Na imagem, uma mulher, vestida de avental e touca, atrás de um balcão de uma loja. Ela está segurando um celular e olhando para ele com um sorriso no rosto.

Link de pagamentos: veja as vantagens de oferecer essa modalidade para seus clientes

A tecnologia tem se tornado uma das grandes aliadas na gestão e no planejamento dos negócios. A implementação de boas práticas e ferramentas, como o link de pagamento, é benéfico tanto para as empresas quanto para os consumidores.

Neste artigo, explicaremos o que é o link de pagamento e como essa ferramenta tem auxiliado no fechamento de novos negócios e na entrega de eficiência e segurança aos clientes.

Continue a leitura para saber como esse recurso funciona e como implementá-lo em sua empresa!

O que é o link de pagamento?

O link de pagamento é uma maneira facilitada de pagar durante uma operação de compra e venda.

Por meio desse link, o consumidor não precisa se locomover até uma loja para efetuar o pagamento da compra, permitindo que o empreendedor realize operações virtuais mesmo sem ter um site ou e-commerce ativo.

O funcionamento é muito simples, pois o vendedor gera um link único usado em diferentes contextos de venda: à vista, parcelada e vendas recorrentes.

Ao fornecer o link de pagamento, o vendedor direciona o consumidor para uma página de finalização das compras, que pode ser personalizada com informações acerca dos itens que serão adquiridos.

A compra pode ser concluída via link usando diferentes modalidades de pagamento: boleto bancário, cartão de crédito à vista, parcelado e até PIX. As modalidades de pagamento aceitas variam conforme as políticas de cada empresa.

Vale destacar ainda que o link de pagamento pode ser compartilhado em diferentes locais, inclusive em redes sociais.

Quem pode usar o link de pagamento?

Qualquer pessoa física ou jurídica — inclusive Microempreendedores Individuais — que realizem negócios online ou trabalhem com lojas físicas podem oferecer aos seus clientes a possibilidade de pagar pelos produtos ou serviços usando o link de pagamento.

As transformações no mercado e o surgimento de novos hábitos de consumo fazem que os consumidores estejam mais propensos a escolher experiências de compra práticas e simples.

Por isso, o uso de tecnologias de pagamento tem crescido em diferentes contextos de negócio, demandando das empresas uma mudança na forma de se relacionar com os clientes.

Quais são os benefícios de utilizar o link de pagamento?

Há uma série de vantagens para as empresas e os profissionais que optam pelo link de pagamento. A seguir, destacamos algumas das principais. Confira!

Oportunidade de aumentar as vendas

Como já destacamos, os consumidores estão em busca de praticidade em seu dia a dia, e com as compras isso não é diferente.

Por se tratar de uma ferramenta fácil de ser usada e compartilhada, o link de pagamento traz uma excelente experiência de compra, contribuindo para fortalecer a relação com sua marca e, consequentemente, oportunizando o aumento das vendas e o fechamento de novos negócios.

Facilita a rotina de gestão

O processo que engloba a gestão financeira de um negócio não é simples. Além do planejamento, é necessário controlar pagamentos e recebimentos e gerir toda a parte tributária e fiscal.

Usar o link de pagamento é uma maneira de garantir eficiência e agilidade no gerenciamento dos pagamentos do seu negócio, facilitando tanto a vida dos clientes quanto a rotina interna de gestão e operação.

Você não precisa da maquininha de cartão

Com o link de pagamentos minimiza-se a necessidade de usar a máquina de cartão. Assim, a empresa reduz os gastos com locação da máquina e com as demais taxas atreladas a ela.

Liberdade geográfica

Outro benefício vinculado ao uso dos links é que sua empresa pode fechar vendas em qualquer lugar do Brasil. Não existe limitação geográfica, pois o link pode ser enviado ao cliente independentemente de onde ele estiver.

Múltiplos canais

O link de pagamento pode ser compartilhado com quem você desejar e em diferentes canais: e-mail, redes sociais, Telegram e WhatsApp.

Tão importante quanto essa liberdade em termos de compartilhamento é a total segurança do link, fornecendo tranquilidade para a empresa e para os clientes atendidos.

Flexibilidade de pagamento

Neste ponto, é interessante o empreendedor ter em mente que a variedade de opções pode ser um diferencial no fechamento de novos negócios.

Em outras palavras, quanto mais formas de pagamento forem oferecidas, maiores são as chances de conquistar a venda.

Agilidade na transação comercial

As transações comerciais por meio do link de pagamentos são dinâmicas e rápidas, trazendo uma sensação de eficiência e agilidade, impulsionando as vendas e contribuindo para a satisfação e fidelização de clientes.

Como receber utilizando o link de pagamento?

O processo de implementação do link de pagamento é muito simples. A empresa envia o link para o comprador, o qual acessa a página, escolhe a forma de pagamento e conclui a operação.

Depois, a compra é aprovada e o processo segue com o envio do produto ou com a efetivação dos serviços que foram contratados.

Vale destacar que, por meio desse link, o cliente não precisa acessar uma loja online ou selecionar produtos para finalizar a compra. Basta acessar o link e concluir o pedido.

Além disso, o link é totalmente personalizável, assim a empresa pode incluir o logotipo e a identidade, as formas de pagamento aceitas e definir o prazo para esse link ficar disponível para o cliente acessar.

Por fim…

Como você pode ver, o mercado consumidor está cada vez mais dinâmico e o uso da tecnologia tem sido um grande aliado tanto para empresas quanto para os próprios clientes, que buscam agilidade em suas operações diárias, inclusive durante as compras.

Neste contexto, o link de pagamento surge como uma excelente alternativa, pois empresas de diferentes áreas e portes obtêm praticidade e segurança nas negociações. Até quem não tem loja online pode usar a ferramenta como mecanismo de recebimento de pagamento de vendas e prestações de serviços.

O link é uma maneira simples, prática e totalmente segura de ampliar o acesso aos seus produtos e atrair o interesse de novos clientes para o seu negócio.

Você gostou de conhecer mais sobre o link de pagamento? Aproveite para conferir o artigo “Conta PJ Cora: porque ter uma conta empresarial é essencial“. Invista em estratégias de inovação, segurança e produtividade em seus negócios com a parceria da Contabilivre – contabilidade online!