mulher em busca de desenvolvimento profissional

Desenvolvimento profissional: 7 dicas de automotivação

Desenvolvimento profissional depende de boas oportunidades, de grandes aprendizados, de líderes que inspiram e de locais de trabalho que permitem crescer. Mas, antes de tudo isso, depende de você.

Construir uma carreira de sucesso está nas suas mãos, mais do que no papel dos seus empregadores, chefes, colegas ou parceiros. Por isso, a automotivação é essencial para crescer profissionalmente, em vez de estagnar em uma posição que não traz mais satisfação financeira e emocional.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas de automotivação para ajudar no seu desenvolvimento profissional. Especialmente naqueles momentos de crise e desânimo que dão vontade de desistir de tudo, é preciso olhar para dentro e encontrar aquilo que põe você em movimento. Aproveite as dicas para colocar isso em prática:

1. Conheça o valor do seu desenvolvimento profissional

Quando o valor do desenvolvimento profissional dos colaboradores está alinhado à cultura organizacional, eles trabalham com muito mais motivação. Por isso, você precisa conhecer quais são os seus valores para trabalhar em empresas que se alinhem a eles.

Esses valores estão na sua essência, são os pilares da sua identidade e são inegociáveis. Se um dos seus valores essenciais é a liberdade, por exemplo, você vai encontrar muito mais motivação em organizações sem hierarquias rígidas, que dão autonomia aos seus colaboradores.

2. Fortaleça seu propósito

Talvez o propósito do seu desenvolvimento profissional seja a felicidade da sua família, a compra de uma casa própria ou a concretização de uma viagem no final do ano. Não importa qual seja — para ter automotivação, você precisa identificar a sua grande motivação.

O propósito é o porquê do seu trabalho. Por que você está fazendo isso? Por que está passando por determinadas situações? Vale a pena passar por tudo isso? Para essas perguntas, a resposta é um propósito que seja relevante para a sua vida.

3. Olhe para a sua trajetória

Muitas vezes, a motivação que você precisa está na sua própria trajetória. Olhe para trás, sem julgamentos, e perceba como foi o caminho para chegar até aqui, não só na carreira, mas também na vida pessoal, que estão sempre relacionadas.

Certamente você passou por dificuldades, mas também conquistas, superações e aprendizados. Então, perceba também que você pode e merece conquistar muitos objetivos daqui para a frente.

4. Entenda que erros fazem parte

Por mais competente e dedicado que você seja, não existe trabalho e nem desenvolvimento sem erros. Isso faz parte do crescimento. O problema é que muita gente não se permite errar, e isso gera frustração e desmotivação.

pessoa subindo escadas em alusão ao desenvolvimento  profissional
O desenvolvimento profissional é uma jornada, por isso, entenda que cada passo é importante.

Por outro lado, pessoas automotivadas conseguem olhar com compaixão para as suas vulnerabilidades e aprender com os erros do caminho. Em vez de se recriminar, use as falhas para despertar a vontade de melhorar.

5. Organize sua rotina

A desorganização da rotina pode atrapalhar ou até paralisar as pessoas quando elas não conseguem encontrar objetos na sua própria mesa ou não sabem definir prioridades de tarefas.

Portanto, a automotivação também vem da organização das suas atividades de trabalho. Quando você sabe quais tarefas precisa realizar, em quais prazos e com quais prioridades, o trabalho acontece mais facilmente. Isso vale também para a organização do espaço físico, desde o ambiente da sua casa até o ambiente de trabalho.

6. Defina objetivos de carreira

Estabelecer objetivos é a forma de definir aonde você quer chegar. Somente com esse “destino” definido é que você consegue trilhar o caminho e superar os obstáculos até alcançá-lo. Por exemplo: definir o objetivo de alcançar um cargo superior até o final do ano vai ajudar você a traçar como chegar lá e a manter o foco quando as dificuldades aparecerem.

Mas, para realizar os objetivos, é importante definir metas que sejam realistas e tenham prazos. Não adianta almejar um salário completamente fora da realidade do seu mercado e do seu estágio de carreira. Se for assim, você vai se frustrar, e não é isso que queremos.

7. Registre a sua contabilidade pessoal

A automotivação também vem da sua contabilidade pessoal. Identifique quanto você ganha e quanto gasta para manter a organização financeira, mas também para definir metas de ganhos ou de economias por mês.

Se você sempre vê faltar dinheiro no fim do mês, isso motiva a buscar melhores oportunidades de trabalho ou a aumentar sua produtividade. E, se você já está sempre no azul, esse controle vai motivar a aumentar seus ganhos. 

Lembre-se de que, se você é um empreendedor, deve separar as finanças pessoais e empresariais para não causar confusão.

Então, gostou das nossas dicas de automotivação? Aproveite para fazer uma reflexão sobre o que é importante para você e como isso pode impulsionar o seu desenvolvimento profissional. Mas não fique apenas no plano das ideias: coloque os pensamentos no papel e as dicas em prática para fazer a sua carreira evoluir!

botão para contato de desenvolvimento profissional

Agora, para você que tem uma empresa, aproveite para conferir como manter o controle financeiro empresarial sem se perder nas contas e conheça mais sobre a Contabilivre!