem-sucedidas que conheci antes de 1999 prosperaram e continuam prosperando até hoje, já as pessoas “menos afortunadas” sempre reclamaram e continuam piorando.

 

Pense nas pessoas que você conhece. Não é assim? Entra crise e sai crise, os bem-sucedidos continuam indo bem e os “azarados” continuam indo mal.

 

Como disse anteriormente, a crise sem dúvida tem seus efeitos, mas as pessoas precisam comer, trabalhar, se divertir, viajar, etc. A crise não faz o mundo parar.

 

O saldo final de nossa conta corrente no banco não é resultado da crise, mas sim da maneira como cada pessoa individualmente conduz seus negócios ou suas finanças pessoais. Se fosse assim, era só esperar a crise passar e ver o saldo da conta corrente aumentar, não é?

 

É fácil distinguir uma pessoa bem-sucedida de uma que é um fracasso. Quem joga no time dos bem-sucedidos sempre assume a responsabilidade pelas coisas que saem errado, supera os problemas e continua progredindo.

 

Já quem joga no outro time, nunca assume responsabilidade, sempre encontra um culpado pelo seu fracasso (marido, esposa, chefe, economia, mãe, pai, falta de tempo, etc.), está o tempo inteiro reclamando, acha que não precisa resolver problema nenhum e continua se afundando.

 

Está vendo como funciona? No time dos bem-sucedidos a crise é só mais um problema a ser superado para continuar progredindo. No dos fracassados, a crise é mais um grande problema a ser somado a tantos outros acumulados em suas vidas tão sem sorte.

 

Aliás, outra mania de quem joga no time dos fracassados é dizer que os bem-sucedidos têm sorte.

 

2015 está no fim e toda a mídia especializada diz que 2016 será igual ou pior. Quer continuar no mesmo time em que está ou vai aproveitar a janela de transferências do ano que vem?

 

Contabilivre, simples e online.