imagem retangular com sobreposição de um trapézio azul a direita, com o título da matéria "o que é contabilidade comercial e quais suas especificidades". Na parte esquerda, é possível ver duas mãos ,uma está segurando um dardo vermelho logo acima de um alvo redondo, com círculos intercalados entre preto e amarelo. Ao fundo, desfocado, temos um notebook e parte de um tórax feminino.

O que é contabilidade comercial e quais suas especificidades?

Existe apenas uma contabilidade, com regras, princípios e procedimentos definidos pelo conselho federal e por normas internacionais. Porém, essa área se divide em vários ramos de especialidade — entre eles, a contabilidade comercial.

A contabilidade comercial se dedica ao estudo e controle do patrimônio das empresas comerciais, especialmente as movimentações de compra e venda de mercadorias. Neste artigo, você vai entender melhor o que é a contabilidade comercial e quais são as suas especificidades. Acompanhe:

O que é a contabilidade comercial?

A contabilidade comercial é a área da contabilidade que analisa e controla o patrimônio das empresas comerciais. Essas empresas são as que lidam com movimentações de mercadorias. Este ramo de contabilidade está ligado a venda de produtos e serviços, mas não com suas matérias-primas.

Assim como em qualquer empresa, a área da contabilidade é responsável por elaborar as demonstrações contábeis, controlar o fluxo de caixa, auxiliar no planejamento tributário e financeiro, organizar as rotinas de recolhimento de impostos e a folha de pagamento.

No caso da contabilidade comercial, sua especificidade é que ela registra os fatos administrativos relacionados a:

  • Compra e venda de mercadorias;
  • Tributos sobre compra e venda de mercadorias;
  • Estoque de mercadorias;
  • Abatimentos e descontos sobre mercadorias;
  • Devoluções de mercadorias.

Portanto, escritórios que oferecem serviços de contabilidade comercial devem entender e dominar essas particularidades deste tipo de negócio.

Quais são as especificidades da contabilidade comercial?

Para cada segmento de atuação, e seus respectivos produtos ou serviços vendidos, há diferentes conceitos, custos, enquadramentos tributários e formas de incidência de impostos. Para empresas de serviços e profissionais liberais, por exemplo, há alguns detalhes que merecem atenção.

Para empresas comerciais, é preciso conhecer principalmente a incidência do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Trata-se de um imposto estadual, que tem diferentes regras e alíquotas nas diferentes unidades federativas do país. As quais precisam ser conhecidas para calcular os tributos e, assim, definir o preço final dos produtos.

Visão lateral de uma mesa de madeira com uma pilha de moedas. O primeiro monte conta com 4 moedas, o segundo com 6, o terceiro com 11 e o quarto (e último) com 16 moedas. A imagem visa ilustrar a importância da contabilidade comercial.

A contabilidade comercial te auxilia na redução de gastos e na otimização de sua receita empresarial. Simplifique sua rotina financeira com a Contabilivre!

Além disso, o cálculo dos custos de empresas comerciais também precisa atentar para dois fatores que costumam passar despercebidos: o custo de armazenagem (estoque) e o custo de distribuição (frete). Esses valores também pesam no preço final dos produtos.

Então, a contabilidade comercial conhece todos esses detalhes e sabe contabilizar corretamente as movimentações de mercadorias no patrimônio empresarial, além de identificar as oportunidades de redução de custos.

Qual é o campo de aplicação da contabilidade comercial?

O campo de aplicação da contabilidade comercial não é segmentado. Ele trabalha com as mais diversas empresas comerciais, ou seja, negócios que trabalham com a comercialização de mercadorias. Assim, seja a empresa de grande ou pequeno porte, você pode obter benefícios e otimizar seus processos comerciais.

Porém, suas atividades não envolvem qualquer tipo de processo produtivo, como a transformação de matérias-primas, mas pode envolver a prestação de serviços (uma loja de informática que oferece serviços de reparo e manutenção, por exemplo).

Estas são chamadas de varejistas, quando vendem diretamente ao consumidor final, ou de atacadistas, quando compram do produtor e vendem aos varejistas. Estes são alguns exemplos de empresas que a contabilidade comercial pode atender:

  • Restaurantes;
  • Supermercados;
  • Lojas de roupas;
  • Lojas de eletrodomésticos;
  • Ferragens;
  • Atacados de laticínios;
  • Atacados de produtos de limpeza.

Qual a importância da contabilidade para empresas comerciais?

Para muitas empresas, a contabilidade ainda é vista como a área responsável por emitir as guias de impostos ou calcular a folha de pagamento. Porém, o papel do contador pode ir muito além e contribuir para a gestão financeira, fiscal e empresarial como um todo.

Ao ter um contador registrado na sua empresa, ou contratar um escritório de contabilidade online ou físico, você consegue organizar todas as rotinas contábeis, sem perder prazos ou deixar de cumprir obrigações.

Dessa maneira, a organização financeira da sua empresa também tende a melhorar, já que a contabilidade registra as movimentações de patrimônio. Portanto, permite controlar o que entra e o que sai do caixa, ter mais previsibilidade para o planejamento financeiro e encontrar oportunidades de economizar recursos.

Afinal, a contabilidade é uma obrigação empresarial?

Além disso, a contabilidade é uma obrigação para as empresas no Brasil. Todos os negócios constituídos no país (exceto o MEI, embora esse empreendedor também possa se beneficiar ao contar com um contador) precisam de um contador para responder por sua contabilidade perante o governo. Na entrega de balanços contábeis e da escrituração digital, é obrigatório a assinatura de um contador com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Portanto, a importância da contabilidade para empresas comerciais está não apenas na gestão empresarial, para torná-la mais segura e eficiente, mas também na sua obrigatoriedade, para que suas atividades estejam dentro da lei.

A contabilidade comercial pode ser feita à distância?

A contabilidade comercial pode ser feita à distância — mais especificamente, com a contabilidade online. Um escritório de contabilidade online realiza   todas as tarefas de um escritório físico, mas por meio   de uma plataforma, que permite enviar e receber documentos, manter o registro das movimentações, receber lembretes de pagamentos, falar com o contador e guardar o histórico dessas conversas. 

Os trâmites são realizados por profissionais especializados, com o diferencial de tudo ocorrer na esfera digital. Perceba que, embora a contabilidade seja online, as empresas recebem o atendimento personalizado de um contador profissional, que presta suporte para qualquer dúvida e orienta sobre a gestão contábil.

Então, se você possui uma empresa e deseja organizar suas rotinas contábeis, conheça a contabilidade online da Contabilivre. Temos uma equipe de contadores de excelência para atender o seu negócio. Entre em contato agora e conheça melhor os nossos serviços!