como fazer o calculo plr corretamente

Cálculo PLR: entenda sua importância e como fazê-lo

Você sabe como fazer o cálculo PLR? Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, como reter os melhores talentos na sua empresa? Esse é um dos grandes desafios das empresas, que buscam oferecer benefícios atrativos para os colaboradores. Um deles é a PLR ou Participação nos Lucros e Resultados.

A PLR se refere ao bônus dado aos trabalhadores pelo desempenho em determinado período ― uma forma de retribuir o trabalho e a dedicação dos colaboradores pelo sucesso da empresa.

Se você busca formas de atrair e reter talentos, além de melhorar os seus resultados, esse é um dos benefícios mais interessantes. Então, veja agora qual é a importância dessa estratégia e como realizar o cálculo PLR na sua empresa. Siga conosco:

O que é PLR?

A Participação nos Lucros e Resultados é uma bonificação oferecida pelas empresas aos colaboradores, cujo valor é negociado a partir do lucro obtido no ano.

É claro que, sem o trabalho da equipe, a empresa não chegaria aos resultados. Portanto, a PLR é uma prática adotada como retribuição aos colaboradores que se envolveram na estratégia para atingir seus objetivos.

É importante ressaltar que a PLR não é uma obrigação trabalhista, não tem caráter salarial e é desvinculada da remuneração do trabalhador.

Portanto, não incidem encargos sobre ela, desde que seja aplicada conforme a Lei 10.101/2000. Antes da promulgação dessa lei, tributos como INSS e FGTS incidiam sobre a PLR, o que podia tornar a prática muito onerosa. Hoje, no entanto, a PLR é cada vez mais adotada pelas empresas de maneira estratégica, por isso entender o cálculo PLR é um dado importante.

Qual a importância da PLR para as empresas?

Oferecer Participação nos Lucros e Resultados da empresa é uma medida de incentivo à produtividade e retenção de talentos. Essa estratégia é capaz de garantir uma união de esforços da equipe para alcançar os objetivos do negócio.

Com um incentivo financeiro, os colaboradores percebem como estão contribuindo para os resultados da empresa. Dessa forma, eles se sentem reconhecidos e valorizados, o que aumenta sua motivação. Além disso, eles tendem a se dedicar mais no trabalho para bater suas metas pessoais e alcançar os objetivos empresariais.

Reconhecimento e valorização também são estratégias capazes de gerar um vínculo mais forte entre empresa e empregado. Por isso, o cálculo PLR tende a aumentar a fidelidade à organização e a permanência dos colaboradores.

Como fazer o cálculo PLR?

importancia do calculo plr
Entender o cálculo PLR é importante como estratégia para melhorar a satisfação e a produtividade dos colaboradores.

Embora a Participação nos Lucros e Resultados esteja prevista na Constituição Federal e seja regulamentada por lei, não há regras rígidas quanto ao cálculo PLR.

A lei define, no entanto, que a PLR deve ser implantada a partir de uma negociação entre a empresa e seus empregados. Isso pode acontecer por meio de uma comissão escolhida pelas partes, com participação de um representante do sindicato da categoria, ou ainda por convenção ou acordo coletivo.

Nessa negociação, serão definidas questões como a periodicidade da bonificação e o valor pago a cada colaborador. Conforme o acordo, o cálculo PLR pode considerar, entre outros, os seguintes critérios:

 

  • Índices de produtividade;
  • Índices de qualidade;
  • Programa de metas, resultados e prazo.

 

Perceba como o cálculo PLR está vinculado ao estabelecimento de índices de desempenho. Por isso, é importante saber criar metas plausíveis para a sua empresa e os colaboradores, de maneira que eles se sintam desafiados, mas, ao mesmo tempo, capazes de alcançá-las.

O pagamento, então, pode ser realizado de forma igualitária para todos ou de acordo com cada cargo. Algumas empresas pagam um valor fixo para todos e uma parcela proporcional ao salário do colaborador. A maioria costuma oferecer a porcentagem de 1/12 avos, multiplicados pelos meses trabalhados, em que 1 representa o salário integral recebido.

A periodicidade também pode ser acordada, mas a lei traz uma restrição: o pagamento não pode ser realizado mais de duas vezes ao ano e em período inferior a um trimestre. Geralmente, ele acontece de forma semestral ou anual, já que são períodos de apuração de lucros e resultados.

Se a lei não é taxativa quanto ao cálculo PLR e seus procedimentos, pelo menos uma questão fica clara: a empresa precisa adotar uma postura transparente junto aos colaboradores.

Isso deve acontecer desde a negociação, quando ficam claros os critérios de participação e periodicidade do cálculo PLR, até a aferição das informações referentes ao que foi acordado.

Se os trabalhadores solicitarem esclarecimentos acerca dos valores do cálculo PLR, por exemplo, a empresa precisa apresentar documentos e relatórios que os comprovem.

O procedimento do cálculo PLR, então, pode ser definido pela sua empresa, em acordo com os trabalhadores e o sindicato, conforme a sua realidade. O mais importante é adotar uma postura de transparência junto aos colaboradores, de maneira que eles se sintam estimulados.

Se for bem adotada, a PLR pode se tornar um grande instrumento para alcançar os melhores resultados. Cadastre-se na nossa newsletter para receber mais dicas de como melhorar o desempenho da sua empresa!

contabilidade-online